Pular para o conteúdo

10 mentiras que as pessoas sempre contam sobre a Era Medieval

A Idade Média é um período da nossa história que até hoje encanta e provoca a curiosidade de muitas pessoas. No entanto, ainda existe muita desinformação sobre como de fato eram as coisas naquela época, e como as pessoas viviam.

Nessa lista, você vai conferir alguns mitos que normalmente são espalhados sobre a Idade Média.

1. As pessoas da Idade Média não tomavam banho?

É popularmente dito que as pessoas da Era Medieval não gostavam muito de tomar banho e não mantinham hábitos agradáveis de higiene. Isso não é bem verdade, ainda que realmente a Idade Média não sirva de exemplo para ninguém no que diz respeito a condições sanitárias adequadas e hábitos louváveis de limpeza.

Na verdade, uma grande parte das pessoas da época utilizava uma vasilha de água quente para manter o corpo limpo diariamente. O problema é que aquecer a água de uma banheira inteira na época era bastante complicado, o que fazia com que o processo de banhar-se não fosse o mais confortável.

As camadas mais elevadas da sociedade, especialmente no Império Romano, costumavam se reunir em “banheiras” públicas, onde muitas vezes eram realizadas festas regadas a comida e vinho.

2. Vikings e os capacetes com chifres.

Mistérios do Mundo

Shutterstock

Apesar de serem retratados pela literatura e pelo cinema como guerreiros que equipavam capacetes com longos chifres, ao que tudo indica isso não passa de uma lenda. A verdade é que esse tipo de capacete seria muito pouco prático para as batalhas (comuns na cultura viking), e mais atrapalhariam do que ajudariam.

Entretanto, há indícios de que os capacetes com chifres eram utilizados para fins religiosos e cerimoniais, o que pode explicar a origem da lenda.

3. As mulheres usavam cintos de castidade?

Mistérios do Mundo

Shutterstock

Algumas fontes propagam com certa frequência o mito de que os homens na Era Medieval colocavam cintos de castidade em suas esposas quando iam viajar ou passar muito tempo longe de casa. Este equipamento, no entanto, foi uma invenção da Era Moderna, e apesar de ser bastante retratada na arte, não era utilizada desta forma, sobretudo na Idade Média.

4. As pessoas não conseguiam chegar sequer aos 30 anos de idade.

Mistérios do Mundo

Shutterstock

De fato a expectativa de vida das pessoas na Idade Média não era das melhores, mas é um tanto exagerado dizer que elas não chegavam aos 30 anos. Quando uma pessoa conseguia passar pela infância sem maiores problemas e chegava na vida adulta, o maior risco (além das guerras) eram as epidemias. Caso você vivesse em uma época “tranquila” em relação às doenças, as chances de alguém chegar aos 60-70 anos era bem considerável.

5. As pessoas passavam a vida toda em seus vilarejos de nascimento?

Mistérios do Mundo

Shutterstock

Essa é mais uma desinformação que muitas pessoas acabam propagando. As pessoas que viviam na Era Medieval tinham obviamente muito mais dificuldades que nós para viajar a outro lugares – principalmente por conta dos meios de transporte da época. No entanto, até mesmo os camponeses davam um jeito, muitas vezes, de conhecer outras cidades.

Normalmente, as pessoas peregrinavam por razões religiosas, mas há também registros de alguns indivíduos (mais abastados, obviamente) que passavam boa parte de suas vidas conhecendo outras culturas.

6. Os senhores feudais passavam a noite de núpcias com as noivas de seus servos?

Mistérios do Mundo

Shutterstock

Trata-se de uma história que é propagada inclusive por alguns historiadores, mas que causa uma grande controvérsia entre os especialistas. A maior parte das fontes concorda que não há indícios de que essa prática realmente existiu, e provavelmente trata-se de um mito fruto da má interpretação de textos antigos.

7. As mulheres não tinham quase nenhum direito?

Mistérios do Mundo

Shutterstock

Esse é um fato que, em tese, pode ser considerado verdadeiro, mas é necessário fazer algumas ressalvas. A luta das mulheres pela igualdade de oportunidades e direitos existe há muito tempo, e se mantém até os dias de hoje, já que infelizmente a sociedade moderna ainda guarda uma série de preconceitos.

Isso faz com que obviamente a vida das mulheres tenha sido ainda mais difícil na era medieval, já que a grande maioria precisava escolher entre se casar (muitas vezes com alguém extremamente abusivo, escolhido pela família) ou entrar para a Igreja. Mas é preciso dizer que há registros  de muitas mulheres que exerciam atividades normalmente retratadas como “masculinas” para a época. Entre os vikings, por exemplo, há muitos relatos de mulheres que batalhavam na linha de frente nas guerras, bem como trabalhavam como ferreiras. Isso sem levar em conta as que se transformaram em rainhas, condessas e etc.

8. Terra plana?

Mistérios do Mundo

Shutterstock

A ideia da Terra Plana era bastante comum na Escandinávia entre o século IX e XII, mas a partir da chegada da religião Cristã essa realidade começou a mudar. As pessoas mais instruídas, já durante a Idade Média, tinham o conhecimento de que a Terra possuía forma esférica, o que fica claro quando observamos mapas e textos da época.

9. Colombo não queria provar que a Terra era redonda.

Mistérios do Mundo

Shutterstock

Na verdade, a famosa viagem de Cristóvão Colombo tinha como intuito mostrar que a Terra era muito maior do que era imaginado na época.

10. As pessoas comiam com as mãos, em vez de usar talheres?

Mistérios do Mundo

Shutterstock

Muitos filmes mostram as pessoas na época medieval comendo com as próprias mãos, sem o uso de talheres. No entanto, os talheres já eram populares desde o Império Bizantino, no Século VI.