Ao iniciar um tratamento envolvendo o uso de aparelhos ortodônticos, é natural que surgem algumas dúvidas. Por isso, buscamos responder algumas das questões e dúvidas que podem aparecer em quem está iniciando um tratamento deste tipo.
Confira:
1. Nem sempre é necessário extrair o siso.

Algumas pessoas pensam que para iniciar o tratamento com aparelhos dentários, é sempre necessário extrair o siso para que a arcada dentária possa se “encaixar” adequadamente. Ainda que esse possa ser o caso algumas vezes, nem sempre é necessário fazer a extração.
2. A maioria dos tratamentos dura até dois anos.

Este é o tempo médio de duração de cada tratamento. No entanto, é claro que tudo depende de cada diagnóstico, e alguns tratamentos podem ser mais duradouros. Além disso, em alguns casos os médicos podem realizar mais de um tratamento em sequência, com diferentes tipos de aparelhos dentários. Nestes casos, a duração pode aumentar bastante.
3. É preciso fazer algumas adequações em seus hábitos alimentares.

Nos primeiros dias de tratamento, é normal que você sinta um pouco de dor, e por isso provavelmente sequer conseguirá comer alimentos muito duros, ou que dependem de um maior tempo de mastigação. Mas mesmo depois de se acostumar, os especialistas recomendam evitar alimentos como nozes, amendoins e frutas inteiras (se for comer uma maçã, por exemplo, o ideal é cortá-la antes).
4. Escovar os dentes pode ser um pouco difícil.

Não é nada que o impeça de manter a higiene dental, mas os aparelhos dentários podem tornar esta tarefa um pouco mais difícil. Dependendo do tipo de aparelho, você pode inclusive utilizar fio dental, mas algumas versões realmente impossibilitam a utilização do produto. Também existem escovas dentais especiais para a limpeza dos dentes em quem está realizando tratamentos ortodônticos. O ideal é conversar com seu médico e encontrar uma maneira de manter a higiene de forma adequada.
5. É recomendado não trocar de especialista durante o tratamento.

Algumas pessoas, por motivos variados, precisam trocar de médico no meio do tratamento. Mas se você puder evitar isso, o faça. Estas trocas costumam ser bastante caras, e como o tratamento em si já não costuma ser barato, o impacto financeiro desta troca pode ser bem assustador, principalmente para trabalha com um orçamento mais apertado.
Há também um grande número de médicos que se recusam a pegar um tratamento “pela metade”, por isso pode ser bem difícil encontrar um profissional nestas circunstâncias.
6. Não realize procedimentos de clareamento logo depois de deixar de usar o aparelho ortodôntico.

Como os tratamentos ortodônticos costumam retirar parte do cálcio dos dentes, muitos especialistas não recomendam o clareamento logo depois do fim do tratamento. O mais adequado é esperar pelo menos seis meses após o fim do tratamento para iniciar o clareamento, se esta for a sua vontade.
7. Você provavelmente terá que visitar seu médico a cada dois meses.
Nestas visitas, os especialistas costumam trocar os fios do aparelho dentários, aplicar as famosas “borrachinhas” e realizar outros procedimentos comuns durante os tratamentos. É bom saber que não raramente essas mudanças podem ocasionar um pouco de dor.
8. Nem todos os aparelhos dentários servem para “alinhar os dentes”.
Também existem os aparelhos que servem para abrir espaço na arcada dentária, corrigir a mordida, entre outras funções. Dependendo do seu quadro, o especialista decidirá qual é o tipo de aparelho que se encaixa melhor nas suas necessidades.
9. Pessoas de todas as idades podem usar aparelhos ortodônticos

Algumas pessoas tendem a pensar que “usar aparelho é coisa de adolescente”, mas não isso não faz absolutamente nenhum sentido. Hoje em dia, você pode encontrar pessoas de todas as idades realizando estes tratamentos, e as únicas restrições são em crianças muito novas, ou pessoas com condições específicas, que apenas o especialista pode identificar.
10. O resultado costuma valer muito a pena!
Como praticamente tudo em nossa vida, os tratamentos ortodônticos possuem alguns empecilhos e trazem pequenas complicações. No entanto, o resultado final costuma valer muito a pena, por isso não desista!