Além dos dinossauros: 10 assustadoras criaturas pré-históricas

Quando pensamos nas criaturas que ocupavam o Planeta Terra na Pré-história normalmente pensamos nos dinossauros. No entanto, várias outras criaturas gigantes e assustadoras viveram em nosso planeta no passado, e nessa lista você vai conhecer alguns desses temíveis animais.

Confira:

1. Titanoboa

Titanoboa
Shutterstock

Se você tem medo de cobras, agradeça por estar vivendo em uma época muito distante do momento em que esses animais rondaram nosso planeta. As Titanoboa eram cobras que podiam alcançar incríveis 12 metros de comprimento e pesavam nada menos que uma tonelada. Elas viveram um pouco depois da extinção dos dinossauros, mas caso tivessem vivido junto com os antigos detentores do topo da cadeia alimentar, facilmente poderiam derrotar um T. rex.

2. Liopleurodon

Liopleurodon
Shutterstock

Pertencentes ao grupo dos plesiossauros, que viveram junto com os dinossauros, e consistiam em répteis marinhos, os Liopleurodon eram animais extremamente assustadores. Carnívoros e agressivos, podiam medir 9 metros e pesar 1,5 tonelada. Sem dúvidas, um monstro capaz de botar medo em qualquer crocodilo “moderninho”.

3. Sarcosuchus (ou Crocodilo Imperador)

Sarcosuchus
Shutterstock

Apesar da referência, esses animais não eram exatamente crocodilos, e sim uma espécie de “parente distante” dos animais que conhecemos hoje em dia. Eles podiam alcançar 12 metros de comprimento, e pesavam até 8 toneladas. Certamente suas dimensões foram de grande ajuda na sobrevivência destes animais, visto que eles dividiram o planeta Terra com os dinossauros.

4. Mosassauro

Wikia

Os mosassauros, ao contrário do que o nome pode indicar, não eram tecnicamente dinossauros, e viviam de forma parecida com os plesiossauros. Eram animais marinhos que podiam alcançar até 18 metros, e consistiam na maior ameaçada vinda dos mares durante o período Cretáceo.

Mosasauro
Shutterstock

5. Megalodon

Megalodon
Shutterstock

O Megalodon talvez seja uma das criaturas mais famosas desta lista, e entre os animais pré-históricos provavelmente perca apenas para o T. rex em popularidade. [Megalodon, o maior tubarão que já existiu]

Esta é a maior espécie de tubarão já conhecida, e geralmente é apresentada como sendo semelhante ao tubarão branco, à exceção de suas dimensões gigantescas. O Megalodon supostamente podia alcançar quase 20 metros de comprimento, e pesava de 50 a 100 toneladas.

Wikipedia

Como acredita-se que esses animais tenham vivido até 2,6 milhões de anos atrás, provavelmente eles interagiram com alguns animais que ainda estão por aí, como as tartarugas e baleias, por exemplo.

6. Quetzalcoatlus

Quetzalcoatlus
Shutterstock

O Quetzalcoatlus pertencia aos pterossauros, que também abrangia, por exemplo, o pterodáctilo. Este, por sua vez, aparece em alguns filmes como um dinossauro, mas tratava-se de uma ordem totalmente diferente.

O fato é que o Quetzalcoatlus é a maior criatura conhecida a rondar os céus da Terra. Infelizmente, a ciência ainda não sabe precisar com certeza as suas dimensões, mas acredita-se que tenha medido entre 10 e 20 metros, e pesado cerca de 200kg.

7. Gorgonops

Wikia

Acredita-se que esta criatura tenha vivido há 260 milhões de anos, bem antes dos dinossauros tornarem-se os animais dominantes na Terra. Eles não eram tão grandes quando comparados a outros animais desta lista, visto que mediam cerca de 3 metros, mas eram ágeis e extremamente vorazes, o que lhes rendeu uma rápida ascensão ao topo da cadeia alimentar.

8. Phorusrhacidae

Phys.org

Os Phorusrhacidae, também conhecidos como ‘Terror Birds’, em inglês, eram aves gigantescas (e carnívoras) de até 3 metros, que corriam a cerca de 50 km/h.

Phorusrhacidae
Shutterstock

As seriemas, que existem até os dias de hoje, provavelmente possuem um parentesco com os Phorusrhacidae, mas são totalmente inofensivas aos seres humanos.

9. Megatério

Wikipedia

Os Megatérios eram animais semelhantes às preguiças que conhecemos no mundo moderno. No entanto, eram praticamente do tamanho de um elefante, e se pareciam com ursos.

Esses animais possuíam garras gigantes, e apesar de provavelmente não terem apresentado um comportamento assim tão agressivo, certamente eram uma grande ameaça por conta de seu tamanho.

Megatério
Shutterstock

O mais curioso é que, como foram extintos há “apenas” 10 mil anos, esses animais podem ter interagido com nossos ancestrais.

10. Thalattoarchon

HNA

O Thalattoarchon é um animal que foi descoberto e classificado apenas em 2013, e pertencia aos ictiossauros, um grupo de répteis marinhos que também é comumente confundido com dinossauros. O fato desta criatura ter sido descoberta há tão pouco tempo nos faz pensar: Que outros animais podem ter existido sem que nós sequer façamos ideia?

você pode gostar também
2 Comentários
  1. william pereira dos santos Diz

    muito bem.aqui!

  2. Dee Leme Diz

    As Titanaboas tinham muito mais que 12 metros. 12 metros tem as Anacondas, Sucuris e Jibóias atuais, além das Pythons da Indonésia ( é o máximo que elas conseguem crescer em média embora haja relatos de serpentes muito maiores que foram vistas ou descobertas nos séculos passados no Brasil e em outros lugares do mundo, mas não tem provas e não há como provar ser verídico ).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.