Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

14 truques psicológicos que ajudam a influenciar as pessoas sem que elas saibam

Viver em comunidade e manter relações com outras pessoas nos obriga a enfrentar as situações que podem ser conflituosas ou estressantes.

Podem ser coisas pequenas como convidar uma pessoa para sair, pedir um favor a alguém ou ainda coisas mais complicadas como ter que repreender alguém por cometer um erro ou negociar com um cliente, por exemplo.

No entanto, os internautas do Reddit fizeram uma grande lista de truques psicológicos que podem te ajudar a obter um resultado mais facilmente. Abaixo você confere 14 truques para que você cultive esse pequeno manipulador em sua cabeça.

xvier

1. Se você perguntar algo e alguém te responder parcialmente, apenas espere.

“É um velho truque de interrogadores e similares que consiste em fazer uma pergunta e depois permanecer em silêncio, mas mantendo o contato visual depois da resposta inicial. Isso provoca uma sensação incômoda e faz com que o outro fale de novo, revelando mais informação do que gostaria”.

2. A possibilidade de conseguir algo gratuitamente desfaz por completo o pensamento crítico de uma pessoa

“Meu pai era distribuidor de ferramentas e conduzia um caminhão que passava por várias lojas de conserto e reparo, vendendo ferramentas aos mecânicos. Então ele teve a ideia de começar a vender barras de chocolate em sua caminhonete por um dólar. Depois, a pessoa ganhava duas barras de chocolate grátis a cada compra de ferramentas. Quase todos que perguntavam o preço do chocolate não queriam pagar um dólar por ele, mas gastavam cem dólares num conjunto de ferramentas para conseguir uma barrinha grátis”.

3. Entregar qualquer coisa nas mãos de uma pessoa sem que ela ofereça resistência

“Se alguém está falando ativamente de forma empolgada ou preocupado com algo, você pode entregar qualquer coisa em sua mão. Eu fiz isso com a minha irmã, dizendo que havia perdido as chaves do carro. Ou vice-versa. Se eu não quiser segurar alguma coisa, eu espero que a pessoa comece a conversar comigo e se distraia. Então entrego o que estou segurando para ela sem dizer nada. Ela sempre pega.”

4. Seja condescendente quando agradecer

“Quando você precisa que alguém te espere ou que faça algo por você, gastando seu tempo, diga “obrigado por sua paciência” e não “desculpe pela demora”. Essa frase é uma carícia sutil a seu ego e torna mais fácil que as pessoas sejam mais amigáveis e pacientes com você, porque você já está dizendo-lhes que são amigáveis e pacientes, e se comportar de uma maneira que nega o que você está expressando assim prejudicaria sua imagem”.

.

5. Não culpe as pessoas, culpe as coisas

“Se você trabalha com clientes, evite ficar na defensiva ou com raiva de uma maneira muito simples: não use a palavra ‘você’. Não use “você não me enviou o anexo’, e sim ‘o anexo não foi enviado”. Não os culpe, culpe a coisa sobre a qual você fala. As palavras certas na hora certa podem influenciar as pessoas a tomar as decisões que você quer que elas tomem. As palavras são poderosas”.

xvier

6. Ofereça opções alternativas

“Sempre que puder, ofereça opções alternativas. Isso faz com que as pessoas que você está dirigindo e as que você quer orientar acreditem que elas tem uma direção concreta e que o poder de decisão é delas”.

7. O uso do plural faz com que as pessoas se sintam menos criticadas

“Ao invés de dizer: ‘não faça isto’ diga ‘não façamos isto’. Se usamos o plural as coisas não parecem tão demarcadas de maneira que pareça que a outra pessoa se sinta criticada. Não indica necessariamente que a outra pessoa tenha cometido um erro, mas sim que foi algo comunitário. O resultado sempre será mais positivo”.

8. Deixe cair um objeto no chão para interromper alguém

“Se uma pessoa não para de falar nem te deixa intervir, atire alguma coisa sutilmente no chão como uma chave ou uma caneta. Abaixe-se para pegar o objeto e então comece a falar. É uma boa maneira de interromper sem que a outra pessoa perceba o que você está fazendo”.

9. Imite os movimentos e posturas de alguém se quiser que ele te faça um favor

“Quando quiser que alguém te faça um favor, tente imitar sutilmente seus movimentos e posturas durante a conversa. Assim você cria uma falsa sensação de familiaridade e se sairá bem, mas tome cuidado para não perceberem que você está fazendo de propósito”.

.

10. Tenha calma com alguém e tenha empatia com sua raiva

“Se você quer acalmar alguém, deverá ter empatia com o que eles estão dizendo que os incomoda, mas em ordem decrescente de magnitude: – Eu entendo porque você está com raiva. – Você tem o direito de ficar com raiva. – Isso me incomodou, também. Na medida em que eles aceitam o reconhecimento, também vão aceitando a ênfase decrescente na emoção, e se acalmam”.

xvier

11. Aprenda a negociar com o olhar

“Se você está negociando um aumento, o preço de venda de um carro que você deseja comprar ou quem faz o quê de tarefas, encolha um pouco seu olhar, de maneira visível, já na primeira e segunda oferta. Esta retração pode ser entendida com algo simples como um pequeno estremecimento ou um suspiro. Este pequeno gesto faz com que muitas vezes a oferta inicial aumente ou diminua, dependendo do que você está negociando”.

12. Evite trombadas enquanto anda pela calçada

“Olhe intencionalmente no ombro da pessoa que está passando ou entre as cabeças de duas pessoas andando juntas. Seu olhar mostra a elas que você é que está conduzindo. Eles então vão desviar para criar espaço para você passar”.

13. Quando encontrar alguém, tente observar a cor de seus olhos enquanto você sorri

“Pode ser por um segundo ou dois, mas as pessoas ficam realmente encantadas com esse tipo de olhar”.

14. Refira-se às pessoas que acabou de conhecer por seu nome

“Chamar alguém pelo seu próprio nome é algo que apenas pessoas próximas e queridas, e estabelecerá uma forte corrente de amizade e confiança. No entanto, não funcionará com alguém que seja muito formal”. 

Quando você encontrar alguém tenta observar a cor dos seus olhos enquanto você sorrir.

Comentários
Carregando...