Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

10 fatos sobre Stephen Hawking, um dos cientistas mais inspiradores de todos os tempos

O professor Stephen Hawking é provavelmente o cientista mais famoso desde Albert Einstein (na verdade, Einstein era o apelido de Hawking na escola primária). Aqui estão alguns fatos que você provavelmente não sabia sobre a vida do popular autor, cientista e professor:

1. Seu aniversário coincide com outra data importante na história da astronomia.

Hawking nasceu exatamente 300 anos após a morte de um cientista igualmente inclinado ao espaço: Galileu Galilei.

2. Os médicos disseram que ele iria morrer antes dos 23 anos.

Depois de começar a sentir-se desajeitado e com problemas enquanto estudava em Oxford, Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21 anos de idade. Normalmente, os pacientes com este prognóstico recebem de dois a cinco anos de vida. Mas Hawking desafiou médicos e sobrevive com a condição após mais de 50 anos.

ELA causa fraqueza muscular e, eventualmente, paralisia. Hawking agora só pode mover alguns músculos em seu rosto e alguns dedos em uma mão. Alguns especialistas disseram que não acreditam mais que Hawking sofra de ELA – não compreendendo como ele sobreviveu por tanto tempo.

3. Embora seja britânico, ele tem um sotaque americano.

Hawking usa um sintetizador de fala que ele controla com os músculos das bochechas para falar. A ferramenta foi criada para ele por uma empresa californiana, e, portanto, tem um sotaque americano.

O sintetizador é bastante desatualizado e Hawking teve a opção de atualizá-lo, mas ele disse que ele cresceu ligado à voz e se identifica com ele. Ele quase trocou por uma máquina que lhe daria um sotaque francês, mas pensou que sua esposa poderia se divorciar dele.

4. Ele gosta de fazer apostas.

Não em cavalos, jogos de futebol, ou cartas. Quando Hawking joga, trata-se de buracos negros.

Em 1975, ele estava discutindo com Kip Thorne, outro físico teórico, sobre a existência de buracos negros. Embora Hawking acreditasse no fenômeno, ele queria encontrar uma maneira de não ficar totalmente chateado se eles acabassem por não serem reais.

Então eles concordaram que, se os buracos negros não existissem, Thorne compraria para Hawking uma assinatura da revista satírica Private Eye. Se fossem reais, Hawking faria com que Thorne assinasse a Penthouse. Alguns anos mais tarde, a publicação adulta chegou à porta de Thorne.

Em 1997, ele estava discutindo com Thorne e outro homem sobre a radiação em buracos negros. Ele acabou perdendo essa aposta e enviou a Thorne e John Preskill uma enciclopédia de beisebol.

5. Ele é um personagem dos Simpsons.

Um fã de longa data, Hawking dublou seu próprio personagem nos Simpsons em quatro episódios diferentes. Junto com seu sintetizador, a cadeira de rodas de desenho animado de Hawking está equipada com uma hélice de helicóptero retrátil e uma luva de boxe. Depois que seu personagem salva Lisa, Homer pergunta a ela: “Você se divertiu com seu amigo robô?”

Hawking também teve uma participação em Futurama e em um episódio de Star Trek, no qual ele joga poker com hologramas de Isaac Newton e Albert Einstein.

6. Ele não acredita na possibilidade de voltar no tempo e nem “céu religioso”.

Em sua autobiografia “Minha Breve História”, Hawking apresenta um argumento simples contra a viagem no tempo para o passado dizendo: “se fosse possível, já teríamos sido invadidos por turistas do futuro”. O céu, segundo ele, é igualmente rebuscado. “A noção de céu é um conto de fadas”, disse ele.

7. Ele aprendeu matemática quando já era professor.

“Eu sou agora um professor de matemática, mas eu não tive nenhuma instrução formal em matemática desde que eu deixei a escola aos dezessete anos”, ele escreveu em sua autobiografia. “Eu tive que pegar o que eu sabia e dar continuidade. Eu costumava supervisionar alunos de graduação em Cambridge enquanto me mantinha uma semana à frente deles nos estudos do curso.”

8. O papa já lhe disse para não realizar seus estudos.

O Papa João Paulo II pediu uma vez a Hawking para não estudar o início do universo. Na época, Hawking estivera em uma conferência no Vaticano dando uma palestra sobre o início do universo.

9. Ele só pode usar uma ou duas palavras por minuto para se comunicar.

Hawking passa dias escrevendo seu discurso antes de entregá-lo.

10. Se aliens nos visitassem, ele suspeita que não terminaria bem.

“Se os alienígenas nos visitassem, o resultado seria como quando Colombo desembarcou na América, o que não resultou bem para os nativos americanos”, disse ele em 2010. “Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode desenvolver algo que não queremos conhecer.”

Comentários
Carregando...