10 animais fofos, mas que podem ser mortais

Versão em vídeo:

Versão em texto:

O mundo animal está repleto de animais com diferentes características e peculiaridades. Muitas vezes nos deixamos levar pela “fofura” destas criaturinhas e não atentamos para o potencial perigo que algumas delas podem nos oferecer.

Por conta disso, não é nenhum exagero dizer que devemos tomar cuidado redobrado ao se aproximar de algum animal que não conhecemos muito bem, principalmente se você estiver em um lugar repleto de espécie exóticas, como a selva, por exemplo. Muitas vezes, por trás de um rostinho bonito, há um animal extremamente perigoso.

Nessa lista, você vai conhecer algumas dessas criaturas que, ainda que pareçam adoráveis, podem lhe causar sérios problemas caso você não tome cuidado.

1. Urso-pardo

WikiCommons

Desde muito pequeno nos acostumamos a admirar os ursos. Se você tem filhos em casa e já passou algum tempo assistindo a um canal de desenhos infantis, certamente percebeu que em grande parte deles há pelo menos um urso adorável, gentil e carinhoso. Como esquecer, por exemplo, do famoso Ursinho Pooh, ou de tantos outros que marcaram a nossa infância?

Bem, o problema é que na ‘vida real’ esses animais não são assim tão amigáveis com seres humanos. Infelizmente, esse carinho que os seres humanos (principalmente crianças) nutrem pelos ursos normalmente não é retribuído.

Não quer dizer, no entanto, que um urso-pardo vai lhe atacar assim que você se deparar com um, mas esses animais são extremamente protetivos com seus filhotes, e quando sentem algum tipo de perigo eles fazem qualquer coisa para proteger a si e a sua família.

Claro que alguns especialistas conseguem conviver harmonicamente com os ursos, principalmente em ambientes como safaris, zoológicos e etc, mas é melhor não se aproximar de um urso caso você não saiba exatamente o que está fazendo.

2. Diabo-da-Tasmânia

WikiCommons

Vamos combinar que o nome “Diabo-da-Tasmânia” não combina nem um pouco com um animal fofo e adorável, mas a verdade é que em um primeiro momento essa criaturinha pode parecer amigável, até que decida abrir sua boca e atacar suas presas. Assim como os ursos, o Diabo-da-Tasmânia também já teve seus minutos de fama entre as crianças, principalmente com o desenho ‘Taz Mania’, popular nos anos 90, mas na vida real pode ser uma péssima ideia se aproximar desses animais sem o treinamento adequado. Os especialistas em vida selvagem sabem exatamente como lidar com essas criaturas, mas se você não sabe o que está fazendo, mais uma vez, o melhor é admirar a beleza desses animais bem de longe.

3. Ornitorrincos

WikiCommons

Isso pode surpreender algumas pessoas, mas os ornitorrincos são animais extremamente venenosos, que podem ser muito perigosos para os seres humanos. Apesar de não aparentarem em um primeiro momento, os machos dessa espécie possuem esporos afiados em seus pés, que guardam um veneno semelhante ao de cobras e aranhas.

A boa notícia é que o veneno não é suficientemente forte para matar um ser humano na maioria dos casos, mas de qualquer forma ninguém gosta de testar a sorte com esse tipo de coisa, não é mesmo?

Com uma aparência tão inofensiva e “bobinha”, muitas pessoas jamais imaginariam que esses animais podem nos causar problemas, mas eis mais uma prova de que a natureza sabe ser traiçoeira quando assim deseja.

4. Lobos

WikiCommons

Diz o ditado popular que o cão é o melhor amigo do homem, e na maioria das vezes isso é verdade. No entanto, essa máxima não se aplica ao ancestrais dos cães: os lobos.

Esses são animais que aprendemos a temer desde pequenos, ainda que em muitos desenhos animados e histórias infantis eles apareçam como criaturas amigáveis e adoráveis. Pegue como exemplo a história de “Mogli”, por exemplo, em que os lobos ‘adotam’ e criam um pequeno garotinho até a vida adulta.

Na vida real certamente a história teria sido diferente. De acordo com a ‘National Geographic’, os lobos adultos são carnívoros vorazes, e podem comer até 9kg de carne em cada “refeição”. E como esses animais são extremamente rápidos, fortes e andam sempre em grupo, pode ser bastante difícil escapar deles caso você acaba trombando com uma matilha por aí.

5. Sapos

WikiCommons

É importante ressaltar que nem todos os sapos são venenosos. Na verdade, são alguns bem específicos os que podem nos causar problemas reais. A família ‘Dendrobatidae’, por exemplo, é uma das mais perigosas quando o assunto é sapos. Apesar de extremamente pequenos, essas criaturinhas podem causar sérios problemas para nós, já que possuem veneno suficiente para matar até 10 homens adultos.

Com o tamanho de um clipe de papel, esses pequenos anfíbios podem tranquilamente ser classificados como uma das criaturas mais tóxicas na face da terra. O pior de tudo? É possível encontrá-los no Brasil, desde que você esteja se aventurando pela Floresta Amazônica.

6. Cangurus

WikiCommons

Os cangurus podem parecer muito fofos quando andam por aí dando pulos com seus filhotes em suas bolsas. No entanto, a verdade é que eles podem machucar bastante uma pessoa distraída, já que são animais que costumam brigar entre eles e, ocasionalmente, podem também acabar atacando outros animais caso se sintam ameaçados.

Não são poucas as histórias de pessoas que viajaram para a Austrália e, na hora de conhecer os cangurus, acabaram precisando fugir de seus chutes e coices. Por isso, não se deixe enganar pela aparência inofesiva e “fofa” dos cangurus.

7. Pandas

WikiCommons

Se fosse feita uma enquete para eleger o animal mais fofo entre todos, provavelmente o urso panda estaria nas primeiras colocações. Popular entre crianças e adultos, os pandas são tidos como ursos amigáveis e inofensivos, mas é importante saber que as coisas não são bem assim.

Se você algum dia, por algum acaso, encontrar um panda selvagem, o melhor é não se aproximar dele, já que quando estes animais se sentem ameaçados eles podem desferir poderosas mordidas, capazes de causar sérios problemas em qualquer adulto.

8. “Slow Loris”

WikiCommons

O ‘Slow Loris’ é o único primata venenoso já conhecido pela ciência. Esses animais vivem na Ásia, mais especificamente na Malásia, China e Índia. Apesar de sua aparência “bobinha”, esse animal não tem nada de bobo e inofensivo. O veneno deste animal é capaz de causar alergias, choque anafilático e até mesmo pode levar uma pessoa à morte.

Normalmente, esses primatas atacam apenas para se defender, mas você definitivamente não vai querer se arriscar, não é mesmo? Melhor admirar esses animais de longe. Muito longe. Até porque, infelizmente, os ‘Slow Loris’ estão ameaçados de extinção, muito por conta do tráfico e do comércio ilegal.

9. Dingos

WikiCommons

O dingo, assim como outros animais citados nesta lista, são comuns na Austrália, e apesar de serem bastante parecidos com os cães, eles são bem mais perigosos do que nossos amigos caninos. De forma semelhante aos lobos, eles podem atacar de forma totalmente inesperada, e é um pouco difícil prever seus movimentos quando eles se sentem ameaçados.

Na Austrália, os dingos são tão numerosos que alguns até os consideram pragas. Apesar de muito temidos pelos australianos, os ataques envolvendo esses animais não são assim tão frequentes, mas esse não é o tipo de criatura que você subestimar.

10. Guaxinins

WikiCommons

Os guaxinins, assim como os pandas, são uma espécie de paixão internacional entre as crianças e até mesmo entre os adultos. Quem não se apaixonou pelo personagem ‘Rocky Racum’ em Guardiões da Galáxia, por exemplo? Pois é, o problema é que na vida real esses animais podem ser perigosos.

Normalmente, eles evitam entrar em confronto com animais maiores, mas podem arranhar e morder caso se sintam ameaçados. A mordida deste animal, em si, não é tão perigosa, mas o problema é que os guaxinins podem transmitir raiva para os seres humanos, uma doença que, quando não tratada adequadamente, pode causar sérios problemas, incluindo a morte.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.