15 coisas do dia a dia que possuem um propósito oculto

Muitos dos itens que usamos diariamente se tornam tão comuns em nossa rotina que raramente notamos suas características mais simples.

Entretanto, vale a pena observar com atenção, pois existem muitas funções importantes que podem fazer toda a diferença: você sabia, por exemplo, que as pequenas escovas ao lado de uma escada rolante não servem para polir os sapatos, porém servem para proteger as pessoas de prenderem seus sapatos, calças, bolsas, etc. dos vãos da escada e evitar acidentes? Pois é: veja a seguir 15 coisas do dia a dia que possuem um propósito oculto e conte pra gente nos comentários qual deles você achou mais interessante:

15 – Os famosos “rebites” presentes nas calças jeans

@Pixabay

Esses “botõezinhos” presentes nas calças jeans, que nada mais são do que rebites, têm um propósito especial: em áreas com maior probabilidade de descosturarem por conta da tensão ou movimento eles são anexados, pois reforçam a área de modo que você possa usar a peça por mais tempo.

14 – O número “57” presente nos Ketchups da Heinz

© Heinz

Este número esteve presente nos rótulos de Ketchup da marca e, de acordo com Heinz, apenas 11% das pessoas sabem que não tem nada a ver com o rótulo do produto.

O número “57” é na verdade um ponto que você atinge para tirar o produto da garrafa com maior facilidade. É isso mesmo: Tente atingir o 57 da próxima vez, ao invés de ficar batendo no fundo da garrafa.

13 – Entalhes presentes no fundo das xícaras

© unknown / reddit

Esses pequenos entalhes no fundo das xícaras são feitos para facilitar a lavagem delas na lavadora de louças. Quando colocadas de cabeça para baixo, as ranhuras permitem que a água flua em vez de estagnar e atrapalhar a lavagem.

Os entalhes também possibilitam que o ar frio flua sob o copo, os impedindo de rachar quando carregam bebidas quentes.

12 – Orifícios nos cabos das panelas

A maioria de nós pode ter sujado um prato a toa: temos quase certeza de que você nunca ou pouco usou o orifício presente nas panelas, não é mesmo? Esses orifícios, no entanto, servem ​​para  segurar as colheres durante o cozimento para facilitar a vida de todos e evitar bagunça.

11 – Orifício na tampinha da caneta

© Trounce / wikipedia.org

Quem nunca estragou uma tampinha de caneta só na base da mordida, que atire a primeira pedra! Se nós adultos já fazemos isso, não é de se admirar que a maioria dos acidentes de deglutição ocorra em crianças com idades entre 6 e 15 anos.

Por isso, a tampa tem um orifício para  permitir que a passagem de ar evite asfixia caso alguém engula.

10 – Os pompoms não são apenas um detalhe fofo

© jacek halicki / wikipedia.org

Este estilo de gorros foi desenvolvido para os  marinheiros franceses, para possibilitar que eles não batessem suas cabeças nos tetos do navio, que eram muito baixos. Mais tarde, o design foi adaptado por tropas do exército e foi assim que os pompons acabaram nos gorros de todo mundo.

9 – Orifício na fita métrica

@Shutterstock

A maioria das fitas métricas vem com uma  ponta de metal com um pequeno orifício no final.

Este orifício serve para que a fita seja pendurada em um prego para medições, sem precisar de outra mão. Observe com cuidado e você verá que o toco também é serrilhado de um lado. Isso pode ser usado para marcar pontos sem necessitar o uso de um lápis. Incrível, não?

8 – Os relevos presentes nas letras “F” e “J”

@Mistérios do Mundo

Você já se perguntou como é possível simplesmente digitar sem esforço, sem olhar para o teclado? Bem, graças a esses pequenos relevos nas teclas “F” e “J”, seus dedos indicadores podem localizar outras teclas com sua memória muscular.

7 – As escovinhas nas laterais das escadas rolantes não são para polir seus sapatos

© Underbar dk / wikipedia.org

Você pode já ter usado essas escovinhas para limpar seus sapatos antes de se encontrar com alguém, correto? Bem, nem tanto assim: essas cerdas são, na verdade, um grande recurso de segurança. Uma das maiores razões de acidentes nas escadas rolantes é as pessoas que ficam com suas roupas, chinelos e bolsas presas nas escadas quando estão muito perto das laterais.

Estas cerdas de nylon fazem com que seus pés fiquem afastados das laterais enquanto você desce, possivelmente sem prestar atenção onde estão seus pés.

6 – Você pode usar suas chaves de fenda como chave inglesa

© thetortureneverstops / reddit

Muitas chaves de fenda podem ser usadas como uma chave inglesa para criar mais torque. Esse recurso é especialmente útil em alturas e ângulos complicados.

5 – O que é a seta ao lado do símbolo do tanque de combustível no medidor de gás?

© IGotTheDeadInMyHead / reddit`

A pequena seta ao lado do medidor do tanque de combustível indica de que lado do carro fica o  tanque de combustível.

Esse recurso é extremamente útil quando você está dirigindo um carro alugado.

4 – As “asinhas” presentes em um carregador 

As “asinhas” do carregador de seu laptop podem ser viradas para enrolar o fio, mantendo-o livre de emaranhado ao guardá-lo. Incrível, não?

3 – O pequeno ponto ao lado da câmera em um iPhone

© Dennis Cortés / unsplash.com

Este pequeno pontinho nada mais é que um microfone, para ser usado ao gravar vídeos com a câmera traseira.

2 – Este pequeno buraquinho em um cadeado

Este pequeno orifício ajuda a drenar a água da fechadura quando ela é usada ao ar livre, a fim de  evitar entupimentos e ferrugem. Este furo também pode ser usado para lubrificar as dobradiças da fechadura ao injetar óleo.

1 – O segredo dos frascos de remédios

© unknown / imgur

A maioria dos frascos de remédios plásticos vem com tampas para crianças. No entanto, muitas pessoas não sabem que tudo que você precisa fazer é virá-los de cabeça para baixo e a segurança já era.

Por isso, tenha cuidado ao abrir um frasco perto de uma criança, pois ela pode desvendar o segredo e se dar mal depois.

 

você pode gostar também
3 Comentários
  1. Raphael Diz

    Chave de fenda com e não “como” chave inglesa

  2. Matheus Diz

    O número 57 da Heinz não tem relação com o ponto da embalagem. É simplesmente o número de produtos que a marca possui.

  3. Rodrigo silveira Diz

    Furo da panela também usado para depindulalas no gancho e o entalhe na xicra serve de cinzeiro o rebite da calça serve para danificar tida a pintura do carro eu arranco fora ou escolho calças sem rebite .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.