Seja por falta de conhecimento do script ou por problemas de agenda, vários atores acabaram recusando durante suas carreiras papeis que poderiam ter significado um sucesso gigantesco
1. Sean Connery – Gandalf em O Senhor dos Anéis

O ator disse que não entendeu o roteiro e não mostrou entusiasmo pelo trabalho de Tolkien. Foi oferecido a ele o valor de 10 milhões de dólares para cada filme na trilogia, mais 15% das bilheterias para todos os três filmes, mas ele ainda assim rejeitou o papel.
2. Tom Cruise – Edward em Edward Mãos de Tesoura

Tom Cruise recusou o papel de Edward Mãos de Tesoura porque Tim Burton, o diretor, se recusou a dar ao filme um final mais feliz.
3. Will Smith – Neo em Matrix

Will Smith foi escolhido para interpretar Neo por causa de seus papéis em outros filmes como “Men in Black” e “Independence Day”. Mas o ator disse que não entendia o enredo do filme e acreditava que ele não era inteligente o suficiente como ator para desempenhar bem o papel.
4. Gwyneth Paltrow – Rose em Titanic

James Cameron originalmente queria que Gwyneth Paltrow interpretasse Rose, mas a atriz rejeitou o papel depois de ler o roteiro, porque o filme parecia muito sentimental. Além disso, ela tinha outros projetos na época que a interessavam mais do que “Titanic”, dando a chance de Kate Winslet entrar no centro das atenções.
5. Matt Damon – Jake Sully em Avatar

Damon foi abordado sobre o papel de Jake Sully, mas ele teve que rejeitar a oferta, uma vez que ele tinha outros compromissos. O ator diz que ainda está chateado por ter rejeitado o papel.
6. Demi Moore – Kit em “Uma linda mulher”.

Demi Moore imediatamente e sem qualquer explicação recusou a oferta para interpretar Kit Deluca. Eventualmente, Laura San Giacomo provou ser a candidata perfeita para o papel.
7. Michelle Pfeiffer – Clarice em “O silêncio dos inocentes”.

O diretor não gostou do sotaque de Jodie Foster em Boston, então ele ofereceu o papel de Clarice para Michelle Pfeiffer. Mas a atriz não quis fazer parte deste filme por causa da violência contida no romance em que o filme foi baseado. Foster acabou alcançando um sucesso notável ao ganhar um Oscar de Melhor Atriz graças a este filme.
8. Al Pacino – Han Solo em Star Wars.

O ator se recusou a trabalhar na primeira parte de Star Wars, porque ele não entendia exatamente o roteiro. Seria muito complicado para ele desempenhar um papel de liderança sem entender o enredo, embora ele considerasse uma boa opção interpretar Han Solo. Muitos outros atores recusaram esse papel pelo mesmo motivo.
9. Jack Nicholson – Michael Corleone em O Poderoso Chefão

Nicholson estava disposto a interpretar Michael Corleone no começo, mas acabou recusando a oferta porque achava que ele era velho demais para o papel e acreditava que este deveria ser interpretado por um ator italiano.
10. John Travolta – Forrest em Forrest Gump

O ator recusou o papel de Forrest Gump para estrelar outro grande filme da história do cinema: Pulp Fiction. Ambos os filmes tiveram várias indicações ao Oscar, mas Tarantino ganhou apenas uma estatueta para o Melhor Roteiro Original, enquanto Forrest Gump ganhou 6, incluindo o de Melhor Ator, que foi para Tom Hanks. Travolta admitiu mais tarde que recusar o papel foi um erro.
11. Mel Gibson – Maximus em Gladiador

12. Emily Browning – Bella em Crepúsculo

Emily Browning se recusou a fazer um teste para o papel de Bella porque ela não queria assinar uma trilogia na época. A autora do livro, Stephenie Meyer, achou que Emily seria uma a atriz ideal para o papel. Quando Kristen Stewart conseguiu o papel, Meyer não tinha certeza de que era uma boa ideia.
via BrightSide.