10 coisas bizarras sobre os terraplanistas

“Terraplanistas” como o próprio nome sugere, é um termo que se refere às pessoas que acreditam que a Terra é plana, apesar de todas as evidências provarem o contrário.

Eles acreditam fielmente que as declarações de que a Terra é redonda são uma conspiração promovida pelos governos, agências espaciais e empresas privadas. Mas, por algum motivo para eles Marte é redondo. Afinal, tentar apresentar argumentos que se pareçam reais e convincentes de que a Terra seja plana deve ser algo bem difícil. Alguns até se dedicam a lançar foguetes e satélites na tentativa de viajar até a “borda da Terra”.

E pensando nisso, trouxemos a seguir 10 fatos curiosos sobre os terraplanistas que você certamente não sabia – veja só:

10 – Eles acreditam que Marte é redondo

@Pixabay

Em novembro de 2017, o empreendedor em série Elon Musk twittou: “Por que não existe a Flat Mars Society!?”

 A Sociedade da Terra Plana respondeu: “Olá Elon, obrigado pela pergunta. Ao contrário da Terra, observa-se que Marte é redondo”.

Esta resposta foi surpreendente porque todos pensariam que a Sociedade acreditava que todos os planetas fossem planos. No entanto, a página oficial emitiu uma declaração sugerindo que não haviam evidências de que Marte fosse plano.

[Cnet]

9 – Eles planejam uma viagem até a borda da Terra

@Pixabay

A maioria dos terraplanistas acredita que as bordas da Terra estão cercadas por paredes de gelo, razão pela qual ninguém conseguiu cair da borda da Terra.

Por este motivo eles estão planejando uma expedição à beira do mundo para acabar com o argumento “plano ou redondo” de uma vez por todas. A viagem é planejada pela Conferência Internacional da Terra Plana (FEIC), que mantém informações sobre a expedição proposta em sigilo. Afinal, nunca se sabe se a NASA supostamente estaria patrulhando as bordas da Terra.

No entanto, a expedição casou alvoroço porque a nave usada e os equipamentos como o GPS, são é baseado em uma Terra redonda.

[News]

8 – Eles acusaram a NASA e a SpaceX de mentir

@Wikipedia

Eles acusam a NASA de esconder a verdade sobre a Terra plana para obter ganhos financeiros. Hoje em dia, eles estão concentrando seus esforços em empresas espaciais privadas como a SpaceX.

Em fevereiro de 2018, Elon Musk lançou o foguete SpaceX Falcon Heavy transportando seu roadster Tesla para o espaço. Ao volante estava um manequim vestido com um traje de astronauta, que Musk chamou de Starman. O veículo foi equipado com câmeras e o vídeo foi transmitido ao vivo no YouTube. Uma das fotos mais populares do espetáculo mostrou Starman sentado ao volante, como se estivesse dirigindo o carro para o espaço. A Terra estava no fundo e era claramente redonda. Essa imagem chocou os terraplanistas, pois eles não gostariam de ver isso.

Assim sendo, a Sociedade da Terra Plana prontamente aprovou a foto como uma farsa e acusou a SpaceX de esconder a verdade sobre uma Terra plana, também com fins lucrativos. Chegaram a chamar a SpaceX de “FakeX”.

[Live Science]

7 – Para eles, eclipses são evidências de que a Terra é plana

@Pixabay

Os eclipses solares são uma prova definitiva de que a Terra é redonda, correto? Errado, para os terraplanistas.

Se a Terra fosse plana, cada parte do mundo voltada para o Sol veria um eclipse solar ao mesmo tempo, mas isso nunca acontecerá por causa da curvatura da Terra.

No entanto, os terraplanistas afirmam que os mesmos eclipses solares que provam que a Terra é redonda provam que ela é plana: eles dizem que a Lua lançaria uma sombra maior na Terra durante os eclipses solares se o nosso planeta fosse redondo. Sabemos que isso é o que aconteceria se o Sol fosse muito menor e muito próximo da Lua, porém os terraplanistas dizem que a sombra da Lua viajaria de leste a oeste, já que Terra redonda gira de oeste para leste. Novamente, isso teria sido verdade se a Lua não estivesse se movendo mais rápido do que a Terra gira.

A Lua viaja a cerca de 3.400 quilômetros por hora (2.100 mph), enquanto a Terra gira a 1.670 quilômetros por hora (1.038 mph). Isso significa que a sombra é lançada de oeste a leste a 1.730 quilômetros por hora (1.075 mph).

[Forbes]

6 – Eles acreditam que qualquer objeto espacial é capaz de provocar um eclipse

@Pixabay

Os eclipses lunares são outro ponto de evidência definitivo de uma Terra redonda. No entanto, os terraplanistas tentaram usar os eclipses para provar a planura da Terra, assim como fizeram com os eclipses solares.

Eles têm algumas explicações interessantes para os eclipses lunares e dizem que esses eclipses acontecem quando um objeto misterioso e não descoberto fica entre a Terra e a Lua.

Porém, cientificamente essa afirmação está errada, já que os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra. Os terraplanistas não sabem o que é este misterioso objeto, mas acham que só é visível quando estão entre a Terra e a Lua e especulam que é algum objeto desconhecido que orbita entre o nosso mundo e seu satélite, talvez algum outro planeta ou asteroide. No entanto, os astrônomos já confirmaram que nenhum planeta pode entrar entre a Lua e a Terra.

[Space]

5 – Eles alegam que o Sol é menor do que pensamos

@Pixabay

A Terra experimenta dois equinócios a cada ano, o primeiro em março e o outro em setembro. O Sol brilha diretamente no Equador nos dois dias, fazendo com que o dia e a noite sejam de tamanhos aproximadamente iguais. Equinócios são possíveis porque a Terra é redonda e tem inclinação axial e os equinócios provam que a Terra é redonda.

Porém, os terraplanistas não concordam: eles dizem que os equinócios existem porque o Sol está bem acima da Terra e orbita o Polo Norte, que na verdade é o centro do mundo e alegam que o Sol é menor do que pensamos.

[IFL Science]

4 – Um terraplanista quer lançar um foguete caseiro a fim de ver a Terra do espaço

Mike Hughes quer viajar para o espaço para finalmente provar que a Terra é plana. Para alcançar seu sonho, ele construiu um foguete em seu próprio quintal, sendo um protótipo funcional que custou US $ 20.000, construído a partir de sucata.

Ele chegou a testar o foguete, acabou se ferindo, mas passa bem.

[Forbes]

3 – Existem famosos engajados nessa missão

@Wikipedia

O rapper Bobby Ray Simmons Jr. (conhecido como BoB), também é um terraplanista e deseja lançar um satélite para tirar fotos da Terra plana. Em 21 de setembro de 2017 ele lançou uma página do GoFundMe, buscando US $ 1 milhão para lançar um ou mais satélites no espaço.

[Science Alert]

2 – O Youtube está transformando as pessoas em terraplanistas

@Pixabay

Em 2017 e 2018, um grupo de pesquisadores da Texas Tech University ficou curioso e queria entender por que houve um aumento no número de terraplanistas ao redor do globo.

Os pesquisadores participaram de uma conferência anual da Terra Plana e entrevistaram 30 terraplanistas. Desses 30, 29 disseram acreditar que a Terra era redonda até verem vídeos do YouTube “provando” que a Terra era plana. Notavelmente, eles estavam assistindo a vídeos de conspiração envolvendo 11 de setembro e os pousos na Lua quando o YouTube reproduziu automaticamente os vídeos da Terra plana.

Os vídeos foram reproduzidos automaticamente por causa do algoritmo do YouTube. O YouTube mais tarde esclareceu que reduziria a quantidade de conteúdo “limítrofe” (isto é, vídeos polêmicos como a teoria da Terra plana e tratamentos de óleo de cobra, que muitas vezes são mentiras) que recomenda aos seus usuários. O YouTube alegou que não pode proibir o conteúdo apenas por serem falsos.

[Insider]

1 – Alguns terraplanistas pensam que o teletransporte é a razão pela qual não caímos à beira da Terra

@Shutterstock

Os terraplanistas acreditam que há uma parede de gelo ao redor da borda da Terra. O que não mencionamos é que eles acham que o muro é na verdade a Antártida. Eles também acreditam que o Ártico está no centro da Terra, porém o problema com as paredes de gelo – e todas as outras paredes – é que elas podem ser dimensionadas.

Os terraplanistas dizem que ninguém ainda caiu da borda da Terra porque a NASA tem agentes que guardam a parede para impedir que as pessoas subam ali. Um problema mais óbvio com a teoria da Terra plana envolve aviões: os aviões devem viajar para o espaço no momento em que sobrevoam as muralhas e a borda da Terra. Além disso, uma Terra plana tornaria impossível que os aviões decolassem de um ponto, voassem pelo mundo e retornassem a esse ponto sem virarem a rota.

Em 2018, Darren Nesbit sugeriu que os aviões voltassem ao seu ponto de partida e não caíssem na borda da Terra, porque eles provavelmente se teletransportam ou entram em um buraco de minhoca quando alcançam a borda. Então eles são transportados para a extremidade oposta daquela borda. Nesbit explicou sua teoria com o que ele chamou de “efeito Pac-Man”. Ele mencionou que os aviões se teletransportam da mesma maneira que os fantasmas do videogame clássico Pac-Man são teletransportados quando entram em uma extremidade da tela e aparecem na tela.

[SFGate]

Bônus: Alguns terraplanistas acreditam que a Terra é plana porque é chamada de Planeta, pois caso fosse redonda seria chamada de Redoneta.

@Shutterstock

E você, qual dessas curiosidades mais te surpreendeu? Conte pra gente nos comentários!

você pode gostar também
4 Comentários
  1. LEONILDO BARBOZA Diz

    Se terra é plana eu não sei, assim como também não sei se ela é redonda, pois nunca tive a oportunidade de ir ao espaço para ver com meus olhos, afinal de contas eu não acredito em tudo o que me falam ou ensinaram desde criança, isso faz parte da vida e do aprendizado e temos que entrar na fila para podermos evoluir nos estudo convencional do sistema e concluir a nossa formação , mas não significa que tudo o que ensinam é realmente verdade. Sendo assim acho que tanto uma como a outra hipótese tem 50% de chance de serem verdade.

  2. Zilmar Rodrigues Diz

    Quando era criança acreditava que a Terra era plana, mas eu comecei a “entender por gente”, deixei dessas besteiras.

  3. José Diz

    Cara…..você esqueceu realmente das principais matérias que prova a terra plana. Acredito que colocou algo de seu interesse. A terra é plana e essas suas colocações está mostrando a forma de conduzir o assunto com algumas imagens muito infeliz. Lamentável. deveria buscar mais informações ao invés de postar seu próprio interesse. Abraços.

  4. felipe Diz

    a mais de um milenio ja sabiam do formato do planeta sem ir ao espaco

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.