10 falhas de filmes históricos que mostram o passado de uma forma equivocada

Quando se trata de erros de filmes, os filmes históricos tem mais responsabilidade. Queremos que sejam altamente precisos nos eventos e no período da época. E por que não deveríamos esperar isso, não é mesmo? Se é a história que será reencenada, de fato esperamos que no mínimo acertem nos fatos e só. No entanto, com muita frequência, os filmes cometem diversos erros e falhas nos eventos. Às vezes, esses são erros simples, com a maioria das pessoas nem mesmo percebendo. No entanto, outras vezes acabam se tornando problemas alarmantes, arruinando o filme inteiro.

Veja só 10 falhas de filmes históricos que mostram o passado de uma forma equivocada:

10 – Pearl Harbor

© East News

Era inadequado não usar meias em ambientes externos no meio do século passado e quase não haviam mulheres que ousassem não vesti-las. Mesmo durante os anos de guerra, quando esse tipo de roupa do guarda-roupa de uma mulher tornou-se escasso, elas ainda costumavam usar. Mas as personagens no filme, pelo jeito, não.

9 – Elizabeth: A Era de Ouro

© Elizabeth: The Golden Age / Studio Canal © Portrait of Elizabeth the I of England

Os eventos do filme aconteceram em 1585, quando Elizabeth tinha mais de 50 anos. Mas no filme, vemos a Cate Blanchett de 36 anos sem nenhuma maquiagem especial para fazê-la parecer mais velha. Mas este é um pequeno detalhe se compararmos com o fato de que neste filme a Rainha está considerando Ivan, o Terrível, um czar russo, como um dos candidatos a ser seu marido. Mas, na vida real, naquela época, o czar já havia falecido.

8 – Alexandre

© Alexander / Warner Bros.

O cavalo lendário, Bucéfalo, ficou ao longo da história junto com seu dono – o conquistador Alexandre, o Grande, e é por isso que não é surpresa que ele tenha ganhado tanto destaque no filme. Mas acabou havendo um erro – um cavalo frísio espetacular foi escolhido para este papel, mas esta raça só foi existir no século 16, quase 1.000 anos mais tarde do que os eventos descritos no filme.

7 – Orgulho e Preconceito

© Pride & Prejudice / Universal Pictures

Nesta versão do famoso romance de Jane Austen, a heroína dedica muito tempo a caminhadas ao ar livre, em total conformidade com o romance e a época. Mas, durante esses passeios, ela usa botas Wellington que apareceram cerca de meio século após a publicação do livro.

6 – …E o Vento Levou

© Gone With the Wind / MGM

Embora este filme seja considerado um clássico da cinematografia, não é perfeito considerando a época. Por exemplo, as ruas de Atlanta são iluminadas por lâmpadas elétricas, mas a Guerra Civil Americana ocorreu de 1861 a 1865, de modo que Thomas Edison só inventou a lâmpada incandescente em 1879.

5 – Titanic

© Titanic / 20th Century Fox © Cranberry Morning / Blogger.com

Durante sua primeira conversa com Rose, Jack menciona que uma vez ele foi pescar no Lago Wissota em sua cidade natal em Chippewa Falls, Wisconsin. Mas esse lago só foi criado em 1917 – 6 anos após o naufrágio do Titanic.

4 – O Resgate do Soldado Ryan

© Saving Private Ryan / Paramount Pictures © Shura Balaganov / Motobratva.ru

No filme, que ocorre durante a Segunda Guerra Mundial, há uma cena em que o capitão Miller, ferido, está atirando em soldados inimigos com uma moto no fundo. Mas os especialistas conseguiram descobrir que, primeiramente, ela não era uma motocicleta alemã, mas sim a russa Ural M63 e, em segundo lugar, esse modelo só apareceu em 1963 – 20 anos depois dos eventos do filme.

3 – Coração Valente

© Braveheart / Icon Productions

Este filme está repleto de erros históricos – como datas e eventos imprecisos. Pintar o rosto de azul, por exemplo, foi na verdade uma prática de antigos guerreiros celtas e não escoceses do século XIII. Além disso, a história de amor entre William Wallace e a rainha Isabella não poderia ter ocorrido na realidade.

No momento da pena de Wallace (no ano de 1305), a rainha tinha apenas 10 anos e deu à luz seu primeiro filho, o futuro rei Edward III, em 1312 – 7 anos após a morte do personagem de Mel Gibson. Mas o maior erro do filme é o kilt, que só entrou em uso 200 anos depois.

2 – Troia

© Troy / Warner Bros.

Mais uma obra repleta de imprecisões históricas. Aqui estão algumas:

·         O cerco em Troia durou 10 anos em vez das várias semanas que foram mostradas no filme;

·         Nem Agamenon nem Menelau morreram em Troia: o primeiro foi morto por sua esposa depois que ele voltou para casa e o segundo herói morreu naturalmente de velhice – muitos anos após o cerco;

·         No filme, os aqueus chegaram em Troia em navios Trireme, que só entrou em uso 600 anos depois. Os capacetes e escudos dos guerreiros também pertencem a outra época;

·         Os olhos das pessoas mortas são cobertos de moedas no filme e moedas não existiam naqueles tempos;

Porém, talvez o erro mais embaraçoso em Troia seja o guarda-chuva com haste de metal de Paris e Helena, bem como o aparecimento de lhamas sul-americanas.

1 – Gladiador

© Gladiator / Universal Pictures

Este filme sai disparado na frente em termos do número de erros históricos. Veja só alguns deles:

·         Commodus não matou seu pai Marco Aurélio; ele também não morreu no palco, mas foi morto por um assassino;

·         O herói interpretado por Russell Crowe tem o título de General, mas este título não existia na legião romana. Ele apareceu pela primeira vez na França no século 16;

·         No filme, pastores alemães são usados ​​na guerra com os alemães, mas esta raça tem menos de 150 anos;

·         Os arqueiros recebem o comando “Fogo”, que surgiu com a invenção de armas e a Europa só começou a usar na Idade Média;

·         O sinal na espada MARCUS AURELIUS FECIT deveria ser MARCVS AVRELIVS FECIT, porque a letra U não apareceu em latim até a Idade Média.

Todas essas imprecisões podem ser explicadas pelo fato de que os autores sacrificaram a veracidade histórica por visões espetaculares e um enredo eficaz. Mas o que devemos fazer com um avião a jato, botas, cilindros de gás em uma carruagem e vestígios de tratores nos campos que apareceram em algumas cenas?

[Bright Side]

Comentários
Carregando...