Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

10 coisas comuns cujo propósito você provavelmente não conhecia

Algumas coisas são tão frequentes na nossa rotina que paramos de perceber alguns detalhes. Entretanto, você pode se surpreender com essa lista de 10 coisas comuns que possuem muito mais importância do que você talvez imagine.

1. Buraco nos donuts

Esse doce bastante famoso nos Estados Unidos tem centenas de anos, e hoje em dia os confeiteiros fazem prepará-lo de várias formas diferentes. Mas antigamente era difícil fazer com que ele ficasse totalmente cozido. Por isso foi desenvolvida a técnica de deixar um buraco no meio, para facilitar o cozimento.

© depositphotos

2. Pequenas bolinhas no pára-brisas

Estes pequenos pontos pretos estão localizados simetricamente nas extremidades do pára-brisa. Eles protegem a cola hermética, que segura o pára-brisa, dos raios ultravioleta. Além disso, essas manchas pretas fazem com que a sujeira acumulada seja menos visível.

© depositphotos

3. Óculos de sol

Os óculos de sol não são úteis apenas para compor o visual, nem apenas para proteger os olhos do sol. Na verdade as lentes escuras foram criadas pelos povos do Ártico para proteger os olhos da neve, que em demasia pode prejudicar a vista ao refletir o sol.

© pixabay

4. Margens de caderno

Na antiguidade os livros sofriam muito com pragas como os ratos, que adoravam roer as extremidades das folhas. Para que os roedores não comessem o conteúdo do livro junto com as folhas, foi pensada a criação das margens.

© Pixabay

5. Pequenos buraquinhos nas bolas de golfe

As primeiras bolas de golfe eram completamente lisas. Com o tempo, no entanto, perceberam que era melhor jogar com as bolas que já estavam envelhecidas. Ao notar essa tendência, os fabricantes começaram a produzir bolas que tivessem a mesma aderência daquelas mais envelhecidas, e por isso os pequenos buracos.

© Pixabay

6. Buracos em cadeados

Em geral, quando os cadeados se desgastam e começam a oxidar, solucionamos o problema de maneira simples: compramos um novo. No entanto, para essas situações, existe um pequeno buraco no cadeado. Colocando lubrificante ali, o cadeado começa a funcionar como antes.

© Pixabay

7. Listras no plugue de fones de ouvido

Certamente você já percebeu que o plugue de todos os fones de ouvido possuem três listras. Elas não estão ali por enfeite. Se não fosse por eles, escutaríamos o som apenas por um dos lados.

© depositphotos

8. Ranhuras nas moedas

Provavelmente você nunca parou para pensar no motivo pelo qual algumas moedas possuem ranhuras em suas bordas. Esses detalhes começaram a aparecer nas moedas a partir do século XVI para evitar falsificações.

© Pixabay

9. Cutícula

Se você costuma visitar a manicure, provavelmente sabe o que é uma cutícula: uma camada dura de pele na base da unha. Muitas pessoas decidem cortá-las por questões estéticas, mas isso não é recomendado. A cutícula está ali para proteger as unhas de infecções. Sem elas, seu corpo fica mais vulnerável.

© depositphotos

10. Marca “R”

Alguns produtos importados costumam chegar ao Brasil com um símbolo como esse da foto abaixo, mostrando um “R”. Esse símbolo quer dizer que o produto em questão está devidamente registrado nos Estados Unidos, e impede que qualquer outra pessoa copie sua marca.

© Wikimedia

via Genial.Guru.

Comentários
Carregando...