13 fotografias famosas que na verdade são falsas

Recentemente, o termo ‘fake news’ se tornou muito popular, mas com os avanços de técnicas de Photoshop de hoje em dia, até mesmo aqueles com os olhos mais atentos podem ser facilmente enganados. E foi o que aconteceu com as fotografias a seguir que viralizaram mas, como toda mentira, foram descobertas mais tarde que eram apenas edições.

Confira a seguir 13 fotografias famosas que na verdade são falsas:

13 – Castelo em uma ilha

Castle Island, Dublin

Posted by Definition.org on Wednesday, October 12, 2016

© Pixabay    © Pixabay

Uma legenda curta, porém chamativa que diz “A Ilha Castelo, Irlanda” não te deixa escolha: dá vontade de largar tudo e ir a Dublin para ver por si mesmo esse milagre da arquitetura. Infelizmente, é tão real quanto a Terra do Nunca. É apenas um bom e velho Photoshop – tão bom que enganou milhões de pessoas.

12 – Fuga

© EunByuL / Reddit

Apesar de falsa, não deixa de ser hilária. No fim, é apenas mais uma edição de uma foto de um banco de imagens sobreposto de uma foto de um bando de fotógrafos correndo.

11 – Ataque iminente

© Wikimedia Commons

Esta é uma das fotos virais mais antigas e notórias de todos os tempos. Ela causou muita confusão quando apareceu na Internet, mas na verdade são duas fotos não relacionadas magistralmente mescladas. A ironia é que foi a reputação da National Geographic que mais sofreu com sua aparência: a imagem costumava ter uma legenda afirmando que foi escolhida como “Foto do ano da National Geographic”.

10 – Einstein e uma explosão

© ChurchOfSkatan / Reddit    © PM_ME_GECKOS / Reddit    © Wikimedia Commons

Essa imagem do Einstein andando de bicicleta com uma explosão no fundo é historicamente impossível – esse teste nuclear ocorreu em Nevada, no ano de 1962. E Einstein morreu 7 anos antes deste evento.

9 – A lendária abertura da Metro-Goldwyn-Mayer

© Imgur  © Imgur

Esta foto surgiu há alguns anos, supostamente mostrando o famoso leão que ruge da Metro-Goldwyn-Mayer. Alguns acharam engraçado, mas os protetores da vida selvagem ficaram indignados com a violação da liberdade do animal. Para evitar mais argumentos, tenha certeza: é falso.

8 – Um bebê muito forte

© Flickr

Embora uma mulher sinta seu bebê chutando nos estágios mais avançados da gravidez e até possa ver inchaços na barriga, as paredes abdominais são grossas demais para que um pé possa ser visto claramente. +1 para a lista de fakes.

7 – Um majestoso tubarão-branco

© Fayzee420 / Reddit

As fotografias de animais nunca deixam de fascinar o público em geral, e esta foto de um tubarão-branco, com a legenda “Foto do Ano da National Geographic “, não foi exceção em 2016. Muita gente achou que era real genuína, enquanto outras tinham dificuldade em acreditar em sua autenticidade.

6 – Melancia azul

© actonesceneone / Reddit

Faz vários anos que um hype gigante apareceu em torno desta melancia de coloração incomum. Ela recebeu muitos nomes: melancia azul, da lua, chinesa, japonesa… O mais triste é que realmente não existe.

5 – Um leão negro

© BESTofHusy / Reddit

A foto de um majestoso leão negro recebeu centenas de milhares de curtidas de pessoas do mundo todo. Mas, apesar do fato de leões negros terem existido, essa imagem em particular é editada. A original continua surpreendente, no entanto.

4 – Coringa skatista

© cdmccabe / Reddit

Esta foto foi divulgada via Twitter e a legenda dizia que Heath Ledger estava se divertindo no set de Batman: O Cavaleiro das Trevas. A foto foi facilmente aceita pela comunidade online e ainda pode ser vista em todas as redes sociais, apesar de ser apenas uma edição.

3 – Catástrofe a caminho

© AuspiciousBoron / Reddit

Esta foto apareceu apenas algumas semanas após a tragédia do 11 de setembro. Apesar das óbvias inconsistências lógicas, o horror da tragédia deu crédito a esta imagem em todo o mundo. No entanto, logo o mito foi quebrado, e o próprio turista na foto foi encontrado.

2 – Sério, Bush?

© Slapped Ham

A história de George W. Bush Jr. lendo um livro de cabeça para baixo não foi apenas motivo de muitas risadas pela comunidade da Internet, mas chegou a alguns meios de comunicação que usaram essa chance para questionar o nível intelectual do ex-presidente dos EUA. No entanto, o alvoroço nasceu do nada: Bush estava segurando o livro corretamente na foto original.

1 – Selfie nas alturas

© unejamvisi / Reddit

A foto de um piloto destemido tirando uma selfie em serviço ficou tão popular que muita gente começou a copiar o ato de coragem. Alguns deles, mesmo tendo confessado a fraude, ainda recebem milhares de curtidas. Claro, apesar de ser obviamente falso, não deixa de ser hilário.

E você, já acreditou em alguma dessas imagens? Conte pra gente nos comentários!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.