13 coisas do dia a dia que nós não sabíamos que tinham uma utilidade

Você certamente já percebeu a presença dessas características em objetos do seu dia a dia, mas talvez não tenha compreendido qual a utilidade delas.

Confira:

1. Pequeno furinho na tampa da sua bebida.

ymaxsmile / Pikabu

Quando compramos café, chá ou alguma outra bebida semelhante, normalmente a tampa do copo possui um pequeno furo, como a da imagem acima. Esse pequeno orifício tem a função de permitir que a fumaça escape. Caso ele não existisse, haveria uma chance considerável da tampa ser deslocada e até mesmo expelido, podendo potencialmente causar queimaduras.

2. Pequenos discos dentro das tampinhas de refrigerante.

Reprodução

Esses discos podem parecer inúteis, mas eles também possuem uma função nobre: Controlar a pressão dentro da garrafa e evitar o vazamento de gás. Junto com a parte externa da tampa, o disco evita que seu refrigerante fique sem gás rapidamente.

3. Espuma de banho.

Dieter_Ugolini / Pixabay

As espumas utilizadas nas banheiras não possuem apenas a função de entretenimento e estética. Elas também servem para manter a temperatura da água, isolando o calor. Sem a espuma, a água esfria muito mais rápido.

4. Marcações em relevo nos teclados.

Shutterstock

Olhe para o seu teclado, mais especificamente para as teclas ‘F’ e ‘J’. Percebeu que elas possuem um pequeno traço em relevo? Essas marcações têm o objetivo de facilitar a localização das mãos no teclado sem que você precise olhar para ele.

5. Encosto destacável nos carros.

Shutterstock

Já se perguntou por que você pode retirar o encosto de cabeça do banco do seu carro? Bem, a resposta pode ser um pouco inesperada, mas a verdade é que eles são feitos assim para que você possa utilizá-los em situações de emergência. Caso você fique preso no automóvel, você pode usar o encosto de cabeça para quebrar a janela.

Não sabe como? Veja esse vídeo.

6. Anel de latinhas.

Shutterstock

O anel utilizado para lacrar as latinhas de refrigerante não possui apenas essa função. Se você puxá-lo para baixo, porém sem arrancá-lo, pode utilizá-lo para prender o canudo com maior facilidade.

Acredite, muitas pessoas levam anos para perceber isso.

7. Colheres quadradas.

aneta_rut / Instagram   © joan_foodnlife / Instagram

Já se perguntou por que algumas redes de fast food utilizam colheres quadradas para servir sorvetes? Não tem absolutamente nada a ver com a conveniência dos clientes, e sim com a dos funcionários, já que as colheres quadradas se encaixam na máquina e são muito mais fáceis e rápidas de manusear na hora de servir.

Graças a essa ideia, os restaurantes de fast food gastam muito menos tempo para servir sua sobremesa.

8. Pequeno orifício na parte de baixo dos cadeados.

Shutterstock

Não são todos os cadeados que possuem essa característica, mas você sabe para que serve o pequeno orifício localizado na parte inferior de alguns cadeados, como esse da imagem?

Muitos cadeados são utilizados em contêineres colocados embaixo d’água, e para esses casos é recomendado que o cadeado tenha esse orifício para que a água possa fluir mais facilmente pelo dispositivo, evitando que ele fique inundado.

9. Filme escuro na porta do forno de microondas.

WikiCommons

Esse filme pode parecer simples, mas é extremamente necessário e importante, já que ele protege as pessoas ao redor do forno do efeito das ondas.

10. Travas magnéticas em bombas de combustível.

exotic.luxury.supercars / Instagram   © unquenchablecuriosity / Instagram

Essas travas ajudam os postos de combustível a evitar prejuízos quando os motoristas esquecem a bomba presa no carro depois de abastecer (em muitos países não existem frentistas). As travas evitam que a bomba seja danificada ou que o combustível acabe vazando.

11. Buracos em colheres de massa.

exotic.luxury.supercars / Instagram   © unquenchablecuriosity / Instagram

Esses buracos possuem uma utilidade interessante: Os cozinheiros dizem que cada porção de espessura igual a do buraco faz uma quantidade de espaguete suficiente para encher a colher.

12. Pequenos buracos em caixas de chocolate.

Reprodução

Esses buracos, presentes nas embalagens de alguns fabricantes de chocolate, facilitam a vida de quem quer pegar um pedaço do doce. Basta apertá-lo para que o chocolate saia com maior facilidade.

13. Buracos “extra” nos tênis Converse.

Reprodução

Não se trata apenas de ‘estilo’, esses buracos possuem a função de ventilar o tênis, já que o material com que é feito o sapato pode acabar ficando bastante desagradável se não for limpo frequentemente.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Henry Diz

    No 1., a função do buraquinho no copo é manter a pressão dentro do copo igualada a pressão atmosférica e, com isso, facilitar a descida do liquido pelo buraco que vai na boca. Caso contrário, vc teria que ficar “chupando” o copo para beber.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.