5 técnicas de manipulação utilizadas para enganar você diariamente que você não tinha percebido antes

9.509 visitas
Veja as técnicas mais utilizadas para manipular e preste atenção para não cair nelas.

Todos os dias somos submetidos à milhares de técnicas manipulativas, seja com o intuito de que acreditemos em uma ideologia ou ainda que despendamos do nosso tempo e dinheiro fazendo algo que na verdade é interesse de outro.

Nesta matéria você verá cinco das técnicas mais utilizadas, tanto pelos meios de comunicação como pelas pessoas de uma forma geral. Veja as técnicas mais utilizadas para manipular e preste atenção para não cair nelas:

5 – Driblando o ego

Dependendo do veículo de manipulação, você terá diferentes tipos de abordagem. Desde uma piada que abra um espaço psicológico para que a informação entre, como também um ataque à sua autoestima (negativo ou positivo), você prontamente se tornará mais apto a aceitar a informação que venha em seguida.

Por exemplo, os centros de beleza costumam muitas vezes utilizar os pontos negativos de sua aparência para que você aceite um dos procedimentos para mudá-los. Já no trabalho, você pode ser elogiado por algum ponto positivo para que conceda o espaço psicológico necessário aos outros pedidos. Preste atenção nisso!

4 – O uso do sorriso

Como o bem-estar é contagiante, normalmente manipuladores, principalmente quando querem te vender algo, irão sorrir. Dificilmente você irá resistir a uma abordagem alegre e por isso deve ficar atento à simpatia ou cortesia em excesso, pois geralmente se trata de uma técnica de manipulação.

Use o menu abaixo para continuar lendo o artigo.

Luciana Calogeras é professora e pesquisadora curiosa em diversas áreas do conhecimento. Qualquer sugestão ou feedback, fique à vontade para entrar em contato em seu perfil do Facebook.

Comentários