15 sinais de que você tem inteligência emocional

3.310 visitas
Como qualquer habilidade, as habilidades da inteligência emocional são aprimoradas com a prática.

A inteligência emocional é tão importante quanto as outras inteligências.  Afinal, a capacidade de identificar as emoções (em si mesmo e nos outros), de compreender seu poderoso efeito e de usar essa informação para orientar o pensamento e o comportamento, pode aumentar muito as chances de alcançar com êxito seus objetivos.

Como qualquer habilidade, as habilidades da inteligência emocional são aprimoradas com a prática. Mas será que você possui uma EQ alta, sem mesmo saber disso? Dê uma olhada nas seguintes afirmações e veja se elas descrevem seu próprio comportamento e hábitos:

15 – Você sabe que as emoções podem ser usadas contra você

Assim como qualquer habilidade, a inteligência emocional pode ser usada de forma ética e não ética. Quando outros aumentam suas habilidades, eles poderiam usar esse poder para influência manipuladora.

E é exatamente por isso que você deve aguçar sua própria inteligência emocional – para se proteger disso quando o fazem.

14 –  Você pensa muito sobre sentimentos

Inteligência emocional começa com a reflexão. Você acaba se fazendo perguntas como: “Por que estou me sentindo assim?” E “O que me fez (ou alguém) dizer ou fazer isso?”

Ao identificar emoções e reações, você se tornou mais consciente sobre elas. Isso é um sinal de inteligência emocional.

13 –  Você pede aos outros uma perspectiva

Você entende que os outros são capazes de ver muito diferente do que você vê. Não para querer estar certo ou errado, em vez disso, você procura entender como as percepções diferem.

12 –  Você diz: obrigado

É surpreendente como a generalizada falta de cortesia é comum hoje em dia.

Mas não de você. Você reconhece o poder dessa pequena palavra para mudar o dia de alguém e para fortalecer os relacionamentos – e é por isso que você sempre tira alguns momentos extras para expressar educação.

11 –  Você sabe quando parar

“A pausa” é tão simples quanto tomar um momento para parar e pensar antes de agir ou de falar. (Fácil em teoria, difícil na prática.)

Claro, ninguém é perfeito. Mas a pausa impede o embaraço em muitas ocasiões, fazendo de você um trabalhador melhor, e até salvando seus relacionamentos.

Use o menu abaixo para continuar lendo o artigo.

Luciana Calogeras é professora e pesquisadora curiosa em diversas áreas do conhecimento. Qualquer sugestão ou feedback, fique à vontade para entrar em contato em seu perfil do Facebook.

Comentários