Normalmente, ninguém espera acordar e enfrentar uma situação de risco de vida. Simplesmente acontece. Saber lidar com essas situações perigosas pode significar a diferença entre a vida e a morte. Com isso em mente, faz sentido revisar algumas dicas de segurança e sobrevivência, não é mesmo?
Seja qual for a situação, confira a seguir 13 fatos pouco conhecidos que poderiam salvar sua vida algum dia:
13 – Se deparando com um urso agressivo

Sem dúvida o melhor é evitar o confronto com qualquer urso na natureza, mas se uma situação como essa for inevitável, você deve saber como contornar a situação. Os ursos correm muito rápido e rastejam muito bem – mas mover-se rapidamente em torno de um objeto como um carro ou uma árvore é algo bastante difícil para eles. Mais cedo ou mais tarde, o animal desistirá de tentar alcançá-lo, já que essa “comida inteligente” (você) não está valendo a pena.
No entanto, não entre em pânico antes que um urso comece a agir de forma agressiva. Se ele está apenas olhando para você, fique parado. Há uma chance de nem mesmo entender quem você é e o que você vai fazer. Se ele começar a andar em sua direção lentamente, ande para trás lentamente. Ursos raramente atacam pessoas. O mais provável é que ele recue quando perceber que você é humano.
12 – Um cheiro de peixe ou urina em casa sem motivo aparente

Se você não consegue detectar a origem do cheiro, é provável que os fios elétricos estejam derretendo. Esta situação pode levar a um incêndio ou até mesmo a uma explosão. A melhor opção é cortar a eletricidade até que a causa seja claramente descoberta.
11 – Corrente de retorno

Se você acidentalmente se encontrar em uma corrente de retorno, é completamente inútil nadar contra a costa – você só desperdiçará energia. Tente nadar paralelo à costa até sair da corrente e só depois nadar em direção à costa.
10 – Tomar aspirina durante um ataque cardíaco

Ingerir apenas uma pílula de aspirina pode melhorar fortemente como você se sente. A pessoa que sofre um ataque cardíaco deve deitar-se imediatamente e colocar algo embaixo da cabeça ou sentar-se e tomar a pílula. Para que funcione mais cedo, deve ser bem mastigado.
9 – Diagnosticando uma insolação

Os sintomas mais óbvios de uma insolação são vertigem e náusea, mas podem aparecer por outras razões também. Para ter certeza, você deve comer algo doce. Se o sabor for desagradável, significa que você está com insolação. Para as pessoas que têm algum distúrbio cardiovascular, é vital determinar o motivo o mais rápido possível e obter a ajuda certa.
8 – Um técnica simples para trazer alguém de volta à consciência

Se você em algum momento precisar fazer alguém voltar à consciência, deve colocá-la de costas e empurrar joelhos dela até o peito. Isso fará com que o sangue flua para o cérebro da pessoa e ela acorde. Mas primeiro, certifique-se de que a pessoa não tenha nenhum ferimento na perna ou no corpo, caso contrário, a situação só poderá piorar.
7 – Ajuda em caso de mordida de cobra venenosa

Ao contrário de alguns equívocos populares, você não deve sugar o veneno, aplicar algo frio, curativos ou desinfetar a ferida. Antes da chegada dos especialistas, a vítima precisa beber muita água e tomar um anti-histamínico. A área ao redor da picada não deve ser tocada, porque, caso contrário, o veneno se espalhará pelo corpo mais rapidamente.
6 – Salvando uma pessoa que estava se afogando

Se você fosse capaz de salvar uma pessoa que estava se afogando, isso não significa que todo o problema foi resolvido. Você deve levá-la ao hospital imediatamente, caso contrário, ela poderá morrer dentro de alguns dias caso houver alguma sobra de água em seus pulmões.
5 – Como quebrar o vidro do carro em caso de acidente

Se você está em uma situação onde você só conseguirá sair de um carro quebrando o vidro, lembre-se que é muito mais fácil quebrá-lo batendo não no centro, mas nas bordas. Além disso, se você puder remover o encosto de cabeça do banco, poderá usá-lo para quebrar a janela. Em carros diferentes, os apoios para a cabeça são diferentes, por isso certifique-se de aprender como remover os do seu carro com antecedência.
4 – Incêndios podem ser causados por uma simples garrafa de água no carro

Pode parecer estranho, mas se a luz direta do sol entra em contato com a garrafa, é possível que um incêndio aconteça. O problema é que, neste caso, a garrafa funcionará como uma lente e concentrará o calor em um ponto. Portanto, é melhor manter essas garrafas longe das janelas e nunca deixá-las dentro do carro em primeiro lugar.
3 – Ande sempre com anti-histamínicos

Pode acontecer em algum determinado momento de você descobrir que é alérgico a algo que não sabia que era. E caso ocorra uma reação alérgica muito grave ao ponto de ser letal, é importante que você receba o auxílio qualificado. Isso é especialmente importante em viagens em que as pessoas provam novos alimentos, veem novas plantas e vão a lugares completamente novos.
2 – Quando a água na praia está muito longe da costa

Quando a água se encontra anormalmente longe da costa, é um sinal de tsunami. Se você perceber isso em algum lugar, avise todos ao redor e corra.
Infelizmente, em 2004, as pessoas não prestaram atenção a este sinal antes de um tsunami no Oceano Índico. No entanto, havia pessoas em duas praias que sabiam sobre esse fato: uma garota inglesa de 10 anos chamada Tilly Smith e o professor de biologia John Chroston. Eles conseguiram salvar a vida de muitas pessoas naquele dia.
https://www.youaatube.com/watch?v=sb74ogNnh2g
1 – A regra do 3

Se você se encontrar em uma situação crítica, lembre-se da regra do 3: números que podem ser usados para descrever as habilidades de sobrevivência de uma pessoa:
- 3 minutos sem ar;
- 3 horas em temperaturas extremas;
- 3 dias sem água;
- 3 semanas sem comida.
Portanto, se você não conseguir seguir essa hierarquia de prioridades, as chances de sobreviver são muito menores.