10 doenças bizarras que a ciência nunca conseguiu explicar

Há, sem dúvidas, muitas doenças que os médicos podem curar com o movimento de uma caneta em um papel. Mas mesmo com todo o progresso que tivemos na medicina e o conhecimento sobre doenças, há algumas que deixam profissionais sem resposta e indagam a curiosidade de todos. São algumas dessas que você conhecerá a seguir.

Veja só  10 doenças estranhas que a ciência nunca conseguiu explicar:

10 – Síndrome do sotaque estrangeiro

© Wikimedia Commons

A síndrome do sotaque estrangeiro é incrivelmente rara e tem várias causas diferentes. Ocorrendo tipicamente após um trauma cerebral ou na cabeça, a pessoa começa a falar com um sotaque diferente do seu involuntariamente.

Alguns pacientes nem percebem que estão fazendo isso. Embora a SSE seja um problema com o cérebro, os cientistas não sabem por que exatamente isso acontece.

9 – Síndrome da ardência bucal

© Pixabay

Sabe aquela sensação de sua boca pegando fogo quando come comida picante? Bem, imagine isso acontecer com você sem motivo, o tempo todo. A síndrome da ardência bucal ocorre quando uma pessoa tem uma sensação crônica de queimação em sua língua, gengivas ou boca inteira sem causa aparente.

Existem alguns tratamentos, mas normalmente é necessária a intervenção de um profissional de saúde.

8 – Esquizofrenia

© David Ensor / Flickr

A esquizofrenia não deve ser confundida com o transtorno de dupla personalidade. A esquizofrenia envolve uma infinidade de sintomas diferentes, muitos dos quais mudam de pessoa para pessoa, e incluem ouvir vozes, paranoia, fala e pensamento desorganizados e dificuldade em perceber o que é real.

Esta doença tem sido estudada por décadas, mas ainda não entendemos completamente a causa, nem descobrimos nenhuma cura.

7 – Alergia à água

© Pixabay

Clinicamente chamada de urticária aquagênica, aqueles que sofrem desta alergia ficam com lesões dolorosas e pruriginosas quando expostos à água. Isso significa que os problemas se manifestam ao nadar, tomar banho e até mesmo ao beber água. Sabemos que o problema envolve uma mutação genética, mas cientistas não têm nenhuma pista sobre a causa.

6 – Síndrome da pessoa rígida

© gfpeck / Flickr

Sendo uma doença rara, a síndrome da pessoa rígida ataca o sistema nervoso e pode fazer alguém endurecer completamente aos poucos, mas ninguém descobriu a causa primária. Também não há cura e não há como prever se alguém a terá até os sintomas aparecerem.

5 – Doença do meteorito peruano

© Wikimedia Commons

Em 2007, um meteoro caiu nas altas planícies do Peru. As pessoas que se aproximaram do local relataram dores de cabeça, náuseas, vômitos e outros sintomas. Doze pessoas pelo menos foram acometidas pela doença e muitas foram tratadas por sintomas.

Embora existam teorias, a verdadeira causa da doença não é conhecida com certeza.

4 – Transtorno da excitação genital persistente

© Michael Coté / Flickr

Esse problema existe nas mulheres e, ao contrário de outras formas de disfunção genital, o transtorno da excitação genital persistente causa excitação recorrente e prolongada.

Não se sabe exatamente o que causa isso e, embora existam tratamentos, não há cura conhecida.

3 – Síndrome de Alice no País das Maravilhas

© Wikimedia Commons

As pessoas que sofrem da síndrome de Alice no País das Maravilhas têm uma percepção variável de seu tamanho e do tamanho das coisas ao seu redor. Em suma, essas pessoas podem sentir que possuem 5 cm de altura, por exemplo. Embora saibamos que enxaquecas estão frequentemente ligadas a SAPM, não existem tratamentos ou curas eficazes conhecidas, e a condição ainda está sendo estudada.

2 – Praga da dança

© Wikimedia Commons

Você já ouviu falar da peste bubônica e talvez da peste pneumônica, mas e epidemia da dança de 1518? Nesse ano, cerca de 400 pessoas repentinamente sentiram que precisavam dançar. Embora isso possa parecer divertido a princípio, o coração de várias pessoas parou e elas morreram.

Outros casos surgiram ao longo da história, mas este foi provavelmente o mais extremo. A praga nunca foi adequadamente explicada, embora algumas pessoas pensem que tenha a ver com histeria em massa. [A bizarra epidemia de dança que matou centenas de pessoas na França]

1 – Pica

© Wikimedia Commons

Se você já ouviu falar de crianças comendo terra, então já ouviu falar de pica. E não, não é o problema que faz a gente ter a mente poluída depois que cresce, pois como todo bom brasileiro, sabemos que você riu do nome desse problema.

Bem, esse distúrbio alimentar faz com que as pessoas comam coisas que não são alimentos, como sujeira, argila e bitucas de cigarro. Ela afeta principalmente crianças, mas pode ocorrer em mulheres grávidas, adultos e pessoas com deficiências de desenvolvimento.

Vários fatores podem contribuir para esse distúrbio, mas não se sabe da causa principal ou de como curá-la completamente.

E você, quais dessas doenças achou mais intrigante? Conte pra gente nos comentários!

você pode gostar também
1 comentário
  1. Betânia silva Diz

    Achei a matéria perfeita,aprendir muito obrigado por serem tão maravilhosos com relação as matérias….

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.