13 arranha-céus incríveis que impressionam o mundo inteiro

A arquitetura e a engenharia, muitas vezes, nos proporcionam verdadeiras obras de arte. Como essas que você confere logo abaixo.

1. One World Trade Center – Nova Iorque, EUA.

© John D. Morris / Wikimedia Commons

Este arranha-céu foi construído nos Estados Unidos como um esforço para homenagear o “World Trade Center”, que foi destruído de forma trágica durante o 11 de setembro. Concluído em 2012, o One World Trade Center é agora o maior prédio dos Estados Unidos, com mais de 540 metros (1776 pés, em referência ao ano em que a Declaração de Independência dos EUA foi assinada).

2. Evolution Tower – Moscou, Rússia.

© Igor3188 / Wikimedia Commons

Com 245 metros, este arranha-céu ficou em segundo lugar no prêmio Emporis Skyscraper, em 2015. A torre, em forma de DNA, simboliza a união de indivíduos, famílias e gerações

3. Agora Tower – Taipei, Taiwan.

© Vincent Callebaut Architectures

Localizada em Taiwan, esta construção tem a fama de “comer” fumaça. Trata-se de uma torre ecológica, que apresenta um conceito de eco-construção sustentável, capaz de reduzir a emissão de carbono.

4. Lakhta Center – Saint Petersburg, Rússia.

© Lakhta Center   © kp.ru

Com mais de 460 metros, esta é a maior construção da Rússia e da Europa. É uma torre sem semelhantes no mundo, e foi registrada como um Recorde Mundial no livro de recordes do Guinness, como sendo o maior construção contínua de concreto.

5. W350 – Tóquio, Japão.

© Sumitomo Forestry

Com conclusão prevista para 2041, a torre W350 será o arranha-céu de madeira mais alto do mundo. A estrutura foi projetada mantendo a natureza em mente – as pessoas podem desfrutar de uma brisa fresca e do sol dentro do prédio. Destina-se a fornecer o descanso tão necessário em meio a um ambiente urbano, exalando conforto e tranquilidade.

6. Dynamic Tower – Dubai, Emirados Árabes Unidos.

© Dynamic Architecture

Cada nível desta torre pode ser rotacionado por seus moradores. Isso faz com que as habitações possam mudar todos os dias de lugar. O arquiteto responsável pelo projeto, David Fisher, diz que a construção foi feita para ser “desenhada pelo tempo e moldada pela vida”.

7. Grand Lisboa – Macau, China.

© Grand Lisboa Hotels

Verdadeiramente grandioso no exterior e no seu interior, este icônico arranha-céu destaca-se no horizonte de Macau pela sua exuberância ousada e extravagante, que representa a Macau moderna. Como você pode perceber, o formato do prédio teve influências em um chapéu de frutas, comum na cultura brasileira.

O nome da torre reflete, também, a presença da cultura portuguesa na cidade.

8. Universidade de Moscou – Moscou, Rússia.

© l.s.kopytov / Wikimedia Commons

Abrigando o edifício educacional mais alto do mundo, sua história remonta a 1755 – quando era conhecida como Universidade Lomonosov, em homenagem ao seu fundador. Trata-se da mais antiga e famosa universidade russa – seus ex-alunos incluem um grande número de cientistas famosos e ganhadores do Prêmio Nobel.

9. The Big Bend – Nova Iorque, EUA (projeto).

© Oiio Studio

Este arranha-céu arqueado de 4 mil metros, chamado Big Bend, seria a maior construção do mundo – se fosse construído. Infelizmente, acabou ficando apenas no projeto.

10. Torre Al Noor – Casablanca, Marrocos (projeto).

© Facebook

Este edifício, quando concluído, será o mais alto do continente africano. Projetado pelo designer francês Amédée Santalo, o design da torre lembra uma caneta-tinteiro – simbolizando a “reescrita do futuro da África por Sheikh Tarek bin Laden”, nas palavras do seu idealizador.

11. Torre Jeddah – Jeddah, Arábia Saudita (em construção).

© Adrian Smith + Gordon Gill Architecture / Jeddah Economic Company

Com previsão de conclusão para 2020, a torre Jeddah será o primeiro edifício do mundo a atingir uma altura de 1 km. Inspirada por um feixe de folhas que brotam do chão, a torre é projetada como uma tentativa de significar crescimento e prosperidade.

12. Centro do Reino – Riyadh, Arábia Saudita.

© Kingdom Center

O terceiro edifício mais alto “com um buraco” no mundo, a grande abertura no Centro do Reino é iluminada à noite em cores que mudam constantemente. O arco invertido no topo foi descrito como o “colar” da cidade.

13. Q1 – Gold Coast, Austrália.

Instagram

O Q1 é reconhecido como um dos ícones de referência em Queensland por seu “notável feito de engenharia”. É a sexta torre residencial mais alta do mundo e a mais alta da Austrália e do Hemisfério Sul. O design da torre foi inspirado na tocha olímpica de Sydney 2000.

via BrightSide.

Comentários
Carregando...