10 histórias que mostram que o passado era absolutamente assustador

Contar histórias é algo que o ser humano adora fazer e isso de fato nos gera um fascínio. Afinal, adoramos assistir vídeos ou vasculhar informações sobre, inclusive, o nosso passado histórico e como ele moldou o mundo como conhecemos.

Quando lemos a fundo sobre alguma personalidade histórica, parece que pouco a pouco começamos a ampliar os nossos horizontes e, ao mesmo tempo, começar a perceber a luta de interesses em que a humanidade se encontra ou talvez sempre se encontrou.

Apesar de existirem muitas histórias de glória e pessoas que quiseram de fato fazer do mundo um lugar melhor, há sempre o outro lado da moeda, uma realidade horrenda que, por mais que não queiramos acreditar, ela infelizmente aconteceu.

E é sobre esse lado sombrio que falaremos hoje. Atenção: essa matéria não é para os fracos de coração!

A seguir você conhecerá alguns contos históricos que vão deixar sua sexta-feira 13 ainda mais assustadora e pasmem: elas são totalmente reais!

10 – Os experimentos Vipeholm

Reddit: ipakookapi/wikimedia.commons

Os experimentos Vipeholm aconteceram na Suécia e foram uma série de experimentos humanos em que os pacientes do Hospital Vipeholm, geralmente com alguma deficiência intelectual, em Lund, foram alimentados com grandes quantidades de doces para provocar cáries dentárias. Os experimentos foram patrocinados tanto pela indústria açucareira quanto pela comunidade odontológica entre 1945-1955, em um esforço para determinar se os carboidratos afetavam a formação de cáries.

Os resultados forneceram amplo conhecimento sobre saúde bucal e resultaram em dados empíricos suficientes para vincular a ingestão de açúcar à cárie dentária. No entanto, hoje eles são considerados cruéis, tendo violado os princípios da ética médica.

9 – As trabalhadoras do Rádio

Reddit: Damn_Dog_Inappropes/wikimedia.commons

Na década de 1920 essas moças trabalhavam em uma empresa de relógios pintando as horas nos relógios usando o elemento rádio, que é um elemento radioativo que brilha no escuro.

Elas faziam isso sem EPI e não sabiam também que o rádio era perigoso. Enquanto isso, os químicos tinham EPI completo e trabalhavam em ambiente fechado.

Para piorar a situação, elas eram instruídos a lamber a ponta do pincel para fazer uma ponta bem fininha e algumas delas ainda pintavam as unhas ou os dentes com o elemento por diversão ou para saírem à noite.

No final as mulheres acabavam desenvolvendo câncer e muitas ficavam com sérias deteriorações em suas mandíbulas que precisavam usar suportes para que o rosto não cedesse.

8 –  O Sínodo de 897

Reddit: Intense_as_camping/wikimedia.commons

Também conhecido como “O Sínodo do Cadáver”, foi um episódio assustador em que um cadáver foi julgado. Para isso, o papa mandou desenterrar o cadáver de um papa anterior para que o mesmo pudesse ser julgado por um crime que fora inventado. Então eles desenterraram seu cadáver inchado de 7 meses e o condenaram, anulando retroativamente seu papado. Por fim, jogaram seu cadáver inchado e condenado em um rio.

O povo se irritou e derrubou o papa, que foi estrangulado na prisão. O próximo papa veio e fez com que o cadáver fosse recolhido do rio e seu papado reintegrado postumamente.

7 – Zoológicos humanos

Reddit:-edgAR-

Uma garota filipina ficou em exibiição em 1914 no zoológico de Coney Island. Conhecida como “Zoo Girl”, ela foi amarrada por cordas e as pessoas ficavam jogando amendoins nela.

Por mais triste que seja, sobretudo por se tratar de uma criança, infelizmente os zoológicos humanos existiam e são eles a parte mais sombria da história: estima-se que alguns ainda existam de forma clandestina e, embora diga-se que não sejam tão cruéis como no passado, vários contos assustadores ainda surgem a respeito.

6 –  O massacre de Calávrita

Reddit: Zaffa_07/wikimedia.commons

Calávrita é uma aldeia é a Grécia que viveu dias verdadeiramente sombrios. Ali, os alemães entraram e reuniram todos os aldeões do sexo masculino em um campo para que, logo em seguida, atirassem em todos eles com suas metralhadoras.

Depois da atrocidade, eles pegaram as crianças e as mulheres e as colocaram na igreja e, certificando-se que todos estavam ali, trancaram as portas e atearam fogo na igreja. Cerca de 20 minutos depois do incêndio, um soldado alemão não aguentou mais e abriu as portas. Cerca de metade das pessoas escapou do fogo, mas o resto morreu.

O soldado alemão foi baleado por isso, e se você for a Calávrita hoje, o nome dele está no memorial.

O nazismo foi um regime que reuniu muito mais crueldade do que podemos imaginar.

5 – Asilos de Madalena

Wikipedia

Os conhecidos asilos de Madalena ou lavanderias de Madalena eram locais de “correção” para mulheres que não se encaixavam na ideia do que seria uma boa cidadã para a época: mulheres com alguma deficiência física ou mental, rebeldes, mães solteiras e suas filhas, vítimas de estupro e aquelas que se acreditava “possuir caráter duvidoso” como eram taxadas as prostitutas.

Os asilos mais conhecidos ficavam na Irlanda.
Infelizmente, nesses locais muitas mulheres e meninas foram abusadas e maltratadas por funcionários do asilo, cuja a maioria eram freiras.

O último asilo de Madalena, em Waterford, encerrou suas atividades em 25 de setembro de 1996. No ano de 2011, a comissão da ONU contra tortura solicitou ao governo irlandês que instaurasse inquérito para investigar as denuncias de maus-tratos que ocorriam.

Então, em 2013, o primeiro-ministro Enda Kenny apresentou desculpas, em nome do governo irlandês, às milhares de mulheres que foram internadas e forçadas a trabalhar nas lavanderias de Madalena.

O relatório oficial confirmou que o governo irlandês foi conivente com o trabalho escravo e foi responsável pelo envio de ao menos 1/4 das mulheres irlandesas às lavanderias.

4 –  O Holodomor

Wikipedia

Holodomor é uma palavra ucraniana que quer dizer “deixar morrer de fome” ou“morrer de inanição”. E Stalin matou cerca de 10 milhões de ucranianos de fome para promover sua agenda política 1931 e 1933.

3 –  Sequestrado e exibido em um “show de horrores”

Reddit:anon,wikimedia/commons

Esse pobre menino foi sequestrado e trazido da África para os EUA para ser exibido em um shows de horrores. Seu sonho era voltar para a África, porém a Primeira Guerra Mundial estourou e isso não aconteceu. Infelizmente o jovem acabou se matando com um tiro.

2 –   Cirurgia sem anestesia

Reddit: ArGrastaDe/cottonbro

Até a década de 1980, nos EUA, era comum fazer cirurgias invasivas em bebês sem anestesia, pois acreditava-se que os recém-nascidos não podiam sentir dor.

1 – Escolas sombrias no Canadá

Reddit: xtrabi/wikimedia.commons

Poucas pessoas sabem, mas até os anos 90, no Canadá, muitas escolas agiam de maneira abusiva, inclusive forçando indigenas a frequentá-las. Infelizmente, muitos desses indígenas também foram usados como cobaias em experimentos na busca pela cura da tuberculose.

você pode gostar também
buy metformin metformin online