10 esculturas curiosas com histórias nada menos que surpreendentes

O mundo está repleto de monumentos majestosos, esculturas impressionantes e estátuas artísticas. Enquanto as primeiras esculturas foram destinadas a celebrar os deuses, mais tarde começaram a ser usadas para representar qualquer tipo de coisa. E apesar de serem surpreendentes por si só, quando conhecemos suas histórias, muitas delas podem nos impactar profundamente. É o caso das esculturas a seguir.

Confira a seguir 10 esculturas curiosas com histórias nada menos que surpreendentes:

10 – Mulher com uma bolsa

© Wikimedia Commons    © JulieMcCrossin / Twitter

Este monumento foi criado em Växjö, na Suécia, em memória de Danuta Danielsson, uma mulher sueca que demonstrou verdadeira bravura civil. Isso aconteceu em 1985, durante a demonstração do Partido Nórdico do Reich, um grupo de pessoas agressivas que apoiavam os ideais nazistas.

Enquanto outras pessoas buscavam não fazer nada contra eles, Danuta resolveu dar um passo além: uma bolsada na cabeça de um dos homens. Isso inspirou outras pessoas e todos começaram a se reunir para fazer os neonazistas irem embora. No final, os neonazistas tiveram que se esconder em um banheiro em uma estação de trem e esperar pela polícia.

Depois disso, muitas cartas e estátuas com Danuta e sua bolsa foram feitas e vendidas na cidade.

9 – Tubarão no telhado

© Wikimedia Commons

Esta escultura se encontra em Oxford, na Inglaterra. À primeira vista, parece que a casa realmente foi atingida por um tubarão.

Apesar do fato de que parece algo cômico, a obra tem uma história muito triste. O tubarão simboliza uma bomba que foi jogada no 41º aniversário do ataque de Nagasaki.

8 – Elefante em tamanho real

© Wikimedia Commons    © Wikimedia Сommons

Esta estátua está localizada em St. Thomas, no Canadá. Mostra um elefante da savana e tem cerca de 4 metros de altura. Mas há muito mais por trás dela.

Esta estátua foi feita em memória do famoso elefante de circo chamado Jumbo, que morreu nesta cidade quando foi morto por um trem nas ferrovias.

7 – O corajoso Fićo vermelho

Este monumento se encontra em Osijek, na Croácia. O pequeno carro vermelho Fićo (Fiat) está literalmente empurrando um enorme tanque para o chão com suas rodas. Esta escultura foi feita na memória de uma história real.

Esse carro ficou famoso em 27 de junho de 1991, quando as tropas militares iugoslavas entraram na cidade. Um dos cidadãos parou seu pequeno Fiat vermelho na frente dos tanques para demonstrar sua resistência ao inimigo. Depois disso, o homem simplesmente saiu do carro e foi embora.

O carro foi destruído, mas o incidente foi gravado em vídeo, que mais tarde foi exibido na TV. Como resultado, o carro ficou famoso e se tornou um símbolo do espírito do cidadão Osijek.

6 – Monumento Boll Weevil

© Wikimedia Commons

Este monumento localizado em Enterprise, no Alabama, representa a deusa da agricultura, da fertilidade e das relações maternais – Ceres. Ela está segurando um inseto, o bicudo, acima de sua cabeça. No entanto, assim como todas as outras estátuas neste artigo, esta tem sua própria história interessante.

Tudo começou em 1915, quando a população de bicudos no Alabama aumentou repentinamente. Por 3 anos, os insetos destruíram ativamente os campos de algodão e os agricultores locais, cuja renda dependia da venda de algodão, estavam à beira da falência. Eles não conseguiam descobrir como erradicar essas pragas.

Mas então, um dos agricultores decidiu plantar amendoim em seus campos, em vez de algodão. O produto acabou por gerar grande demanda e o agricultor ficou rico, tornando-se um exemplo positivo para todos os outros. Logo muitos dos agricultores começaram a cultivar amendoim e muitos deles também fizeram fortunas.

O monumento foi criado em 1919 como um lembrete de que às vezes uma catástrofe não é o fim, mas uma oportunidade de se reinventar.

5 – Homem na banheira

© Loco Steve / Flickr

Em Grand Junction, Colorado, EUA, há um monumento incomum: um homem que está escrevendo algo e tomando banho com um pato de brinquedo. Os espectadores raramente perdem a chance de tirar uma foto com a escultura, mas ela não foi feita apenas por motivos de entretenimento.

O artista representou Dalton Trumbo, o roteirista de filmes como Roman Holiday, Spartacus e A Guy Named Joe. Em 1947, Trumbo foi adicionado à lista negra de Hollywood porque era próximo do Partido Comunista dos EUA. Quando Dalton se recusou a dar ao Congresso os nomes de outros membros do partido, ele foi condenado a 11 meses de prisão.

Essa história assustou alguns dos membros do Partido Comunista e resolveram dar ao Congresso os nomes solicitados. Essas pessoas foram julgadas pela sociedade, mas Trumbo falou por elas, chamando-as de vítimas.

Há um filme chamado “Trumbo” que conta a história roteirista e o papel principal foi feito por Bryan Cranston. E sim, Dalton gostava de trabalhar na banheira.

4 – Stonehenge americano

© Counse / Flickr

Esse monumento que consiste de 6 placas de granito está localizado no condado de Elbert, na Geórgia, nos EUA. Existem inscrições nas placas em 8 línguas modernas e 4 antigas. Os textos dão instruções sobre como restaurar a sociedade após o fim do mundo.

O curioso é que ninguém sabe quem foi a pessoa que iniciou a colocação deste monumento. As placas foram feitas pela Elberton Granite Finishing Company. Segundo os representantes da empresa, eles fizeram um preço oito vezes mais do que o normal e o misterioso cliente, que se apresentou como Robert C., pagou o preço sem pechinchar. Agora sobre o paradeiro de Robert C., ninguém sabe.

3 – Rato tricotando

© kkoolook / Reddit

Este monumento foi criado na Rússia no campus da Universidade de Novosibirsk. Foi inaugurado em 1 de julho de 2013.

Esta escultura foi feita com o propósito dos cientistas expressarem sua gratidão aos ratos de laboratório que dão à humanidade a chance de estudar genes e mecanismos físicos e moleculares de doenças.

2 – Penas de águia

© noeatnosleep / Reddit

Este monumento foi construído em Middleton, na Irlanda. As 9 penas de águia feitas de aço inoxidável formam um círculo, possuindo 5,7 metros de altura.

Há uma razão pela qual parece um gorro de guerra de nativos americanos. O monumento foi estabelecido em memória da ajuda que os nativos americanos deram aos irlandeses durante a Grande fome de 1845-1849 na Irlanda. Os nativos americanos doaram US $ 170 ao povo irlandês (cerca de US $ 4.600 hoje), o que era muito dinheiro para as tribos muito pobres.

O monumento foi inaugurado oficialmente em 2017.

1 – O mais fiel fã

© COPA90 / Twitter

A estátua de um homem cego foi colocado no estádio do Valência Futebol Clube. Foi criado em memória do fã leal Vicente Aparicio, que buscava não perder nenhum dos jogos em casa do time.

Há 40 anos, Vicente perdeu a visão devido ao descolamento de suas retinas, mas nunca parou de ir ao estádio para ficar perto dos outros torcedores do clube de futebol e aproveitar a atmosfera dos jogos.

Aparicio morreu há 2 anos e a escultura de bronze foi construída no dia do seu memorial.

Incrível, não? E você, o que achou dessas histórias? Qual ou quais delas mais chamaram a sua atenção? Conte pra gente nos comentários!

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

você pode gostar também
1 comentário
  1. Thiago Diz

    Faltou o Rachiko

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.