Pular para o conteúdo

11 surpresas da natureza que farão qualquer um se perguntar: “Sério”?

Com uma estimativa de 7,77 milhões de espécies de animais no planeta, o reino animal é um lugar inegavelmente diverso. No entanto, embora a amplitude da biodiversidade terrena possa ser bem conhecida, as coisas surpreendentes que nossos colegas animais fazem costumam ficar escondidas para os seres humanos.

De  animais com capacidades que você nunca imaginou serem possíveis até alguns que podem ficar bêbados, essas 11 surpresas da natureza farão qualquer um se perguntar “sério?” Veja só:

11 – Aranhas aprenderam a criar marionetes que se parecem com elas para se protegerem dos inimigos

As aranhas Cyclosa são da família das aranhas de teia orbicular (Araneidae) e levam uma vida muito interessante no Peru. Além do fato de que precisam capturar a presa, é obviamente importante que não morram no processo. As aranhas foram criativas nesse quesito e aprenderam a fazer uma “marionete de si mesmas” e a aperfeiçoaram tanto que os cientistas duvidam se ainda é a mesma aranha ou uma nova espécie mais inteligente.

As aranhas usam folhas e insetos secos para criar sua própria cópia e criaram uma ilusão do movimento da teia como se estivessem usando uma boneca de marionete. É assim que elas distraem qualquer caçador enquanto se escondem em um local seguro.

10 – Cogumelos “inteligentes” se deslocam de um lugar para outro, fazem planos e até seguem uma dieta

Mistérios do Mundo

shroomsarecool

Mistérios do Mundo

shroomsarecool

Experimentos realizados usando o cogumelo Physarum polycephalum mostraram que ele tem um tipo especial de inteligência – não só pode “pensar”, mas também “planejar”. O cogumelo é capaz de encontrar os caminhos mais curtos de um labirinto se houver um objetivo (comida), memorizar sua trajetória de movimento e reagir a ações repetitivas.

O cogumelo se locomove usando protoplasma que se move para frente e para trás e esse ciclo leva cerca de 2 minutos.

Os cientistas comparam a inteligência do cogumelo a insetos “inteligentes”, como formigas. O fato surpreendente é que o Physarum polycephalum não tem cérebro nem sistema nervoso.

Este cogumelo é um ótimo exemplo de força de vontade, uma vez que não se limita a comer, mas mantém os carboidratos e as proteínas em equilíbrio, pois precisa que eles permaneçam vivos e em forma.

9 – Aves podem ficar bêbadas

Pesquisadores da Universidade de Oregon conduziram um estudo usando amadins e descobriram que o álcool influencia suas habilidades de canto: eles adquirem tons incomuns, quebram o ritmo e não cantam tão bem quanto costumam cantar.

De fato, em seu habitat natural, as aves raramente são encontradas sob a influência do álcool e, se isso acontece, é principalmente devido aos frutos fermentados. Aves bêbadas podem perder o controle motor e até tentar se equilibrarem para não caírem. Parecem gente, não é mesmo?

8 – O menor cavalo do mundo não é maior que um cão normal

Einstein, um pequeno pônei da Inglaterra, é um dos menores cavalos do mundo. Ele nasceu em 2010 e, a até hoje, parece bem e saudável com seus 7 kg. Os cientistas não conseguiam decidir sobre o vencedor porque existem vários cavalos minúsculos no mundo.

Einstein venceu não só porque ele pesa menos, mas porque ele tem todas as proporções corretas ao mesmo tempo que não possui desvantagens físicas. Ele não é um cavalo anão – é apenas muito pequeno.

7 – Cães podem se apaixonar

Os cientistas provaram que o seu cão ama você com um tipo sincero de amor. Quando um cão se comunica com pessoas ou outros cães, seu corpo produz o hormônio oxitocina que evoca a sensação semelhante àquelas que as pessoas sentem durante beijos e abraços.

Cães podem se apaixonar por seus donos e outros cães. Assim como as pessoas, os cães sentem falta daquelas que amam e podem se sentir solitários.

6 – Gatos percebem as pessoas como “gatos grandes”

Mistérios do Mundo

jennayandfreyaandgabby

Você já chegou a imaginar como seu gato te vê? O biólogo inglês John Bradshaw estuda o comportamento dos gatos há muitos anos. Ele chegou à conclusão de que nossos animais de estimação peludos veem seus donos como enormes gatos não violentos.

É exatamente por isso que eles acham que você apreciaria aquele ratinho que eles caçaram e trouxeram para você como presente, sabe?

5 – A migração anual de caranguejos na Ilha Christmas pode ser vista do espaço

Uma coisa verdadeiramente inacreditável pode ser vista na Austrália, na Ilha Christmas, em novembro ou dezembro. Quase 120 milhões de caranguejos migram da floresta tropical para a costa do Oceano Índico para reprodução. A vista parece um enorme tapete vermelho. Os caranguejos começam seu movimento com as primeiras chuvas que os mantêm vivos ao longo da estrada e os protegem da desidratação. Toda a multidão de caranguejos coloridos chega em apenas 18 dias.

Os australianos tentam ajudar o máximo que podem: eles bloqueiam as rodovias e constroem pontes especiais para garantir que a maioria das espécies chegue à água com segurança. Este processo fascina fotógrafos e pesquisadores de todo o mundo.

4 – Vacas fazem amigos e escolhem seus “bests” também

A amizade existe no mundo animal também e as vacas são um grande exemplo disso. A bióloga britânica Krista McLennan chegou à conclusão de que as vacas podem se apegar a outras vacas desde a infância e se sentem estressadas quando estão separadas.

Cientistas dizem que ficar de olho nas amizades das vacas e colocá-las para conviverem com suas amigas pode levar ao aumento da produção de leite. Também pode aliviar o sofrimento do animal quando uma vaca é colocada em um novo rebanho.

3 – Algumas flores podem derreter a neve gerando calor

“Seja o primeiro!” é um lema que pode ser usado no mundo verde também. Pelo menos o repolho de gambá (Symplocarpus foetidus), uma flor de uma forma bastante incomum, acredita nisso. Esta curiosa flor pode mudar sua temperatura e mantê-la entre 15 e 35° C. Essa habilidade é chamada de termogênese.

O repolho pode derreter a neve ao redor de si para garantir que seja o primeiro na linha de polinização no início da primavera. Também usa um cheiro peculiar para atrair mais insetos.

2 – De todas as cobras, a de Hognose é a maior “comediante”

Heterodon nasicus, ou cobra de Hognose, é um tipo não-venenoso de cobra que pode ser encontrado na América. Uma característica peculiar dessas cobras é sua expressão facial engraçada que muitas vezes parece um sorriso. Muitas vezes, essas cobras são mantidas como animais de estimação.

Caso se sinta em perigo, a cobra vira de costas, estende a língua e pode até produzir um cheiro desagradável usando glândulas especiais para que não haja dúvidas de que ela está morta.

1 – Caracóis põem ovos, mas são todos hermafroditas

A maioria das espécies de caracóis são hermafroditas. No entanto, eles precisam acasalar quando é hora de se reproduzir. Ambos são inseminados e possuem a capacidade de botar ovos. Alguns caracóis se comportam como machos durante uma temporada e como fêmeas durante a próxima.

E você, sabia dessas curiosidades? Quais delas mais te surpreendeu? Conte pra gente nos comentários!