Tem insônia? 10 dicas para lhe ajudar a pegar no sono

10 dicas para lhe ajudar a pegar no sono
2.577 visitas
Sabe aquelas noites em que você se deita, tenta dormir, e quando parece que está pegando no sono, abre os olhos mais uma vez?

Sabe aquelas noites em que você se deita, tenta dormir, e quando parece que está pegando no sono, abre os olhos mais uma vez? E quando você se dá conta, já olhou para o relógio umas três ou quatro vezes, são cinco da manhã e você precisa levantar às sete para trabalhar.

Isso normalmente acontece quando você está nervoso por algum motivo, e isso acaba impedindo que você relaxe. Pode ser um som irritante, estresse ou talvez a sua própria preocupação por não estar conseguindo dormir. Mas não se desespere, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a relaxar.

Mas antes disso, é importante ter em mente algumas coisas:

Não saia da sua cama. A menos que você consiga dormir de pé, andar por aí só vai atrapalhar.

Não leia. Ainda que um livro chato possa fazer você dormir, ler normalmente só atrasa o sono.

Desligue todas as luzes. Luzes acesas não ajudam em nada nesses casos.

Agora, vamos às dicas:

1) Imagine uma cena

Tente focar seu pensamento em um lugar familiar. Imagine que você está caminhando por aí, e veja por quanto tempo você consegue imaginar os lugares onde você está passeando. Eventualmente, você vai acabar relaxando e dormindo.

2) Controle sua respiração

Prestar atenção na sua respiração é uma técnica para relaxar e aliviar o estresse e ansiedade. Inspire fundo pelo nariz, e solte a respiração pela boca, lentamente diminuindo o ritmo da sua respiração. Isso fará com que seu ritmo cardíaco diminua e, consequentemente, seu corpo vai relaxar – aumentando suas chances de pegar no sono.

3) Converse com você mesmo

Pode parecer loucura, mas tenha diálogos em pensamento com algum personagem que você venha a inventar, ou com você mesmo. Isso pode ajudar seu cérebro a manter um fluxo normal de pensamentos, evitando distrações e pensamentos estressantes que podem manter você acordado.

4) Consciência corporal

Uma boa técnica de relaxamento é contrair e relaxar os músculos do seu corpo. Comece contraindo seus dedos por alguns minutos e então relaxe. Depois faça isso com seus pés, pernas, braços e pescoço. Isso pode ajudar a remover possíveis tensões musculares, fazendo com que você fique mais confortável na cama.

5) Revise tudo que você fez no seu dia

Ao deitar, comece a relembrar tudo aquilo que você fez no dia que passou. Quais objetivos você alcançou? O que será você pode fazer de diferente amanhã? Apenas cuide para não se estressar enquanto estiver fazendo isso, pois nesse caso o efeito pode ser contrário.

Use o menu abaixo para continuar vendo o post.

CONTINUAR LENDO
Fundador e proprietário do site e página Mistérios do Mundo, formado em Análise de Sistemas e amante da natureza, ciência e tecnologia. Largou o emprego para se dedicar exclusivamente a esse projeto e faz isso desde 2014. É paulista, e mora em Cascais/Portugal. Meu perfil pessoal: https://www.facebook.com/LucasRabelloMDM

Comentários