11 de setembro: Confira alguns fatos que você talvez ainda não conheça

O mundo inteiro parou para acompanhar atentamente as terríveis imagens que chegavam pela televisão mostrando o atentado que atingiu as Torres Gêmeas, em Nova Iorque/EUA, no dia 11 de setembro de 2001. Seja lá onde você estava naquele dia, você provavelmente tem alguma lembrança sobre o pavor que se instalou no mundo inteiro com a ameaça terrorista. Entre os quase 3 mil mortos no ataque estavam crianças, homens, mulheres e idosos. Apenas cerca de 20 pessoas que estavam nos prédios conseguiram se salvar no fatídico dia.

Até hoje, no entanto, continuam aparecendo pessoas com câncer, em decorrência da fumaça tóxica liberada pelo fogo.

Confira, logo abaixo, alguns fatos sobre o atentado do dia 11 de setembro.

1. O atentado ocorreu às 8h45, horário local, quando o primeiro Boeing da American Airlines foi jogado contra a torre norte do World Trade Center.

2. Ao todo, foram sequestradas quatro aeronaves, sendo que uma delas caiu em um campo próximo à região de Pensilvânia. Os sequestradores provavelmente levaria essa aeronave até o Capitol Building, em Washington D.C, mas não conseguiram pois os próprios passageiros lutaram contra os sequestradores.

WikiCommons

3. Entre as vítimas, estavam 246 passageiros e tripulantes dos aviões, 2606 pessoas que estavam no interior das torres e nos arredores, além de 125 pessoas no Pentágono.

4. As vítimas do 11 de setembro eram de mais de 90 nacionalidade diferentes.

5. As limpezas no local do atentado só foram concluídas definitivamente em maio de 2002.

WikiCommons

6. Um dos principais organizadores dos ataques, o terrorista Osama Bin Laden só foi encontrado em 2011, cerca de dez anos depois do atentado. Em maio daquele ano ele foi morto por soldados americanos no Paquistão.

7. Por conta da explosão, foram perdidos aproximadamente 110 milhões de dólares apenas em obras de arte que estavam presentes dentro dos prédios. Entre elas, estavam obras de Picasso e Hockney.

8. Para limpar todos os detritos deixados pela explosão, foram necessários 750 milhões de dólares.

Wikicommons

9. Um total de 343 bombeiros de Nova Iorque morreram no atentado de 11 de setembro, bem como 23 policiais e 37 oficiais do Porto.

10. Em julho de 2019, de acordo com a CNN, apenas 60% das vítimas do atentado já haviam tido seus restos mortais encontrados e devidamente identificados.

11. Ao todo, somando todos os prejuízos materiais ocasionados na região do atentado, foram perdidos mais de 60 bilhões de dólares.

12. Cerca de 9,3 bilhões de dólares foram devidos por seguradoras aos seus segurados logo depois do 11 de setembro.

WikiCommons

13. A empresa Cantor Fitzgerald perdeu 658 dos seus 960 funcionários no atentado, e em dez anos pagou mais de 180 milhões de dólares em indenizações para a família. Howard Lutnick, CEO da empresa, disse em 2001 que a companhia iria trabalhar em dobro para ajudar as famílias, em vez de fechar as portas.

Hoje, 11 de setembro de 2019, o atentado completa 18 anos. No mundo inteiro, trata-se de uma data de reflexão em homenagem aos que infelizmente nos deixaram. Mesmo depois de quase duas décadas, o assunto ainda é muitíssimo delicado, sobretudo nos EUA, mas uma certeza que podemos ter é que o 11 de setembro jamais será esquecido.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.