Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

13 curiosidades interessantes sobre Santos Dumont, o pai da aviação

Se você é brasileiro, certamente conhece a disputa entre Santos Dumont e os irmãos Wright e diga-se de passagem, deve saber bem quem de fato conseguiu levantar voo.

Santos Dumont era um simples cidadão, porém dotado de extrema inteligência e persistência. Nascido em Minas Gerais, Dumont deixou um grande legado à humanidade com suas contribuições. Veja 10 curiosidades interessantes sobre o pai da aviação:

13 – O primeiro voo da História, realizado por ele, ocorreu 23 de outubro de 1906, com o avião 14-Bis. Neste dia é celebrado o Dia da Aviação.

12 – Seu primeiro nome era Alberto e ele nasceu no distrito de Palmira. Hoje, a cidade de Minas Gerais leva o nome Santos Dumont em homenagem ao gênio.

11 – Santos Dumont, mesmo antes de voar pela primeira vez com o avião, já era conhecido como o “Herói do Brasil”, já que era pioneiro em corridas de automóvel na França. Ao chegar em nosso país, em 1903, seu navio foi escoltado por embarcações repletas de bandeiras.

10 – Santos Dumont não patenteou  seus inventos e de todo coração os entregou à humanidade para que pudesse ser útil ao nosso uso, permitindo assim que outros pudessem comercializá-lo.

9 – O pai de Dumont se tornou o rei do café em São Paulo. Ele era filho de imigrantes e também engenheiro.

8 – Alberto, ao contrário de Zé Bonitinho, não era o perigote das mulheres. Ele pesava apenas 50 quilos e tinha uma altura de 1,52 a 1,58, além de ser extremamente sensível. Santos Dumont usava sapatos de salto alto com solas grossas e chapéu para parecer mais alto.

7 – Seu pai infelizmente ficou paralítico em 1891, após uma terrível queda. A família foi para Paris com o homem em busca de tratamento médico, porém ele não resistiu e veio à óbito.

6 – O pai de Dumont emancipou os filhos antes de falecer e já entregou a cada um sua parte na herança. Antes de morrer o pai disse a Alberto em uma carta que o futuro do mundo estava na mecânica. Inspirador, não é mesmo?

5 – A mãe de Alberto, Francisca, infelizmente se suicidou em 1902.

4 – Santos Dumont ficou preso durante a Primeira Guerra Mundial, sob acusação de ser um espião alemão. Como era uma pessoa muito sensível, ele se sentia muito culpado pelas mortes causadas por sua invenção e isso o fez voltar para casa e queimar todo seu material e arquivos.

3 – Ele ficou em um estado de choque tão grande que em 1925 foi para o sanatório Valmont, na Suíça. À beira da loucura ele colocou asas amarradas às costas e iria pular de uma das janelas, porém uma enfermeira o impediu.

2 – No ano de 1928,ele foi convidado a assistir uma homenagem no Rio de Janeiro, na Baía da Guanabara. Lá um grupo de estudiosos tentou levantar o protótipo desenvolvido por ele do hidroavião foi um fracasso. Nosso gênio ficou extremamente decepcionado dizendo “quantas vidas não se foram por minha causa…”

1 – Dumont além de inventar o 14-Bis, o protótipo do hidroavião e o hangar, também desenvolveu a tecnologia para os relógios de pulso.

[Globo][Guia dos Curiosos]

Comentários
Carregando...