11 imagens históricas que o mundo todo acreditou serem reais mas são falsas

Hoje em dia é difícil distinguir uma foto real de uma falsa na Internet. A mídia de massa geralmente também acaba nos enganando e isso acontece porque é realmente difícil entender se uma foto foi ou não capturada. Mas esses “gurus de edição de fotos” apareceram antes mesmo que o Photoshop fosse inventado e pudessem mudar as fotos da maneira que queriam. Em alguns casos, nem era necessário usar ferramentas de correção de fotos – eles só precisavam começar um boato.

Veja só 11 imagens históricas que o mundo todo acreditou serem reais mas são falsas:

11 – Einstein e uma explosão nuclear

Nas mídias sociais, muitas vezes vemos uma foto de Einstein andando de bicicleta enquanto uma explosão atômica ocorre em segundo plano. Mas esta foto consiste em duas fotos combinadas: em uma delas, o cientista está andando de bicicleta perto de uma casa e na outra foto, há uma série de 4 testes nucleares sendo conduzidos no Nevada Test Site dos Estados Unidos em 1962.

10 – Mulheres de shorts em público pela primeira vez

Essa foto se tornou famosa graças a um usuário do Reddit que postou a foto com o comentário: “Mulheres usando shorts em público pela primeira vez causam um acidente de carro”. Bem, não é bem verdade. Esta foto foi encenada e houve ainda mais fotos tiradas durante a sessão. A propósito, a imagem foi tirada em 1937 e os shorts ainda não eram comuns, mas certamente já estavam por aí. Se você olhar para a foto mais atentamente, perceberá que o carro não possui um único amassado ou arranhão.

9 – David Bowie e Lemmy

Muitas pessoas acreditaram que David Bowie e Lemmy, o líder do Motörhead, posaram juntos para uma foto. Mas você só precisa acessar o site da agência de fotos que capturou a foto real para conferir que na verdade Lemmy estava com a namorada.

8 – Um corajoso general

A imagem afirma mostrar o General Ulysses S. Grant montado em um cavalo em frente às suas tropas durante a Guerra Civil Americana. Essa foto buscava mostrar uma atmosfera de força e invencibilidade, sendo usada para encorajar soldados. Mas esta foto é na verdade uma farsa: foi feita a partir de 3 imagens diferentes.

O corpo e o cavalo foram “tirados” do general Alexander McDowell McCook.

Os “soldados do General Grant” eram prisioneiros confederados que não tinham nenhuma conexão com Grant.

7 – A primeira ambulância

Você provavelmente já viu uma foto intitulada “Primeira Ambulância”, mas esse título é, na verdade, uma mentira. Na foto, você pode ver uma ambulância dos EUA usada durante a Guerra Civil.

A primeira ambulância como veículo especializado foi projetada pelo médico francês Dominique Jean Larrey, que decidiu reorganizar o processo de resgate de soldados feridos em 1792. No caso de uma instituição independente, uma ambulância só foi feita após o incêndio desastroso no Vienna Ringtheater em 1881.

6 – Foto icônica de Lincoln

Todos nós conhecemos este famoso retrato de Abraham Lincoln de pé perto de uma mesa. Mas nessa imagem há apenas 1/8 Lincoln. A foto foi montada a partir de duas fotos diferentes e o corpo, na verdade, pertence a um proeminente político chamado John Caldwell Calhoun. O engraçado é que Lincoln era contra a escravidão e Calhoun apoiava essa ideologia.

5 – O daguerreótipo de Niccolo Paganini

Esta imagem foi considerada o verdadeiro daguerreótipo (a primeira ferramenta de fotografia) de Paganini. A pessoa na foto é Giuseppe Fiorini, um fabricante de violinos: ele criou essa foto falsa e enganou as pessoas por muitos anos.

4 – Fadas de Cottingley

As primas Elsie Wright e Frances Griffiths tiraram várias fotos que atraíram Arthur Conan Doyle. Ele era um espiritualista e acreditava que essas moças conseguiram tirar fotos de pequenas fadas. Ele até usou uma deles para ilustrar seu livro.

Mais tarde, as meninas admitiram que as fotografias eram falsas e que usaram recortes de papelão de fadas copiadas de um livro infantil popular.

3 – Bandeira de vitória sobre o Reichstag

Nós todos sabemos que esta foto lendária é encenada. Mas muitas pessoas não sabem que ela foi retocada um pouco. Na foto, um dos soldados tinha um relógio de pulso em cada braço, indicando que eles provavelmente estavam saqueando. Um relógio foi removido.

2 – Homem levitando

Tecnicamente, esta foto é real e não foi “photoshopada”. Também sabemos o nome da pessoa representada na foto. Mas ainda assim, é uma fraude. O homem é Colin Evans, um médium espiritualista do início do século XX. Certa vez, ele estava se apresentando em completa escuridão quando a foto foi tirada. Tudo o que ele fez foi pular de sua cadeira e fingir ter levitado. Um cordão na sua mão conectado a um dispositivo indicava que foi ele próprio quem acionou a fotografia com flash.

1 – Marilyn Monroe e John Kennedy

Muitas pessoas pensam que essas fotos de um caso de Marilyn Monroe e John Kennedy são reais. Mas, na verdade, são fotos encenadas feitas por Alison Jackson, famosa por suas fotos ousadas de doppelgängers de celebridades.

[Bright Side]

Comentários
Carregando...