É oficial: finalmente temos uma vacina 100% eficaz contra o ebola

194 visitas
É oficial: finalmente temos uma vacina 100% eficaz contra o ebola

Pesquisadores desenvolveram uma vacina que fornece 100% de proteção contra uma estirpe particularmente perigosa do ebola. Embora a vacina não tenha chegado a tempo de impedir o surto de 2014, pode ser vital na prevenção de novas epidemias.

Conhecida como VSVD-EBOV, a vacina preveniu o desenvolvimento de ebola em todas as pessoas nas quais foi ministrada durante seu teste, e seus criadores estão buscando aprovação para que ela possa ser amplamente utilizada.

“Quando um próximo surto surgir, não estaremos indefesos”, disse a pesquisadora Marie-Paule Kieny, da OMS. “O mundo não pode se dar ao luxo de passar por outra confusão e desastre como aconteceu na última epidemia.”

Novos casos de ebola ainda estão sendo registrados em Guiné, onde os pesquisadores estão testando uma técnica chamada “vacinação em anel”. Nesta técnica, assim que alguém contrai a doença, todos que tiveram contato com o infectado são vacinados.

Nenhuma das 5.837 pessoas que receberam a vacina tiveram ebola após um período de 10 dias. Por outro lado, houveram 23 casos de ebola entre as pessoas que não foram vacinadas.

Este resultado é bastante promissor, mas ainda estamos longe de nos livrarmos do ebola por completo: a vacina funciona contra apenas um dos cinco subtipos da doença.

Os pesquisadores também relataram efeitos colaterais indesejáveis, como dores de cabeça e nas articulações.

“O ebola deixou um legado devastador no nosso país. Estamos orgulhosos por podermos contribuir para o desenvolvimento de uma vacina que impeça que outras nações passem pelo que suportamos”, afirmou Keita Sakoba, diretor da Agência Nacional de Saúde de Guiné.

Os resultados do estudo foram publicados na revista The Lancet.

CONTINUAR LENDO
20 anos, morador de Porto Alegre/RS. Foragido da Engenharia de Energia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou a graduação em Administração na mesma universidade. Viciado em HQs da DC Comics e em gatos, este autor tornou-se a pessoa mais feliz do mundo ao transformar seu hobby em trabalho: escrever para o Mistérios do Mundo e Climatologia Geográfica. Contato para dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro feedback: matheusgoncalves.d@gmail.com ou só clicar no botão que redireciona para o Facebook.

Comentários