Misteriosa e enorme esfera é encontrada em floresta

Misteriosa e enorme esfera é encontrada em floresta
74.488 visitas
Esta rocha redonda poderia ser a esfera de pedra mais antiga feita por mãos humanas, diz o arqueólogo bósnio Semir Osmanagic.

Esta rocha redonda poderia ser a esfera de pedra mais antiga feita por mãos humanas, diz o arqueólogo bósnio Semir Osmanagic.

Descoberta em uma floresta perto da cidade bósnia Zavidovici, a esfera tem um raio de cerca de 1,5 metro, e um teor de ferro “extremamente alto”.

Osmanagic acredita que a esfera sugere a existência de uma civilização perdida avançada que remonta a mais de 1.500 anos atrás.

ball3-large_trans++eo_i_u9APj8RuoebjoAHt0k9u7HhRJvuo-ZLenGRumA

De acordo com seu colega pesquisador Dr. Sam Osmanagich, a região costumava ter mais esferas até o século 20. Muitas foram aparentemente destruídas na década de 1970, devido a rumores de que havia ouro escondido no meio delas.

Osmanagic, conhecido como “o Indiana Jones bósnio “, ganhou manchetes em 2005, quando afirmou que um grupo de colinas em Visoko era o local de antigas pirâmides ligadas por uma rede de túneis subterrâneos. Enquanto suas reivindicações foram ridicularizadas por muitos, o governo bósnio deu apoio financeiro permitindo escavações na região.

Há esferas de pedra artesanais ao redor do mundo, sendo as mais conhecidas as da Costa Rica. No entanto, a esfera de pedra recentemente encontrada na Bósnia é cerca de duas vezes maior que as maiores da Costa Rica.

ball2-large_trans++eo_i_u9APj8RuoebjoAHt0k9u7HhRJvuo-ZLenGRumA

Embora o arqueólogo acredite que a esfera foi moldada por uma civilização antiga desconhecida, outros pesquisadores sugerem que ela poderia ter sido criada por um processo natural, como a concreção, ou uma “precipitação de mineral nos espaços entre os grãos de sedimentos.” Para obter as respostas, certamente mais estudos e escavações devem ser feitos. Por enquanto, apenas especulações. [AtlasObscura]

CONTINUAR LENDO
Fundador e proprietário do site e página Mistérios do Mundo, formado em Análise de Sistemas e amante da natureza, ciência e tecnologia. Largou o emprego para se dedicar exclusivamente a esse projeto e faz isso desde 2014. É paulista, e mora em Cascais/Portugal. Meu perfil pessoal: https://www.facebook.com/LucasRabelloMDM

Comentários