Com esta pergunta contratam aos empregados da Google. Nem o presidente da companhia pôde respondê-la

3.513 visitas
Se Eric Schmidt não foi capaz… você poderia superar a prova e formar parte da Google?

Alguns dias atrás se celebrou a Cúpula do Mar, que ocorreu em um navio que viajou desde Miami, nos Estados Unidos. A bordo estava Eric Schmidt, CEO da Google, a quem surpreenderam fazendo-o uma das questões que se utiliza em sua própria empresa para contratar funcionários. Schmidt teve bastante dificuldade para responder.

Wikimedia Commons

Agora é quando todos nos perguntamos a mesma coisa: se o próprio chefe da Google não pôde responder, como fará um ser humano comum para decifrar o enigma?

Te deixamos o enigma: em primeiro lugar te dizem que você é o capitão de um barco pirata e você encontra um cofre de ouro. Logo, você deve propor como irá dividir o tesouro e sua tripulação vota a favor ou contra sua proposta. Se menos da metade dos piratas estiverem de acordo contigo, te matam.

O dilema é: como repartir o ouro para ficar com boa parte do tesouro, porém com vida?

Finalmente, Schmidt pôde encontrar uma solução.

“Aparentemente, se mais da metade está feliz, sobrevivo. Proponho darmos a 49% dos piratas ações de empresas da internet e ao 51% restante, parte do ouro”. – Eric Schmidt, Cúpula do Mar.

Apesar de que sua resposta seja uma alternativa, a BBC buscou uma maneira matematicamente “melhor” de solucionar o problema. Você acredita que há outra maneira?

Autor desconhecido

Aqui estão você, 9 piratas e 100 moedas…

Autor desconhecido

A forma generosa e equitativa de dividir o tesouro é em partes iguais… mas você não quer isso.

Autor desconhecido

Entretanto, você só precisa que a metade dos piratas fique ao seu lado. E se dividisse o tesouro entre somente você e outros 5 piratas? Assim sobram 4 moedas para desfrutar… mas 16 moedas segue sendo pouco.

Autor desconhecido

E se os piratas te matam, repartirão o tesouro entre eles, deixando 11 moedas para cada um.

Autor desconhecido

Assim que se você der 12 moedas aos 5 piratas que te apoiam, ficará com 40 moedas para você.

Enfim, basicamente a solução é dar “ao suficiente” o suficiente para que tenham um estilo de vida aceitável.

E assim, tudo em ordem…

CONTINUAR LENDO
Fundador e proprietário do site e página Mistérios do Mundo, formado em Análise de Sistemas e amante da natureza, ciência e tecnologia. Largou o emprego para se dedicar exclusivamente a esse projeto e faz isso desde 2014. É paulista, e mora em Cascais/Portugal. Meu perfil pessoal: https://www.facebook.com/LucasRabelloMDM

Comentários