Há uma enorme quantidade de coisas neste mundo que reconhecemos imediatamente como perigosas. E, naturalmente, somos inteligentes o suficiente para evitá-las. No entanto, são as coisas mais simples e comuns do dia a dia que você deveria realmente se preocupar.
Compilamos 15 coisas comuns que temos em casa que podem ser perigosas. Fique atento:
15 – Enxaguante bucal

Assim como o sabonete e o gel de banho, a maioria dos enxaguantes bucais contém triclosan. Este produto químico destrói as bactérias boas juntamente com as ruins, que podem causar uma reação alérgica, um desequilíbrio hormonal e até problemas cardíacos.
Solução: lembre-se de que enxaguantes bucais são realmente necessários apenas para pessoas que têm algum tipo de infecção nos dentes ou um problema na gengiva. Usá-lo todos os dias se você não tiver problemas dentários é uma má ideia.
14 – Protetor solar

Estudos mostram que muitos protetores solares contêm substâncias químicas nocivas que podem atrapalhar o equilíbrio hormonal e até levar a tumores. Obviamente, isso só acontece com alguns protetores e somente se forem usados o tempo todo, mas ainda devemos ter cuidado.
Além disso, nosso corpo precisa de luz solar e a proteção constante do sol faz mais mal do que bem.
Solução: escolha apenas marcas de alta qualidade de protetores solares e leia o rótulo com muito cuidado. Eles não devem conter agentes cancerígenos.
13 – Esponja

As esponjas são boas para a pele porque ajudam a remover as células mortas. No entanto, elas também são o lugar perfeito para bactérias, especialmente em um banheiro quente e úmido. Muitas pessoas usam a mesma esponja por muito tempo sem desinfetá-la e nem sabem que estão prejudicando a pele.
Solução: Como alternativa, você pode comprar esponjas naturais que impedem a reprodução de bactérias. E, é claro, não deixe de comprar uma nova regularmente (pelo menos uma vez por mês) e desinfetá-la com substâncias antibacterianas.
12 – Televisão

Assistir à TV antes de dormir é uma tendência global. Mas é preciso evitar assistir à noite, porque as informações e a luz artificial da TV estimulam a função do cérebro e podem diminuir seus níveis de melatonina, que regulam seu sono.
É especialmente nocivo assistir notícias e filmes de terror antes de dormir. Eles podem causar ansiedade, pesadelos e até insônia.
Solução: Tire a TV do quarto. E também não use seu celular ou tablet antes de dormir.
11 – Copos à prova de derramamento para crianças
Copos com canudo à prova de derramamento de água para crianças são perigosos porque alguns deles têm peças que não podem ser removidas sem serem quebradas. Como não há como removê-los e limpá-los, o mofo cresce por dentro e toda vez que uma criança bebe desse copo, o perigoso fungo entra em seu corpo.
Solução: Compre apenas copos com partes removíveis e lave-os bem após cada uso.
10 – Liquidificador

Não é o próprio liquidificador que é perigoso, mas suas partes de borracha. Elas raramente são lavadas e desinfetadas e, como resultado, seu liquidificador se transforma em um local perfeito para bactérias e fungos.
Solução: não se esqueça de lavar o liquidificador por inteiro toda vez que você o usar.
9 – Tábuas de corte feitas de plástico

O plástico é um material conveniente e universal, mas você não pode usá-lo por longos períodos. Se você usá-lo por mais tempo do que deveria, poros microscópicos são formados na superfície da placa onde sujeira e comida ficam e apodrecem.
Solução: substitua as tábuas plásticas pelas de madeira, mas não se esqueça de comprar novas regularmente e usar tábuas diferentes para carne e legumes. Se você preferir tábuas de plástico, escolha modelos de alta qualidade e troque-as uma vez a cada alguns meses.
8 – Filtros de ar condicionado
É quase impossível viver sem um ar condicionado hoje em dia. No entanto, eles são seguros apenas antes dos filtros encherem de poeira e sujeira. Depois disso, o filtro se torna um local perfeito para o mofo se espalhar pelos cômodos, junto com pó.
Solução: inspecione seu ar condicionado regularmente e não se esqueça de trocar o filtro. O manual deve informar com que frequência deve ser feito.
7 – Brinquedos de pelúcia

Brinquedos de pelúcia são perigosos porque são perfeitos para bactérias se alojarem e podem causar infecção estafilocócica. As crianças são mais suscetíveis a infecções e brinquedos podem causar problemas respiratórios e de pele.
Solução: não esqueça que pelúcias também precisam ser lavadas com a mesma frequência que sapatos e roupas.
6 – Luzes de natal

Muitas luzes de Natal (especialmente as baratas) são feitas de PVC e plástico processado. Elas contêm substâncias químicas nocivas que podem atrapalhar o sistema endócrino e causar perda de memória.
Solução: Preste atenção aos materiais em que são fabricadas as luzes. Compre-os em boas lojas.
5 – Adoçantes artificiais

Sabemos que ingerir muito açúcar faz mal à saúde. É por isso que as pessoas costumam escolher adoçantes artificiais, que também são usados na produção de alimentos “saudáveis”. De fato, estudos mostram que ingerir muito adoçante artificial leva ao ganho de peso, problemas de metabolismo, doenças cardiovasculares e diabetes tipo II.
Solução: Se você realmente gosta de alimentos doces, substitua-os por frutas.
4 – Tapetes de banho

Como tapetes de banho estão sempre em um ambiente quente e úmido, é um ótimo local para a formação de bactérias e fungos. Isso pode causar irritação na pele e doenças respiratórias como asma.
Solução: não se esqueça de lavar o tapete de banho de acordo com as instruções e secá-lo da mesma forma que as toalhas após cada uso.
3 – Fones de ouvido

Os médicos têm certeza de que, se uma pessoa ouve constantemente som em volume, isso causa danos substanciais à audição. Esse problema está relacionado principalmente por conta dos fones de ouvido.
2 – Toalhas e panos de cozinha

As toalhas de cozinha são um excelente terreno fértil para a E. coli. Sua toalha de cozinha possui 4 milhões de bactérias para cada centímetro quadrado. Isso pode causar envenenamento grave em humanos e animais.
Solução: tenha cuidado ao usar toalhas de cozinha, porque ao tocar em alimentos crus com elas, você dá a essas bactérias um lugar para se reproduzir. Não se esqueça de lavar as toalhas a altas temperaturas e substituí-las por novas pelo menos uma vez a cada 2 meses.
1 – Brinquedos de borracha para o banheiro

Os brinquedos de borracha que seus filhos usam podem parecer muito limpos. Mas isso apenas pelo lado de fora. Cientistas alertaram que microrganismos perigosos podem viver dentro desses brinquedos, pois um ambiente quente e úmido é um ótimo lugar para o desenvolvimento de mofo e fungos. Quando seu filho brinca com eles no banho, esse mofo pode entrar na água, o que pode levar a graves problemas nos olhos, ouvidos e até no estômago.
Simplesmente corte qualquer brinquedo de borracha ao meio e você terá uma surpresa com o conteúdo.