12 fatos sobre o mundo que mais parecem ficção do que qualquer outra coisa

Versão em vídeo:

Versão em texto:

Todos os dias nos deparamos com um turbilhão de informações sobre o mundo através de programas e noticiários: somos frequentemente informados a respeito da política, do meio ambiente, dos planos e negociações entre os países – juntamente com seus frequentes desentendimentos –  não tão raramente nos deparamos com os acervos culinários típicos de cada cultura, além de fatos históricos e descobertas importantes feitas recentemente; esportes, festivais, clima, celebridades, música, invenções tecnológicas … enfim: o mundo é um lugar que não nos deixa de surpreender um dia sequer!

Mas apesar de tantas informações que os noticiários veiculam e dos milhares de livros que tenhamos lido, sempre iremos sentir que o conhecimento nunca será o bastante, já que estamos em constante transformação e tudo pode mudar em um piscar de olhos.

E para você que pensa que “já viu de tudo”, nós do Mistérios do Mundo decidimos “peneirar” alguns dos fatos mais inusitados já compartilhados. Você sabia, por exemplo, que as selfies matam muito mais pessoas do que os ataques de tubarão? E que Hitler já quis ser padre? Certamente você nunca deve ter ouvido falar disso em algum noticiário não é mesmo?

Hoje você conhecerá 12 fatos sobre o mundo que mais parecem ficção do que qualquer outra coisa. Fique por dentro:

12 – Algumas criaturas na Terra possuem sangue colorido

@Shutterstock

A cor do sangue de algumas criaturas pode ser vermelha (como já conhecemos), azul, amarela ou até mesmo verde.

Por conta de um pigmento chamado hemocianina, os crustáceos, como caranguejos, siris, lagostas etc., possuem sangue de pigmentação mais azulada. Já os insetos, por conta da hemolinfa, podem ter sangue mais amarelado ou até mesmo esverdeado. Mamíferos, tais como conhecemos, possuem o sangue vermelho, como o nosso.

Você já tinha imaginado isso antes?

11 – Os aviões de hoje voam mais devagar do que os aviões do passado

@Pixabay

Em 1973, um voo direto de Nova York para Houston levaria menos de 3 horas. Hoje, leva cerca de quatro horas. Isso ocorre porque o preço do combustível aumentou significativamente desde então e as companhias aéreas perceberam que economizariam milhões de dólares se voassem mais devagar.

10 – Um lápis comum pode desenhar uma linha reta de 56 km

@Pixabay

E escrever cerca de 45 mil palavras! Agora, não sabemos como foram conduzidos os experimentos e se a ponta do lápis quebrou durante o trajeto. Talvez, seria possível até escrever mais, não é mesmo?

9 – Existe ouro dentro de nós

@Shutterstock

É isso mesmo: uma pessoa de 70 kg contém cerca de 0,2 mg de ouro dentro de si, disperso pelo organismo.

Se pudéssemos coletar todo esse ouro de dentro de uma pessoa e agrupá-lo, daria para formar um cubo em que todos os lados teriam cerca de 0,22mm.

8 – Flamingos podem beber água fervente

@Shutterstock

Parece inacreditável, mas eles possuem essa habilidade. Os flamingos se adaptaram ao longo do tempo para beberem água ao ponto de fervura, já que vivem em ambientes com concentrações altíssimas de sal.

Por esse motivo, eles precisam recorrer aos gêiseres para obterem água potável e lá… bem, a água é sempre fervente.

7 – Limpar a casa é tão prejudicial quanto fumar um cigarro

@Shutterstock

Estima-se que a inalação dos produtos químicos presentes nos detergentes de limpeza doméstica aumente o risco de uma pessoa desenvolver asma em até 43%.

Esses químicos irritam o muco das vias respiratórias e podem levar a mudanças a longo prazo na forma como funcionam. Mas calma, isso não significa que você não poderá limpar mais a sua casa: sempre existem receitas de alternativas mais naturais e sustentáveis, a base de vinagre, limão, sabão de coco, óleos essenciais e muitos outros.

6 – Selfies matam mais pessoas do que tubarões

@Shutterstock

Muitas pessoas se arriscam para obter a selfie perfeita e isso acabou se tornando algo trágico.

Após um turista de 66 anos de idade ter falecido ao tentar tirar uma foto perto do Taj Mahal em 2015, esse evento acabou se tornando a 12ª morte causada por selfies daquele mesmo ano, enquanto os tubarões mataram apenas 8 pessoas em 2015.

E, por mais bizarro que possa parecer, até hoje os números de mortes por selfies apenas cresce.

5 – Existem apenas cinco países modernos que não foram colonizados pelos europeus

Bandeira da Libéria @Shutterstock

São eles: a Tailândia, a Libéria (localizada na África Ocidental), o Japão, a Coréia do Norte e a Coréia do Sul.

Curioso não é mesmo? Por que será que eles não quiseram ou não tiveram interesse em colonizar esses países?

Seja lá qual for o motivo e, já falando em europeus, vamos para o próximo item da lista que, apesar de ser um animal, tem um nome bem curioso, que muito nos lembra do período das grandes colonizações.

4 – Caravelas-portuguesas ou barco-de-guerra português é um animal de formato peculiar que possui algumas habilidades curiosas

@Shutterstock

Sabemos que os oceanos estão repletos de mistérios e um deles é a caravela-portuguesa.

Esse bichinho é bem parecido com uma água viva e possui tentáculos que podem chegar a 50 metros, apesar da maioria dos tentáculos de uma caravela-portuguesa girar em torno dos 9 metros de comprimento, o que já é muito grande!

Elas são bem semelhantes às águas-vivas e ser picado por uma caravela-portuguesa pode fazer uma pessoa ter câimbras e vômitos, além da frequência cardíaca elevada. Caso a pessoa seja alérgica ao veneno delas ou já tenha problemas cardíacos, a picada poderia causar um choque capaz de levar o indivíduo à morte.

3 – Você conseguiria perder peso enquanto sedentário, mas daria bem mais trabalho

@Shutterstock

Para perder apenas 1 caloria, você precisaria clicar 10 milhões de vezes em seu mouse.

Acha que o esforço compensa ou é melhor se levantar e dar uma boa caminhada, hein?

2 – Adolf Hitler já quis ser padre

@Wikipedia

Hitler tinha pais católicos e participou da escola de um mosteiro beneditino, tornando-se o primeiro aluno da turma.

Ele foi crismado em 22 de maio de 1904 e também participava do coro da igreja. Segundo seus próprios relatos em “Mein Kampf” (Minha Luta), um livro de sua própria autoria, aos sete anos de idade Hitler sonhava em ser padre. Porém não qualquer padre: ele queria ser o “senhor abade”.

1 – E, para encerrar com chave de ouro: você se lembrará mais facilmente do que anotou com uma caneta azul do que o que anotou com uma caneta preta.

@Shutterstock

A cor azul da caneta oscila entre o preto e as cores claras, que são menos atrativas para os olhos. Segundo psicólogos que fazem o estudo das cores e a nossa relação com elas, o preto é uma cor comum, tanto que a vemos em sombras, fendas e objetos em geral, sendo fácil para o cérebro ignorá-la. Já o azul, por ser uma cor rara na natureza, é difícil de ser ignorada e, intuitivamente, nossa atenção é voltada para aquilo que escrevemos em azul.

Então, da próxima vez que for fazer uma prova ou anotar alguma informação importante… já sabe, não é mesmo?

você pode gostar também
1 comentário
  1. Erick Diz

    Legal! Muito bom!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.