12 personagens da Disney que foram inspirados em pessoas da vida real

A Disney criou filmes que marcaram a infância e a vida inteira de muitas gerações. Certamente, você já assistiu à maioria dos filmes que figuram nesta lista, mas talvez não tenha percebido que estes personagens foram inspirados por pessoas que existem na “vida real”.

Confira:

1. Malévola – Eleanor Audley

The Sleeping Beauty / Disney   © Wikipedia

Eleanor Audley foi a responsável por emprestar sua voz para a primeira versão da Malévola, no filme original da Bela Adormecida. No entanto, a personagem não tem apenas a sua voz. Todos os seus movimentos e expressões foram também inspirados pela dubladora.

2. Jessica Rabbit – Rita Hayworth

Who Framed Roger Rabbit? / Amblin Entertainment   © Bob Coburn / Wikimedia

De acordo com o próprio diretor por trás de Jessica Rabbit, Richard Williams, a ideia era criar uma personagem semelhante à atriz Rita Hayworth, porém com o cabelo de Veronica Lake, outra atriz muito famosa na época.

3. O Chapeleiro Maluco – Ed Wynn

Alice in Wonderland / Disney   © Wikimedia

A personalidade, a aparência e os gestos do Chapeleiro Maluco foram em muito inspirados por Ed Wynn, que também emprestou sua voz para o personagem.

4. Edna Moda – Linda Hunt

The Incredibles / Disney   © Wikimedia

É impossível não reparar a semelhança da personagem Edna Moda, de “Os Incríveis” com a atriz Linda Hunt. A inspiração é evidente.

5. Gato Pilantra – Louis Armstrong

The Aristocats / Disney   © Wikimedia

Em ‘The Aristocats’, o papel do Gato Pilantra (Scat Cat, em inglês) seria originalmente interpretado por Louis Armstrong. Ele inclusive seria o responsável pela voz do personagem.

Infelizmente, o músico acabou adoecendo e não conseguiu fazer parte da produção do desenho animado. Por isso, os produtores o substituíram pelo músico Scatman Crothers, o que deu origem ao nome ‘Scat Cat’. Originalmente, o personagem deveria se chamar ‘Satchmo the Cat’.

6. Dr. Facilier – Michael Jackson

The Princess and the Frog / Disney   © Alan Light / Wikimedia

É bastante fácil perceber a semelhança entre Dr. Facilier, vilão do filme ‘A Princesa e o Sapo’, e o astro Michael Jackson. A estatura, as expressões, os gestos e os movimentos, tudo lembra o Rei do Pop.

7. Ariel – Alyssa Milano

The Little Mermaid / Disney   © Luigi Novi / Wikimedia

Quando estavam pensando na personagem Ariel, de “A Pequena Sereia”, os produtores da Disney concordaram que ela precisava passar a imagem de uma garota bela, doce e contemporânea. Para isso, a imagem em que se espelharam e inspiraram foi a da atriz Alyssa Milano.

8. Ursula – Divine

The Little Mermaid / Disney   © Wikimedia

Outra clara inspiração presente no filme da Pequena Sereia é a da personagem Ursula, que possui vários traços e semelhanças com a famosa atriz e drag queen americana Divine.

9. Alice – Kathryn Beaumont

Alice in wonderland / Disney   © JJerms2 / imgur

A atriz Kathryn Beaumont, à época com apenas 10 anos, foi responsável pela voz de Alice no filme “Alice no País das Maravilhas”, e sua aparência também serviu de inspiração para a personagem principal.

10. Cruela de Vil – Tallulah Bankhead

101 Dalmatians / Disney   © Talbot / Wikimedia

A versão animada de Cruela de Vil apareceu pela primeira vez na no filme original, de 1961, de “Cento e um Dálmatas”. No filme, Betty Lou Gerson deu voz à vilã, mas Marc Davis, o chefe de animação, teve que criar Cruela do zero, então ele e sua equipe usaram a personalidade e os gestos de Tallulah Bankhead para desenhá-la.

11. Branca de Neve – Marge Champion

Snow White and the Seven Dwarfs / Disney   © Wikimedia

Aos 14 anos, Marge Champion realizou uma audição para o papel da Branca de Neve. Para impressionar a equipe de produção, ela precisava dar o melhor de si recriando as cenas da personagem na frente dos avaliadores. Sua habilidade na dança e na interpretação convenceu toda a equipe, e foi por isso que ela conseguiu o papel.

12. Os abutres de ‘Mogli’ – The Beatles

The Jungle Book / Disney   © Parlophone Music Sweden / Wikimedia

Na ideia original dos diretores de Mogli, as vozes dos quatro abutres seriam gravadas por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Até mesmo o desenho dos personagens foi feito inspirado nos Beatles, que eram uma das bandas mais populares da época.

No entanto, Lennon decidiu rejeitar o convite. Por isso, restou para a equipe de produção manter apenas um sotaque semelhante ao dos ingleses de Liverpool, porém com vozes gravadas por outros dubladores.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Ana Luisa Couri Diz

    A Edna Moda foi inspirada na estilista americana Edith Head. Ela assinava as roupas de Grace Kelly, Liz Taylor e Audrey Hepburn.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.