13 curiosidades interessantes sobre Santos Dumont, o pai da aviação

1.859 visitas
Santos Dumont era um simples cidadão, porém dotado de extrema inteligência e persistência.

Se você é brasileiro, certamente conhece a disputa entre Santos Dumont e os irmãos Wright e diga-se de passagem, deve saber bem quem de fato conseguiu levantar voo.

Santos Dumont era um simples cidadão, porém dotado de extrema inteligência e persistência. Nascido em Minas Gerais, Dumont deixou um grande legado à humanidade com suas contribuições. Veja 10 curiosidades interessantes sobre o pai da aviação:

13 – O primeiro voo da História, realizado por ele, ocorreu 23 de outubro de 1906, com o avião 14-Bis. Neste dia é celebrado o Dia da Aviação.

12 – Seu primeiro nome era Alberto e ele nasceu no distrito de Palmira. Hoje, a cidade de Minas Gerais leva o nome Santos Dumont em homenagem ao gênio.

11 – Santos Dumont, mesmo antes de voar pela primeira vez com o avião, já era conhecido como o “Herói do Brasil”, já que era pioneiro em corridas de automóvel na França. Ao chegar em nosso país, em 1903, seu navio foi escoltado por embarcações repletas de bandeiras.

10 – Santos Dumont não patenteou  seus inventos e de todo coração os entregou à humanidade para que pudesse ser útil ao nosso uso, permitindo assim que outros pudessem comercializá-lo.

9 – O pai de Dumont se tornou o rei do café em São Paulo. Ele era filho de imigrantes e também engenheiro.

8 – Alberto, ao contrário de Zé Bonitinho, não era o perigote das mulheres. Ele pesava apenas 50 quilos e tinha uma altura de 1,52 a 1,58, além de ser extremamente sensível. Santos Dumont usava sapatos de salto alto com solas grossas e chapéu para parecer mais alto.

Use o menu abaixo para continuar lendo o artigo.

Luciana Calogeras é professora e pesquisadora curiosa em diversas áreas do conhecimento. Qualquer sugestão ou feedback, fique à vontade para entrar em contato em seu perfil do Facebook.

Comentários