5 dicas que podem lhe ajudar a estudar para o vestibular

Prestar a prova de vestibular é um dos maiores desafios dos jovens que estão prestes a entrar na vida acadêmica. A prova causa dores de cabeça e pavor em muitos estudantes, mas se organizando adequadamente, você verá que ela não é nenhum monstro. Confira nessa lista 5 dicas simples que podem lhe ajudar a estudar para a prova de vestibular.

1 – Tenha horários bem definidos para estudar

Estudar para o vestibular demanda que você aborde uma série de assuntos diferentes. Por isso, ter um horário bem definido para estudar cada disciplina pode ser seu diferencial em relação aos outros concorrentes. O importante é que você aborde todos os conteúdos durante a semana.

2 – Priorize aqueles conteúdos com maior valor para sua área, mas não esqueça as outras

Claro que você precisa focar mais naquelas disciplinas que possuem valor maior para a área que você está prestando vestibular, mas isso não quer dizer que você possa abrir mão de se esforçar também nas outras disciplinas. Talvez separar algumas horas a mais para as matérias ‘mais importantes’ seja interessante, mas nunca esquecendo que você provavelmente não conseguirá a aprovação caso vá muito mal em alguma disciplina, seja ela qual for.

3 – Se for possível, faça um curso pré-vestibular

Os cursos pré-vestibular são muito interessantes e úteis para aqueles que estão prestes a tentar entrar em uma universidade. Evidentemente que alguns, por conta do preço elevado, são um luxo com o qual nem todos podem contar. Entretanto, muitas cidades já oferecem cursos pré-vestibular gratuitos para as pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com um curso pago. Se informe e se organize para encontrar um que caiba no seu bolso, pois os cursos oferecem uma boa base para estudar.

4 – Converse com professores especialistas no assunto e peça dicas

Muitos professores, principalmente os que dão aula em cursos pré-vestibular costumam analisar as provas de vestibular para observar a forma como os conteúdos são abordados. Por isso, eles podem lhe dar muitas dicas interessantes sobre qual tema deve ser mais estudado, e como ele pode cair na prova. Conversar com alguém que está familiarizado com o assunto é sempre proveitoso!

5 – Tenha um ambiente tranquilo, onde nada lhe atrapalhe

Essa talvez seja uma das partes mais difíceis de montar uma rotina de estudos. Encontrar um ambiente tranquilo, onde ninguém lhe incomode, pode ser algo bem difícil. No entanto, converse com sua família, explique que você está se esforçando e tente se isolar em seu quarto ou em outro cômodo mais tranquilo durante suas horas de estudo. Concentração e foco é tudo!

Boa sorte!

Comentários
Carregando...