15 fotografias que eram consideradas ‘normais’, mas que hoje são assustadoras

1.090.276 visitas
Confira 15 fotografias que eram consideradas "normais" até certo tempo atrás, mas que hoje em dia são completamente absurdas.

Todos aqueles que já estudaram um pouco de história, sabem que as coisas atualmente são bem diferentes do que costumavam ser antigamente. O nosso comportamento mudou radicalmente, desde a forma como nos vestimos, até a maneira como pensamos sobre vários assuntos.

Nessa lista, confira 15 fotografias que eram consideradas “normais” até certo tempo atrás, mas que hoje em dia são completamente absurdas.

15. Fotografias Post-Mortem

15-fotografias-que-eram-consideradas-normais-antigamente-mas-que-hoje-sao-assustadoras-1

Acredite se quiser, mas antigamente era comum tirar uma fotografia com suas pessoas amadas logo depois delas morrerem. O processo era caro e demorado, já que tirar uma fotografia não era algo tão simples e banal como hoje em dia. Isso acontecia porque muitas vezes as pessoas tiravam um ou duas fotos em toda a sua vida, e às vezes se lembravam de tirar uma foto apenas depois da morte de algum ente querido. Pode parecer bizarro, mas era algo totalmente natural antigamente.

14. Anúncios abusivos contra a mulher

15-fotografias-que-eram-consideradas-normais-antigamente-mas-que-hoje-sao-assustadoras-2

Todos sabemos que ainda hoje em dia as mulheres muitas vezes são inferiorizadas e violentadas por companheiros, maridos, e etc. Entretanto, é pavoroso ver como a situação era ainda pior antigamente. No anúncio acima, é tratado como “normal” o fato do marido bater na esposa caso o café não esteja fresco. E ninguém parecia se importar com isso. Graças aos avanços que fizemos, uma publicidade que possua qualquer semelhança com essa, hoje em dia, não passaria de jeito nenhum pelos órgãos controladores de publicidade. Mas na época, não havia nada de chocante nisso.

13. Controlar as infestações de ratos era algo complicado

15-fotografias-que-eram-consideradas-normais-antigamente-mas-que-hoje-sao-assustadoras-3

Os ratos são pragas que podem transmitir muitas doenças perigosas para os seres humano. Até hoje, em algumas regiões mais pobres, o ratos representam uma ameaça considerável para a saúde das populações. Entretanto, as coisas eram ainda piores antigamente. Como você verá ao decorrer dessa lista, nós sustentavamos uma série de comportamentos pouco higiênicos no passado, o que facilitava as infestações e a proliferação de doenças.

12. Shows de Horrores

15-fotografias-que-eram-consideradas-normais-antigamente-mas-que-hoje-sao-assustadoras-4

Sem se preocupar com a ética e com o respeito às diferenças, os famosos “freak shows” ou “shows de horrores” eram extremamente agressivos antigamente. Com o intuito de fazer piada e dar risada, tais “espetáculos” reuniam pessoas que possuíam algum tipo de deficiência ou diferença em relação ao considerado “normal”. Lá, essas pessoas eram ridicularizadas, abusadas física e emocionalmente, além de passar por outros tipos de violência. Tudo, muitas vezes, com a promessa de fama e dinheiro – que quase nunca chegavam.

11. Banhos coletivos

15-fotografias-que-eram-consideradas-normais-antigamente-mas-que-hoje-sao-assustadoras-5

Nem sempre nós tivemos água corrente para tomar banho. Durante um bom tempo, as famílias precisavam se reunir dentro de uma mesma banheira para se banhar. Normalmente, o mais velho entrava primeiro, e os mais novos iam entrando na banheira em seguida. Obviamente, muitas vezes a água acabava ficando escura de tanta sujeira. Por isso, da próxima vez que você ligar o chuveiro para tomar um banho, levante as mãos para cima e agradeça.

Use o menu abaixo para continuar lendo o post.

CONTINUAR LENDO
Fundador e proprietário do site e página Mistérios do Mundo, formado em Análise de Sistemas e amante da natureza, ciência e tecnologia. Largou o emprego para se dedicar exclusivamente a esse projeto e faz isso desde 2014. É paulista, e mora em Cascais/Portugal. Meu perfil pessoal: https://www.facebook.com/LucasRabelloMDM

Comentários