10 famosas “primeira vez” importantíssimos em nossa história

Dizem que a primeira vez que algo acontece, dependendo da importância do ocorrido, dificilmente nos esquecemos. Por isso, nesta lista vamos conferir alguns dos “firsts” mais importantes da história, que ficaram marcados de alguma forma por sua importância e relevância.

Veja:

1. O primeiro coração artificial do mundo, feito em 2015.

Chamado de ‘Abiocor’, este coração era equipado com um sistema que permitia ao acessório a função de carregar-se por conta própria, dando a ele uma vida útil de aproximadamente 18 meses. Ele chegou a ser implantado em 15 pacientes, mas por falta de comprovações de sua eficácia, acabou tendo sua produção interrompida. Espera-se, no entanto, que o produto possa servir como base para futuras pesquisas no sentido de aprimorar este tipo de tecnologia.

Wikipedia

2. A primeira selfie.

O termo “selfie” foi cunhado em fóruns australianos, para referir-se aos autorretratos em forma de fotografia. Hoje em dia, trata-se de uma prática bastante comum, principalmente entre os jovens, mas no passado era algo bastante difícil de se fazer, por conta da forma como funcionavam as câmeras da época.

Mesmo assim, Robert Cornelius conseguiu este feito em 1839, utilizando um aprimoramento da tecnologia desenvolvida por Louis Daguerre.

DonTago/reddit

3. Annie Edson Taylor

Em 1901, Annie se tornou a primeira pessoa a conseguir a façanha de descer as traiçoeiras Cataratas do Niágara em um barril. Aos 63 anos, seu feito tornou-se bastante famoso em todo o mundo, inclusive incentivando outras pessoas a fazer o mesmo.

inhistorytoday/imgur

4. Sally Halterman, uma das primeiras motociclistas da história.

É claro que provavelmente outras mulheres conseguiram o mesmo em outras partes do mundo, talvez sem que se tenha registro, mas Sally Halterman, de acordo com o que se registra da época, foi a primeira mulher a conseguir uma licença para pilotar motocicletas de que se tem conhecimento. Sua habilitação foi feita em 1937, em Washington-EUA. Nem é preciso dizer que ela precisou quebrar vários paradigmas e preconceitos para conseguir tal feito.

ucbiker/reddit

5. A primeira placa de neon dos EUA.

Populares nos Estados Unidos, e retratadas amplamente em filmes e séries que se passam por lá, as luzes de neon são marcas registradas do marketing e da publicidade estadunidense. A primeira placa deste tipo foi feita em 1941, em Las Vegas, na fachada do cassino ‘El Rancho’.

Imgur

6. A primeira mulher a usar um biquíni. 

O biquíni, que surgiu para substituir os trajes de banho mais antigos, foi feito pelo designer Louis Reard, de Paris. Foi vestido pela primeira vez pela modelo Micheline Bernardini, que realizou a primeira mostra pública do traje.

Imgur

7. O primeiro computador da Apple.

Em uma prova de que tudo o que hoje faz sucesso precisou, um dia, começar de algum lugar, lhe apresentamos o primeiro computador feito por Steve Jobs, que na época ainda respondia pelo nome de ‘Steve Wozniak’. A máquina teve apenas um comprador, mas todos sabemos o que se tornou a Apple depois disso.

Wikimedia

8. Primeiro satélite a orbitar a Terra.

O Sputnik 1, lançado pela antiga União Soviética em 1957, foi o primeiro satélite a orbitar a Terra.

siborg2/imgur

9. O primeiro celular da história.

Se hoje você pode passar horas no seu smartphone, muito você deve a Martin Cooper, que foi o criador do primeiro celular. O aparelho de Cooper pesava 1kg, e levava até 10 horas para ficar completamente carregado.

MartyMobile/twitter

10. Este é o Tesla Roadster, o primeiro veículo com bateria elétrica produzido pela Tesla.

wikimedia
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.