13 experimentos sociais que não acabaram como o planejado e revelaram muito sobre nós

Grandes marcas – e também cientistas do mundo todo – adoram fazer experimentos sociais para saber mais sobre as tendências humanas e sua natureza em si.

E ainda muitas das pessoas que participam desses experimentos quebram as regras e suas ações vão além da lógica humana, de forma que até mesmo os psicólogos ficam confusos e tentando entender porque raios tal efeito foi produzido.

Pensando nisso, selecionamos alguns experimentos sociais muito interessantes que levaram a resultados inesperados, dando muito material para pensarmos a respeito. Veja só:

13 – Postos de autoatendimento, sem vendedores ou caixas controlando pagamentos

View this post on Instagram

#blumen #selbstschneiden #bavaria #самопослужување #цвеќара

A post shared by Aleksandar Mihajloski (@alekmih) on

O experimento: Colocaram vários postos de autoatendimento ao longo das estradas, de modo que qualquer um pudesse colher flores, vegetais ou frutas.

Uma placa com uma etiqueta de preço foi colocada junto a uma caixa onde as pessoas depositavam o pagamento. Não havia nenhum caixa no local.

O resultado: Quase não ocorreram roubos. Às vezes, as pessoas deixavam ainda mais dinheiro do que o preço diz e toda renda adquirida foi revertida para a caridade.

Veja a seguir um vídeo interessante, cujo experimento também aconteceu no Brasil:

12 – E se alguns motoristas fossem recompensados enquanto outros fossem penalizados?

© thefuntheory / facebook

O experimento: Uma câmera rodoviária foi instalada para registrar a velocidade de um carro. Os infratores receberam uma carta com uma multa, enquanto os motoristas responsáveis ​​receberam uma carta de agradecimento e uma oferta para participar de uma loteria. O principal prêmio seria dinheiro, pago pelos motoristas infratores. Este experimento foi parte da campanha publicitária chamada Fun Theory, criada pela Volkswagen.

O resultado: Antes do experimento, a velocidade média nessa parte da estrada era de 20 milhas por hora, enquanto, durante o experimento, ela foi reduzida em 22%, ou 15 milhas por hora. Como resultado, a Sociedade Nacional Sueca para Segurança no Trânsito instalou algumas dessas câmeras de velocidade ao longo de suas rodovias nacionais.

11 – O que aconteceria se uma escada musical fosse instalada ao lado de uma escada rolante?

View this post on Instagram

🎶🎹Piano Stairs built to prove the "Fun Theory." By simply turning the stairs into a real piano 66% more people chose the stairs then they normally would have vs the escalator. We pride ourselves here at Strotokan by using the fun theory in our training with the mixture of martial arts and other activities to make working out fun.🎹🎶 #health #fitness #fit #karate #beastmode #fitnessmodel #fitnessaddict #fitspo #workout #music #cardio #gym #train #training #photooftheday #results #piano #instahealth #weightloss #stairs #strong #motivation #instagood #funtheory #lifestyle #responsibility #selflove #cleaneating #palmdesert #inspirational

A post shared by Strotokan 👊💥 Personal Trainer (@strotokan) on

O experimento: Dentro dos quadros de uma campanha publicitária da The Fun Theory, uma escada regular foi substituída por uma escada musical. Ao pisar nas escadas, uma pessoa tocava sua própria melodia em um piano gigantesco. A ideia era fazer com que as pessoas subissem escadas ao invés de usarem uma escada rolante.

O resultado: Durante o experimento, 66% mais pessoas usaram as escadas e o conceito tornou-se tão popular que foi aplicado em muitas cidades ao redor do mundo, como Kuala Lumpur, Seul, São Francisco, Cidade do México, Sarajevo, Viena e várias outras.

Impressionante, não é mesmo? E mais saudável também!

10 – Será que real talento é distinguido da fama em si?

O experimento: Os membros da banda U2 se disfarçaram como músicos de rua e deram um show gratuito em uma estação de metrô de Nova York. Normalmente, é muito difícil participar de um show do U2, pois todos os ingressos são vendidos em poucas horas. Mas será que os passageiros prestaram atenção nos músicos?

O resultado: Não! As pessoas não prestaram atenção aos músicos até que eles se revelassem. O mesmo experimento foi feito por  Cristiano Ronaldo em Madri. As pessoas não se importavam com o habilidoso jogador de futebol, vestido de sem-teto, até que ele tirou a máscara.

Veja a seguir o vídeo do U2:

E o vídeo do jogador Cristiano Ronaldo:

9 – O que aconteceria se as pessoas começassem a ler más notícias todos os dias?

@Pixabay

O experimento: Um total de 689.003 pessoas participaram deste experimento, que consistia em um grupo de usuários do Facebook que precisava ver postagens com informações negativas por sete dias consecutivos. Algumas das notícias publicadas continham um contexto muito emocional. 

 

O resultado: Tais notícias mudaram o comportamento online dos usuários, fazendo-os enfatizar emoções negativas e postar informações semelhantes com mais frequência. 

 

Essas pessoas foram afetadas por más notícias de uma maneira como se tivessem acontecido com elas na realidade.

 

O inverso também foi testado: quando o feed de notícias de alguém está cheio de mensagens positivas, as pessoas tendem a se sentir mais felizes, exibindo bondade, amor e compaixão com mais frequência.

8 – O que aconteceria se pessoas muito diferentes conversassem?

O experimento: Três pares de estranhos tiveram de ir juntos a um depósito. Eles interagem enquanto constroem laços e fazem perguntas uns aos outros, todas elas criadas pelos facilitadores do evento. No final do experimento, cada participante descobre que seu parceiro tem crenças absolutamente diferentes. Cada um deles decide depois se quer ou não conhecer melhor o seu parceiro e conversar com ele/ a sobre o assunto, com uma garrafa de cerveja. O experimento fazia parte de uma campanha publicitária da Heineken.

O resultado: Pessoas participaram do experimento: um apoiador e um adversário da teoria do aquecimento global; uma feminista e um homem com visões conservadoras, e um transgênero e um homem que é contra a mudança de gênero. Apesar de suas opiniões opostas e atitude muito dura para quem pensa de forma diferente, os participantes eventualmente decidiram continuar juntos para se conhecer melhor e descobrir mais sobre o outro lado da questão controversa.

7 – O que aconteceria se as pessoas desempregadas receberem 560 euros por mês gratuitamente?

@Shutterstock

O experimento: Duas mil pessoas na Finlândia receberam € 560 por mês durante dois anos… gratuitamente! Este dinheiro foi pago no lugar do auxílio-desemprego, e as pessoas não foram obrigadas a procurar emprego. Porém, mesmo que conseguissem o emprego, continuariam recebendo o auxílio.

O resultado: alguns participantes demonstraram diminuição do estresse. € 560 é um rendimento bastante baixo para a Finlândia; no entanto, é uma renda mensal estável, que possibilita que pelo menos possam escolher o emprego que gostam, iniciando seu próprio negócio ou continuando sua educação para obter qualificações mais altas. Esse experimento ajudou muitas pessoas a se encontrarem e, em seis meses, conseguiram um emprego com uma renda mais alta do que antes.

6 – O que aconteceria se os usuários do Reddit recebessem liberdade de ação e um pouco de espaço livre?

© reddit

O experimento: O Reddit lançou um projeto colaborativo  bem curioso que envolveu uma tela online em que cada usuário poderia desenhar, escolher pixels livremente e alterar suas cores. Para colorir outro pixel, um usuário tinha que esperar por 5 minutos ou agir como um grupo. Foi assim que surgiu um grupo de “criadores” que criaram desenhos e outros grupos que apenas pintaram diferentes partes da tela com a mesma cor. Havia também “guardiões” que protegiam a tela de tal travessura.

O resultado: No começo, os “criadores” faziam desenhos complicados, graças às ações dos “guardiões”. No entanto, uma certa censura apareceu depois: os “guardiões” começaram a escolher quais desenhos proteger. Em seguida, os usuários começaram a brigar e alguns usuários preencheram apenas pixels com a cor preta. Ao destruíram tudo, eles deram lugar a novos desenhos. O projeto existiu por 72 horas e apresentou o modelo de interação da comunidade de um povo.

5 – Como o apoio dos adultos afeta as crianças?

@Pixabay

O experimento: Um professor dividiu alunos da mesma turma em 2 grupos pela cor dos seus olhos. Durante o primeiro dia do experimento, as crianças de olhos azuis receberam muitos privilégios, elogios e apoio, enquanto as crianças de olhos castanhos tiveram que usar fitas especiais em seus pescoços e foram privados de qualquer atenção e privilégios. No segundo dia, os grupos trocaram de lugar.

O resultado: O grupo de crianças que teve privilégios sentiu o apoio do professor e começou a demonstrar resultados mais altos em seu estudo. Ao mesmo tempo, as crianças se tornaram mais arrogantes em relação ao outro grupo. O outro grupo sentiu-se humilhado e foi difícil para os membros resolver as tarefas mais simples. A mesma situação se aplicou quando os grupos mudaram de lugar. Atualmente, muitas instituições educacionais que trabalham com crianças difíceis aplicam métodos de apoio e elogios, a fim de ajudar as crianças a mudar de rumo.

4 – O que aconteceria se todos os produtos estrangeiros fossem removidos das prateleiras dos supermercados?

O experimento: Durante um dia inteiro, em um fim de semana, o supermercado Edeka, em Hamburgo, deixou apenas os produtos nas prateleiras que foram produzidos na Alemanha. Os consumidores entraram no supermercado e encontraram prateleiras vazias e o mercado com quase nada de opções.

O resultado: Essa campanha foi feita para provar que devemos eliminar toda forma de racismo, mostrando aos clientes alemães como a vida de um país pequeno seria fraca se sua nação não cooperasse com outros países para seu desenvolvimento.

3 – Como as pessoas se veem e como são vistas por estranhos?

O experimento: Um artista forense treinado pelo FBI desenha os retratos de mulheres de acordo com sua própria descrição sobre si mesma, sem realmente vê-las. Então ele pede a um estranho para descrever essa mesma mulher e faz outro retrato dela. Eventualmente, cada mulher recebe dois retratos de si mesma, aprendendo uma lição muito interessante. O experimento foi conduzido pela Dove.

O resultado: Todos os retratos, com base na autodescrição, eram extremamente diferentes daqueles baseados na descrição de estranhos. Uma pessoa comum tende a exagerar suas próprias falhas, enquanto estranhos veem a aparência como um todo, concentrando-se em características positivas.

2 – Como a música em um táxi afeta os passageiros?

O experimento: Um motorista de táxi trocava o estilo musical que tocava em seu carro uma vez por semana e observava como isso afetava o comportamento dos passageiros e sua classificação pessoal no aplicativo de táxi.

O resultado: Quando ele colocou músicas de rock e retrô, sua classificação caiu. O rap foi rejeitado pela maioria dos passageiros e a classificação do motorista diminuiu significativamente. Algumas pessoas gostaram de músicas de sucesso de anos anteriores. Mas as emoções mais positivas foram alcançadas quando houve uma combinação de música clássica com um pouco de rock. Como resultado, o motorista decidiu usar apenas música clássica, resultando em mais gorjetas.

1 – O quão iguais somos?

O experimento: 67 pessoas foram convidadas a fazer um teste de DNA para descobrir sua origem genética e fazer sua própria jornada de DNA com Momondo, um website de pesquisa global. Quase todos os participantes estavam confiantes sobre suas raízes e eles tinham muito preconceito contra outras nações.

O resultado: O teste identificou que nenhuma das 67 pessoas pertencia exclusivamente a qualquer raça ou etnia. Quase todos aqueles que tinham preconceito contra uma nação específica tinham seus genes em seu DNA. O experimento fez com que cada participante mudasse de atitude em relação a outras pessoas e a si mesmas. Algumas pessoas até se ofereceram para aplicar este teste nas escolas para conscientizar as pessoas dos problemas da xenofobia, do racismo e do extremismo nacional.

Incrível, não é mesmo? Agora, conte pra gente: qual ou quais desses experimentos mais chamaram a sua atenção e por qual motivo? Estamos curiosos para saber!

você pode gostar também
3 Comentários
  1. katia caixeiro Diz

     “Cristiano Ronaldo em sua cidade natal, Madri.”
    Madrid é em Espanha!
    Cristiano Ronaldo é Português, de Portugal! Nomeadamente, da Região Autónoma da Madeira (uma das regiões autónomas da República Portuguesa). A cidade natal de Ronaldo é o Funchal…
    Jogou e viveu , em Madrid, de 2009 a 2018. Nada mais.
    Não custa pesquisar.
    Obrigada.

    1. Lucas Diz

      Obrigado pela correção Katia, atualizamos a matéria.

      1. katia caixeiro Diz

        Boa. 🙂 podem apagar então o meu comentário e parabens pela materia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.