Para aqueles que não sabem, o Butão é um país do sudeste da Ásia que fica entre a China e a Índia. Curiosamente, esse minúsculo reino asiático permaneceu em total isolamento do resto do mundo até 1974. Ao mesmo tempo, dizem que eles provavelmente são as pessoas mais felizes do mundo. A questão é: qual seu segredo?
A resposta você encontra a seguir – Veja só 14 fatos sobre o Butão, um país com assistência médica gratuita e sem moradores de rua:
14 – Sem internet ou televisão
https://www.instagram.com/p/BvOUMF6hQbs/
No Butão, a TV e a internet foram oficialmente proibidas até 1999. Mas era impossível isolar todo o país das tecnologias modernas, então o rei decidiu cancelar essa regra. Com isso, o Butão foi o último país do mundo que começou a usar a televisão.
13 – O Ministério da Felicidade
https://www.instagram.com/p/Bwsn0sJHhs-/
Para cuidar da paz interior das pessoas, em 2008, foi formado o comitê da Felicidade Nacional Bruta. Até mesmo o questionário do censo da população tem uma coluna onde você pode indicar se está satisfeito com sua vida ou não.
Além disso, há também o Ministério da Felicidade e, semelhante ao Produto Interno Bruto (PIB), eles medem a Felicidade Nacional Bruta. Assim, a qualidade de vida é determinada pelo equilíbrio entre seus valores financeiros e mentais.
12 – Não há pessoas desabrigadas
https://www.instagram.com/p/Bw0Yw1wBbUo/
No Butão, não há ninguém que viva nas ruas. Se uma pessoa perde a sua casa, eles só precisam ir ao rei, que lhes dará um pedaço de terra onde eles podem construir uma casa e plantar vegetais.
Agora é bem claro por que as pessoas butanesas se consideram felizes.
11 – Assistência médica gratuita
https://www.instagram.com/p/BuQ2ka_nn5J/
Cada morador butanês tem o direito de receber atendimento médico gratuito. Tanto a medicina tradicional quanto a clássica são comuns no Butão, e uma pessoa pode decidir sobre o método de tratamento por conta própria.
10 – Código de vestimenta nacional
https://www.instagram.com/p/BrVdDbCjLvu/
Os butaneses usam roupas tradicionais. Os homens usam roupas pesadas na altura do joelho e as mulheres usam vestidos longos. O status e o nível social de uma pessoa são identificados pela cor de um lenço colocado sobre o ombro esquerdo. Pessoas comuns usam lenços brancos, já nobres e monges usam amarelos.
9 – Proibido fumar
https://www.instagram.com/p/BvPQvpbApWn/
O rei do Butão promulgou uma lei proibindo o cultivo, a colheita e a venda de tabaco no país. É impossível comprar tabaco lá. Turistas que conseguem coletar todos os documentos necessários para atravessar a fronteira têm que pagar uma grande taxa se quiserem trazer cigarros com eles.
8 – Cuidado com os animais e a natureza
https://www.instagram.com/p/Bwx0DHfAD8o/
O país está realmente preocupado com a ecologia e a natureza. Eles até prestam atenção especial ao cultivo de árvores. A propósito, em 2015, o Butão estabeleceu um recorde mundial quando as pessoas plantaram 50.000 árvores em apenas uma hora.
7 – Recursos gastronômicos
https://www.instagram.com/p/Bn-27IPHPU6/
A maioria dos butaneses são budistas. Uma vez que esta religião propõe o respeito por todo o mundo animal, o vegetarianismo é muito comum por lá. O prato principal e básico é o arroz. A propósito, arroz comum não seria capaz de crescer em tais altitudes, então as pessoas cultivam arroz vermelho, que é bastante duro e tem um sabor peculiar.
As pessoas também bebem muito chá. Eles bebem chá preto e verde com sal, pimenta e uma colher de manteiga.
6 – Turismo desafiador
https://www.instagram.com/p/Bf7uUhtHCc9/
Embora o rei tenha aberto o país do Butão para visitas turísticas, ele não permite o acesso a todo o país. Você pode visitar o Butão apenas com um grupo de outros turistas. Todos os documentos e vistos são emitidos por uma empresa estadual. Para obter uma licença, você deve pagar antecipadamente todas as despesas (passagens aéreas, hotel, taxas, operadora de turismo e serviços de guia, visto e seguro).
No país, você só pode viajar com um guia: é proibido passear sozinho. O operador turístico oferece diferentes programas de entretenimento para todos os turistas. Um dia geralmente custa cerca de US $ 250.
Há apenas uma companhia aérea que opera todos os voos para dentro e fora do país e os preços nos hotéis (sejam eles baratos ou de luxo) são definidos pelo governo.
5 – A tradição da herança
https://www.instagram.com/p/Bvw-s68Aefs/
As mulheres são respeitadas e honradas no Butão. E sua tradição de herança prova isso. Todas as propriedades e pertences, como suas casas, gado e terra, vão para a filha mais velha, não para o filho.
4 – Foco na ecologia
https://www.instagram.com/p/Bkrd9UdH_2b/
Hoje, o mundo inteiro está preocupado com o rótulo “bio”. O Butão não se preocupa com esse problema: é contra a lei importar ou usar produtos químicos lá. Então tudo o que eles usam é cultivado dentro do país e é totalmente natural.
3 – Tradições de casamento
https://www.instagram.com/p/BAQoEzkELWq/?utm_source=ig_embed
No Butão, é proibido casar-se com um estrangeiro. O rei faz tudo o que pode para preservar sua singularidade e isolamento do resto do mundo.
Durante uma cerimônia de casamento, os monges leem mantras. Dizem que esse processo permite que os recém-casados construam uma conexão mental forte. Há também um ritual de Changphoed, que é a oferta de cerveja cultivada localmente para as divindades. Após a oferta, a bebida restante é servida e compartilhada pela noiva e pelo noivo.
Somente depois de todos os rituais necessários serem realizados, o casal finalmente se torna uma família. A propósito, em geral, o homem vive na casa de uma mulher e, quando ganha dinheiro suficiente, pode se mudar para outra casa.
2 – Estradas
https://www.instagram.com/p/BvPEY_gHiTL/
Na capital do Butão, não há semáforos, mas isso pelo jeito não é problema para as pessoas. Além disso, todas as placas de trânsito são desenhadas à mão.
1 – Lares
https://www.instagram.com/p/BvQhWNcHPRj/
As pessoas butanesas gostam de decorar suas casas. Eles desenham pássaros, animais e diferentes padrões nas paredes.
Uma casa tradicional é um edifício pequeno com 3 andares. O piso térreo é um espaço para manter os animais, o espaço de convivência está localizado no segundo andar e o terceiro andar é usado para armazenar feno.
Luciana é profissional da área de tradução há mais de 15 anos, atuando também como professora de Inglês. Trabalha no Mistérios do Mundo desde 2016 como redatora e roteirista e em horas vagas é pesquisadora curiosa em diversas áreas do conhecimento.