fbpx

12 fatos que na verdade são falsos e vão provar que sua vida até hoje foi uma mentira

Alguns “fatos”, apesar de falsos, acabam se propagando ao longo dos anos, principalmente na época digitalizada, em que informações rapidamente se espalham pela Internet.

Nesta lista você vai conferir algumas afirmações muitas vezes tidas como verdadeiras, mas que de fato são falsas:

1. O recipiente muda o sabor da Coca-Cola.

coca
Imagem de 34380 por Pixabay

Talvez você já tenha notado que o sabor da Coca-Cola em garrafas pets, latas de alumínio e garrafas de vidro possuem sabores diferentes. Dizem que o melhor sabor é o da bebida engarrafada em vidro, já que trata-se de um material quimicamente inerte, sem gosto ou odor. No entanto, como gosto não se discute, a preferência pode variar de pessoa para pessoa.

2. Você não pode ver a Muralha da China quando está no espaço.

Wikipedia

Para explicar o tamanho colossal da Muralha da China, algumas pessoas costumam dizer que é possível enxergá-la do espaço. No entanto, isso não é verdade, e não passa de uma hipérbole para dizer que ela é realmente muito grande. Na verdade, nenhum astronauta até hoje afirmou ter visto qualquer construção feita por seres humanos a partir do espaço.

3. Os seres humanos não evoluíram dos macacos que existem atualmente, muito menos de chimpanzés.

Wikipedia

É muito comum entre pessoas que insistem em não acreditar na evolução das espécies a afirmação de que “o homem não pode ter evoluído do macaco”. E elas não estão completamente erradas, apenas não foram instruídas da forma correta.

Ninguém disse (pelo menos cientificamente falando) que o homem evoluiu dos macacos que coexistem com os seres humanos atualmente. O que se acredita é que os homens e os macacos modernos tenham evoluído a partir de um mesmo ancestral em comum, separando-se em duas linhagens totalmente diferentes, uma delas dando origem aos primatas (como os chimpanzés) e a outra aos hominídeos, que originaram os seres humanos.

4. Assim que são arrumadas as toalhas em algumas lojas.

Imgur

Algumas lojas costumam arrumar as toalhas desta forma por uma questão de conveniência. Os clientes acreditam que estão todas dobradas e expostas na estante, quando na verdade, são apenas pequenos modelos. Para pegar a toalha de verdade, você precisa chamar um funcionário. Trata-se de uma boa forma de evitar furtos, também.

5. Nem todos os blocos de construção são, na verdade, blocos.

Pinterest

Fale a verdade, você nunca havia pensado nisso, não é mesmo?

6. Corujas possuem patas compridas.

imgur

Você só não consegue vê-las no dia a dia pois elas ficam bem escondidas.

7. Cabelos e unhas não crescem após a morte.

Por que nossas unhas crescem até o dia em que morremos?
Shutterstock

Em algum momento da história, não se sabe quando, as pessoas começaram a alegar de forma equivocada que as unhas e cabelos de pessoas falecidas continuavam crescendo mesmo depois que os corpos eram enterrados. No entanto, isso não é verdade.

O que acontece, de fato, é um encolhimento da pele ao redor das unhas, dando a impressão de que elas cresceram.

8. Hello Kitty não é uma gatinha.

Wikipedia

Apesar do nome, ao que tudo indica a personagem Hello Kitty não é um gato. A antropologista Christine R. Yano se dedicou a estudar o fenômeno da personagem, e concluiu que ela é um personagem auto-definido, que entretanto não pode ser considerado como um gato, já que ela nunca é vista sob quatro patas, e até mesmo tem um gato de estimação.

9. Os touros não são irritados pela cor vermelha.

Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Na verdade, os touros sequer conseguem distinguir bem as cores. O que faz com que eles se irritem e ataquem os toureiros é o movimento do tecido.

10. Nós não usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral.

cérebro
Shutterstock

Pelo menos isso nunca foi comprovado cientificamente. Essa máxima é espalhada por diversas fontes, quase sempre dizendo que o ser humano pode fazer muito mais do que atualmente faz com seus cérebros. Isso inclusive serviu como parte da inspiração para uma série de filmes, como “Lucy“, de 2014. No entanto, não há nenhum tipo de comprovação científica de que exista algum potencial a ser destravado no cérebro, e isso de forma alguma pode ser encarado como um fato científico.

11. Os peixinhos dourados não possuem memória assim tão fraca.

Imagem de skeeze por Pixabay

É popularmente dito que os peixes-dourados possuem uma memória extremamente fraca, capaz de gravar apenas o que aconteceu nos últimos três segundos. Um estudo feito por um estudante de 15 anos da Austrália, no entanto, desmitificou este fato, e mostrou que na verdade esses peixes podem até mesmo resolver pequenos problemas e guardar informações que possam ser úteis para a sobrevivência deles.

12. A Terra não é redonda.

Calma! Ninguém aqui está querendo dizer que a Terra é plana. Na verdade, nosso planeta possui um formato geoidal, muito mais assimétrico do que a ideia totalmente arredondada que algumas pessoas acreditam.

Ajude a manter o projeto Mistérios do Mundo no ar

Inscreva-se no canal do YouTube do Mistérios do Mundo

Terra plana: E se o terraplanistas estivessem certos?

E no canal de nosso parceiro Climatologia Geográfica

E se um magnetar chegasse perto da Terra?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.