12 coisas estranhas que as pessoas faziam no passado

O mundo está mudando constantemente, e mudam também a forma como as pessoas vivem e se relacionam. Nesta lista, você vai conhecer uma série de coisas que as pessoas faziam no passado, mas que hoje não fazem mais o menor sentido.

1. Sono bifásico

WikiCommons

Diferente do que costumamos fazer hoje em dia, a maioria das pessoas na Idade Média costumavam ter duas etapas de sono durante uma noite normal. Era comum que as pessoas fossem para a cama assim que o sol fosse embora, e permaneciam lá até aproximadamente meia-noite. Depois disso, passavam de duas a três horas acordados, durante a madrugada, até dormir novamente. Nesse período, eram feitas orações, leituras e outras atividades afins.

2. Julgamentos envolvendo animais.

WikiCommons

Em alguns casos, os nossos ancestrais podiam levar animais a julgamento. Há registros, por exemplo, de gatos que foram condenados por supostamente estarem agindo com forças malignas.

3. Vestidos para meninos.

WikiCommons

Hoje em dia os vestidos são roupas normalmente associadas a meninas, mas nem sempre isso foi assim. Do século 16 até meados dos anos 1920, essas roupas eram comumente usadas por garotos, já que serviam por bastante tempo e não precisam ser trocadas com tanta frequência ao longo do crescimento deles.

4. “Despertadores humanos”

Mujer con una cerbatana haciendo las veces de despertador (Londres, 1931)

Se hoje você usa o seu celular para acordar todos os dias às 6h, saiba que no passado as coisas não funcionavam assim. Antigamente, era comum a figura dos “knocker-upper”, profissionais que tinham como atividade acordar a população de uma cidade. Essa profissão foi bastante comum durante a Revolução Industrial, quando os empregadores queriam garantir que seus funcionários estariam nas fábricas na hora certa para o início do expediente.

5. Sangria.

Wikipedia Commons

A sangria era um método de tratamento muito antigo utilizado para “curar” uma série de enfermidades distintas. Os médicos da época acreditavam que muitas doenças podiam ser tratadas apenas fazendo com que o paciente sangrasse, e para isso eram utilizados sanguessugas e vários equipamentos que produziam sangramento. Com o tempo, é claro, o método provou-se ineficaz e desnecessário, e acabou caindo em desuso.

6. A higiene não era lá essas coisas.

WikiCommons

Muitas pessoas não se importam tanto quanto deveriam com a higiene mesmo hoje em dia, mas no passado as coisas eram ainda piores. O banho não era encarado como uma necessidade diária, e na verdade muitos passavam meses sem se lavar completamente.

Podemos apenas imaginar como deveria ser difícil se aproximar de alguém nessas circunstâncias, mas as pessoas da época não ligavam para isso.

7. Fotografias post-mortem

Wikipedia Commons

Pode parecer bizarro, mas era comum que no passado as famílias tirassem fotos com entes queridos que já haviam falecido. Essa era uma forma de preservar a memória das pessoas, já que muitas vezes elas tiravam poucas fotos em vida.

8. Produtos de beleza com materiais radioativos

Wikipedia Commons

O medo que hoje temos em relação aos produtos radioativos não estava presente nas pessoas no passado. Por isso, era comum que vários cosméticos e até mesmo alimentos tivessem traços de rádio, tório e outros elementos químicos notavelmente perigosos por conta da radiação.

9. Heroína como remédio

WikiCommons

Antes de se tornar uma droga recreativa, a heroína era considerada um medicamento eficaz no tratamento de tosses e outras enfermidades, e era receitada até mesmo para crianças e adolescentes. Seu uso passou a ser proibido em 1924, quando foi descoberto que a heroína acaba por se transformar em morfina no fígado. Em alguns países, entretanto, como a Alemanha, seu uso foi proibido apenas em 1971.

10. Máquinas de banho

Wikipedia Commons

Quando queriam tomar banho no mar, as pessoas do século 18 e 19 não podiam simplesmente entrar na água. Elas precisavam de uma máquina de banho, que servia como uma espécie de “cabana”, evitando que elas fossem vistas enquanto se banhavam. Como não poderia ser diferente para a época, as máquinas de banho utilizadas por mulheres precisavam ficar bem afastadas dos homens.

11. Fumantes permitidos em aviões.

Pixabay

Há pouco tempo atrás, como uns 50 ou 60 anos, era perfeitamente aceitável que as pessoas fumassem em praticamente qualquer lugar – até mesmo aviões. Hoje em dia a maior parte dos países já baniu o cigarro destes ambientes, mas o Irã, por exemplo, ainda não proibiu o seu uso.

12. Pedras e outros objetos em vez de papel higiênico

Museum of Fine Arts Boston

Os antigos chineses já usavam um tipo de papel para fazer a higiene após as necessidades, mas essa prática não era unanimidade no mundo todo. Outros objetos como pedras, milhos, cascas de coco, pelo de ovelha e outros já foram utilizadas com esta finalidade.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.