15 sinais de que você tem inteligência emocional

3.295 visitas
Como qualquer habilidade, as habilidades da inteligência emocional são aprimoradas com a prática.

5 –  Você tem um vocabulário emocional expansivo

Aprendendo a expressar seus sentimentos, você aumenta sua capacidade de entendê-los. Quando você está triste, você vai mais fundo na tentativa de determinar o porquê: “Estou desapontado? Frustrado? Ferido?”

Isso é um grande sinal de que você é emocionalmente inteligente.

4 – Você elogia sinceramente e especificamente

Ao procurar consistentemente o bem nos outros e, em seguida, especificamente dizendo-lhes o que você aprecia, você os inspira. Eles se sentem bem em trabalhar com você e são motivados a dar o seu melhor.

3 –  Você trabalha no controle de seus pensamentos

Uma frase famosa é: “Você não pode impedir um pássaro de pousar em sua cabeça, mas você pode impedi-lo de construir um ninho.”

Quando você experimenta uma situação negativa, você pode não ter controle sobre sua resposta natural, emocional. Mas você está no controle do que acontece em seguida: Você escolhe onde focalizar seus pensamentos.

Em vez de se concentrar nesses sentimentos e pensar em como a situação é injusta, você transforma isso em positivo – e desenvolve um plano para avançar.

2 –  Você não congela as pessoas no tempo

Julgar os outros muito rapidamente, sem levar em conta o contexto e as circunstâncias atenuantes, é um hábito muito destrutivo.

Em contraste, você está ciente de que todo mundo tem um dia ruim, ou até mesmo um ano ruim. Ao se recusar a rotular os outros, a sua opinião sobre eles permanece fluida e você obtém o máximo de seus relacionamentos.

1 –  Você analisa suas fraquezas

É preciso autorreflexão, percepção e coragem para identificar as fraquezas. Mas você não vai ficar melhor a menos que você trabalhe nelas.

Ao analisar situações em que você perdeu o controle de suas emoções, você desenvolve sua estratégia para evitar esses momentos da próxima vez. [INC]

Luciana Calogeras é professora e pesquisadora curiosa em diversas áreas do conhecimento. Qualquer sugestão ou feedback, fique à vontade para entrar em contato em seu perfil do Facebook.

Comentários