Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

11 mitos e verdades sobre alimentos que você deve saber agora mesmo

Se você costuma cozinhar com alguma frequência, provavelmente já ouviu de seus pais ou amigos uma série de crendices e mitos sobre os alimentos e os procedimentos culinários. Aqui, abordaremos 11 crenças populares extremamente conhecidas envolvendo a cozinha.

Confira:

1. Podemos comer alimentos após o vencimento?

GRACE Communications
GRACE Communications

É melhor não, mas se você for fazer isso, é bom saber que as bactérias ali presentes estarão se multiplicando a cada 20 minutos. Talvez você não fique doente se comer um alimento depois de um ou dois dias do vencimento – mas eles também não vão ter muito valor nutritivo.

2. Não devemos descongelar carnes em temperatura ambiente?

Pixabay
Pixabay

Podemos dizer que sim. Não é uma boa ideia. Como já dissemos, as bactérias se multiplicam a cada 20 minutos na cozinha, então se você deixar a carne ali, repousando em temperatura ambiente, o resultado pode ser um alimento com muito mais bactérias. O melhor é descongelar em um refrigerador.

3. É perigoso comer alimentos de latas amassadas?

Pixabay
Pixabay

Não, desde que não existam perfurações na lata. O que você precisa evitar, de fato, são aquelas latas inchadas ou oxidadas.

4. O álcool evapora durante o cozimento?

Lars Plougmann/Flickr
Lars Plougmann/Flickr

Se você costuma realizar receitas que envolvam álcool, talvez já tenha se perguntado se o álcool evapora durante o processo de cozimento e fervura. Na verdade, isso é um mito. Durante uma breve fervura, permanece 85% do álcool; após uma hora, 25% e, se o cozimento durar três horas, permanece 5% do álcool.

5. As sobras de comida devem ser jogadas fora depois de uma semana?

Health.com
Health.com

A maioria dos restos de comida podem ser refrigerados em segurança por até três dias. Mas se você sabe que não vai consumi-los nesse tempo, é melhor congelá-los.

6. É recomendável guardar os ovos na porta do refrigerador?

Pixabay
Pixabay

Não. O ato de abrir e fechar a geladeira pode fazer com que a temperatura dos ovos varie o tempo todo, o que pode ser prejudicial para o alimento. O melhor é mantê-los na embalagem original, em uma estante.

7. Encher várias vezes a mesma garrafa é perigoso para a saúde?

Getty Images
Getty Images

Sim. Se você não lavar adequadamente o recipiente entre cada uma das vezes que você enchê-lo, a garrafa pode acumular bactérias prejudiciais para a saúde. O ideal é lavá-las com água quente, com o auxílio de uma escova.

8. Devemos deixar os alimentos esfriarem antes de guardá-los na geladeira?

Pixabay
Pixabay

Com certeza. Colocar alimentos quentes no refrigerador pode fazer com que toda a temperatura lá dentro aumente. Além disso, o gasto em energia será maior.

9. O politetrafluoretileno (Teflon) é cancerígeno?

Pixabay
Pixabay

O politetrafluoretileno (também conhecido como Teflon) está presente na maioria das panelas e frigideiras que usamos, e muitas pessoas acreditam que ele é cancerígeno. Isso não é, de todo, uma mentira. O Teflon pode liberar gases tóxicos a partir de 370°C, mas o lado bom da história é que ninguém coloca uma panela a essa temperatura enquanto está cozinhando.

10. Colocar azeite na água evita que a massa grude?

Pixabay
Pixabay

Definitivamente não. O máximo que você conseguirá fazendo isso é uma massa tão escorregadia que o molho não conseguirá se aderir adequadamente.

11. É perigoso esquentar potes de plástico no microondas?

blog-1
Gominolasdepetroleo.com

Falso. A grande maioria dos potes são fabricados pensando na possibilidade de serem aquecidos no microondas. No entanto, é recomendado prestar atenção aos símbolos presentes no pote, que podem indicar se ele deve ou não ser colocado no micro.

 

Comentários
Carregando...