David Reimer – o experimento mais antiético (e perturbador) da história da psicologia

David Reimer - o experimento mais antiético da história da psicologia
142.508 visitas
David Reimer – o experimento mais antiético (e perturbador) da história da psicologia

David Reimer, cujo nome de nascença era Bruce Reimernasceu em 1965. Logo aos oito meses, Bruce e seu irmão gêmeo Brian foram encaminhados para uma operação de circuncisão, assim como acontece com várias crianças ao redor do planeta. Entretanto, o pênis de Bruce foi danificado com gravidade durante a operação. John Money era um renomado psicólogo e sexólogo da época, e sugeriu que Bruce deveria trocar de sexo, já que a cirurgia plástica ainda não havia avançado à época. Mas o que os pais de Bruce não sabiam, é que Money tinha um interesse oculto no caso.

Ele estava trabalhando em uma teoria que dizia que qualquer garoto poderia ser criado como uma garoto. Ele acreditava que a criação era mais importante que a natureza quando o assunto era gênero. Os gêmeos da família Reimer apareceram para Money como um exemplo perfeito para ser estudado. Dois garotos gêmeos, com um acreditando ser uma garota, criados pelas mesmas pessoas, da mesma forma. Isso permitiu que ele estudasse e realizasse o experimento em Bruce enquanto usava Brian como controle.

Bruce passou pela cirurgia e foi criado como Brenda, uma garoto. Brenda agia exatamente como uma garotinha, brincando com bonecas, preparando biscoitos, vestindo roupas femininas e etc. Money publicou seus trabalhos, afirmando ter evidências para comprovar sua teoria. No entanto, com 7 anos de idade, Brenda começou a agir de maneira masculina. Em uma tentativa de parar com isso, Money tentou forçar Brenda a acreditar que era uma menina, de fato, e em alguns casos ele chegou a ser acusado de agir de maneira sexual com ela e seu irmão.

Use o menu abaixo para continuar lendo o artigo.

CONTINUAR LENDO
Fundador e proprietário do site e página Mistérios do Mundo, formado em Análise de Sistemas e amante da natureza, ciência e tecnologia. Largou o emprego para se dedicar exclusivamente a esse projeto e faz isso desde 2014. É paulista, e mora em Cascais/Portugal. Meu perfil pessoal: https://www.facebook.com/LucasRabelloMDM

Comentários