As 15 descobertas mais surpreendentes de 2016

As 15 descobertas mais surpreendentes de 2016
2.513 visitas
2016 pode não ter sido o melhor ano para a humanidade, mas ofereceu algumas descobertas incríveis

Seria bastante exagerado dizer que tudo já foi inventado ou descoberto. Há muito que este mundo maravilhoso possa nos oferecer; só precisamos ser observadores e curiosos, e continuar procurando respostas e soluções para perguntas que julgamos não terem respostas. A ciência é agora mais do que nunca capaz de dar saltos imprevisíveis e realizar descobertas. 2016 pode não ter sido o melhor ano para a humanidade, mas ofereceu algumas descobertas incríveis, 15 das quais estamos prestes a apresentar abaixo.

15. O maior número primo conhecido

www.inverse.com

A partir de janeiro de 2016, o maior número conhecido até agora é 274,207,281 – 1 – este é um número com 22, 338, 618 dígitos decimais e quebra o último registro por 5 milhões de dígitos. Se você quer saber por que isso é um grande negócio, bem … não é, realmente. Há pouco uso prático para a descoberta de grandes números primos (estes são números divisíveis apenas por si mesmos e um). Na verdade, a criptografia moderna os usa, então é apenas uma boa maneira de colocar o hardware de computação em seus ritmos.

14. O misterioso “nono planeta” do sistema solar

http://www.post-gazette.com

A procura por um nono planeta em nosso sistema solar começou há décadas, mas neste ano sua existência foi provada. Anteriormente, a cosmologia teórica apenas especulava sobre um mundo gigante que existiria além de Netuno. Mas agora, esse mundo hipotético parece mais real do que nunca. É, de fato, tão real que é a culpa pela pequena inclinação que todo o sistema solar está passando. É um fato curioso mencionar que um ano neste planeta é igual a 17.000 anos na Terra, e a luz solar levaria uma semana para chegar a sua superfície. Devido à sua órbita incomum (30 graus fora da placa dos outros planetas) e por causa de sua massa, ele pode fazer com que o sistema solar lentamente se contorça para fora do alinhamento.

13. O eterno armazenamento 5D 

www.computerworld.com

Com o tempo qualquer tipo de matéria decai ou desintegra, em outras palavras, nada dura para sempre. Em fevereiro de 2016, entretanto, cientistas de Southampton fizeram uma apresentação espetacular de uma descoberta – um armazenamento de dados digital capaz de sobreviver por bilhões de anos. Os discos de memória são feitos de vidro nanoestruturado e além de armazenar 360 terabytes em um único disco 5D, estes são termicamente estáveis ​​a temperaturas de até 1000° C, e os pontos gravados não irão se degradar ao longo do tempo. Documentos importantes da história humana, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Carta Magna, a Bíblia King James e muitos outros, já foram salvos como cópias digitais que poderiam sobreviver à raça humana.

12. Peixe que realiza escalada

http://itgsuperstarwallpaper.blogspot.dk

Um peixe que pode andar e subir em árvores foi descoberto em Papua Nova Guiné, em uma área ainda limitada nesta região. Apesar da aparência inocente, o peixe é realmente muito agressivo e considerado uma ameaça para a vida selvagem nas ilhas de Boigu e Saibai. Foi relatado que o peixe tem um órgão de respiração adaptado ao ar, e é capaz de se mover através da terra com suas barbatanas peitorais. Acredita-se que seu próximo destino seja a Austrália. Essa espécie encontrou uma maneira inteligente de estar muito à frente de seus companheiros no processo de evolução.

11. O implante cibernético que move os dedos de um homem paralisado

http://www.thejakartapost.com/

Na primavera passada, um dispositivo elétrico foi implantado no cérebro de um homem paralisado. Ligado a uma manga de eletrodos no antebraço, o dispositivo o ajudou a mover a mão, o pulso e os dedos pela primeira vez desde que sofreu lesão na medula espinhal cinco anos antes. O crédito para esta descoberta científica vai à equipe de Chad Bouton do Instituto de Feinstein pela pesquisa médica em Nova York. O dispositivo usando a tecnologia cérebro-computador-interface foi implantado no córtex motor do jovem – a parte do cérebro que controla os movimentos.

Use o menu abaixo para continuar lendo o artigo.

Fundador e proprietário do site e página Mistérios do Mundo, formado em Análise de Sistemas e amante da natureza, ciência e tecnologia. Largou o emprego para se dedicar exclusivamente a esse projeto e faz isso desde 2014. É paulista, e mora em Cascais/Portugal. Meu perfil pessoal: https://www.facebook.com/LucasRabelloMDM

Comentários