Seria isso um tipo inovador de pornografia para o cérebro?

2.901 visitas
Há, de fato, cerca de quatro milhões desses vídeos e eles vêm ganhando cada vez mais popularidade na internet.

Ao navegar pelo YouTube, você ocasionalmente poderá ser surpreendido com uma garota jovem, bonita, não fazendo nada necessariamente – apenas barulhos com objetos aleatórios ou falando sobre qualquer assunto, de maneira sussurrada em um microfone (geralmente binaural). Muitas vezes elas estão silenciosamente lendo, deslizando os dedos sobre papeis, comendo batatas fritas e outros aperitivos crocantes, colorindo ou fazendo sons suaves e arranhados.

Há, de fato, cerca de quatro milhões desses vídeos e eles vêm ganhando cada vez mais popularidade na internet. Trata-se da técnica ASMR (“resposta meridiana sensorial autônoma”), que faz você ficar pra lá de relaxado. Veja alguns vídeos para entender sobre o que estamos falando:

Os vídeos envolvem sempre moças jovens e bonitas, que sussurram palavras doces e fazem barulhos interessantes no microfone. O intuito do vídeo é causar um relaxamento total do corpo, provocando uma sensação de sono, porém muitos dos telespectadores do sexo masculino afirmaram que pensaram em sexo ao assistirem aos vídeos.

A sensação de atração pode acontecer em alguns casos, mas para a maioria dos ouvintes o efeito é apenas o relaxamento, já que há alguma ciência fascinante por trás de tudo isso.

Os vídeos são destinados a desencadear o que foi apelidado de um “orgasmo cerebral” – uma sensação de formigamento muito relaxante pelo corpo. Depois de uma análise cuidadosa, a ciência até agora concluiu: “Não temos certeza ainda de como isso funciona.”

Emma Barratt, que co-escreveu um estudo sobre ASMR, explicou: “Acho que há algumas razões para que o ASMR tenha sido pouco estudado. O primeiro é que, porque faltava um nome para essa área até recentemente, algum que veiculava a ideia do que realmente passa. Em segundo lugar, as coisas que surgem através da internet tendem a voar sob o radar científico, sendo somente agora nossa busca de entendimento da técnica … “

Assista aos vídeos com fones de ouvido para melhores resultados e fale para a gente: o que você sentiu? [Cracked]

Luciana Calogeras é professora e pesquisadora curiosa em diversas áreas do conhecimento. Qualquer sugestão ou feedback, fique à vontade para entrar em contato em seu perfil do Facebook.

Comentários