14 fotos que revelam uma chocante verdade sobre a China

Se você acordasse amanhã e, de repente, descobrisse que seu rio local tinha virado vermelho sangue e com um cheiro horrível que permeava o ar, você se assustaria, certo? Para os moradores de Wenzhou, na China, e milhões como eles em locais de rápida industrialização, isso se tornou uma realidade constante.

Em abril de 2015, a China emitiu um plano de ação e prevenção da poluição da água, que descreveu como o país pretende melhorar a sua qualidade da água até 2020. O plano provou ser mais difícil de executar do que o país previa, no entanto.

As fotos a seguir mostram exemplos de poluição da água em várias cidades chineses que datam de 2006 até ao presente.

A água e o solo ficaram vermelho depois de terem sido contaminados por resíduos industriais de uma fábrica de corantes fechada em 2014.

O rio vermelho em Wenzhou é apenas um exemplo da poluição da água que vem correndo solta na China por anos.

Uma criança em um reservatório poluído em Pingba, província de Guizhou, sudoeste da China, em 2006.

Mais da metade da população da China não tem acesso à água potável. Quase dois terços da população rural da China usa água contaminada por dejetos humanos e industriais.

Uma criança perto de um riacho em Fuyuan, Província de Yunnan, em 2009.

A China é o lar de 20% da população do mundo e contém cerca de 7% da água doce do planeta.

Um aldeão com duas garrafas de água, uma de um córrego poluído e a outra com água mineral normal, no distrito de Dongchuan, na província de Yunnan, em 2013.

A poluição da água e do ar têm efeitos de curto e de longo prazo. A poluição é tão ruim que afeta até mesmo os animais na água. Peixes, uma importante fonte de alimento para muitos, também estão em risco.

Trabalhadores limpam peixes mortos nas margens do rio Fuhe em Wuhan, província de Hubei, em 2013.

O ambientalista Ma Jun disse: “Eu acredito que os próximos 20 anos serão bastante críticos. O governo precisa fazer esforços para reduzir a poluição para proporcionar um ambiente seguro e saudável para esta geração.”

Um menino no litoral de Shandong cheio de algas, na província de Qingdao, em 2011.

A economia da China é a segunda maior do mundo, e está crescendo cada vez mais. Com esse crescimento vem mais fábricas, de onde a maior parte da poluição vem.

Aldeões lavando roupas no rio Shenling, cheio de lixo, em Yuexi County, na província de Anhui, em 2015.

Com esse aumento na industrialização vem a poluição, não só na forma de escoamento ou de contaminação, mas também em acidentes graves, como grandes vazamentos. Aqui, os trabalhadores tentam limpar a área depois de um derramamento de óleo em Dalian Port, na província de Liaoning, em 2010.

Use o menu abaixo para continuar vendo a matéria.

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...